Publicado em: 30/04/2020
Para peticionar eletronicamente um documento, é necessário que o mesmo esteja assinado. Confira, neste artigo, o passo para emitir e assinar eletronicamente um documento no SAJ Procuradorias.
1. Acesse o menu Arquivo e clique na opção Emissão de documentos.
2. Informe a Categoria (1) e o Modelo (2) do documento e informe no campo Nosso Nº ou Outro N° (4) o número do processo para o qual deseja emitir o documento.
Clique na lupa (3) disponível ao lado dos campos Categoria e Modelo para consultar as opções disponíveis.
3. Aguarde o carregamento automático das informações do processo (1) pelo sistema e, em seguida, clique em Editar (2).
4. Neste momento o modelo selecionado será exibido no Editor de Textos. Realize as adaptações necessárias e, ao concluir, clique em Finaliza o documento atual, na barra de ferramentas à esquerda da tela.
5. Na tela de Finalização de Documento, certifique-se de que a opção Assinar eletronicamente (1) está marcada e clique em Finalizar (2).
6. A seguir, será exibida uma janela para que você indique o certificado a ser utilizado. Selecione o certificado desejado (1) e clique em Selecionar (2).
6.1 Caso tenha selecionado, também, a opção Protocolar eletronicamente, o sistema exibirá, em seguida um comprovante de seu peticionamento.
Pronto, seu documento está assinado e disponibilizado na pasta digital do processo.
Para garantir a segurança do procedimento de assinatura, faz-se necessária a utilização de certificados digitais. Acesse o artigo para saber mais:
O que é como utilizo o certificado digital no SAJ Procuradorias?