Atualizado em: 25/05/2021
A emissão de documentos é uma das principais atividades na rotina de um procurador e, como muitos documentos têm estrutura e organização semelhantes, criar modelos de documentos para cada tipo de manifestação pode agilizar muito as demandas diárias.
Com base nisso, o SAJ Procuradorias oferece a você diversas formas de criação de modelos, dentre elas, a criação por meio do Gerenciador de Arquivos. Confira!
1. Em sua área de trabalho, acesse o menu Arquivo (1) e clique na opção Gerenciador de arquivos (2).
2. Em seu Gerenciador de Arquivos, acesse a aba Pastas e, na lista de pastas exibidas à esquerda da tela, selecione a categoria e a subcategoria em que deseja criar o seu modelo. Neste exemplo, será criado um modelo de Agravo de instrumento entre os modelos na pasta de Modelos da Instituição.
3. Ao acessar a pasta da categoria, serão exibidos no centro da tela os modelos já cadastrados, Clique com o botão direito do mouse em algum lugar em branco na tela (1) e, no menu que se abrirá, clique na opção Novo Modelo de Documento (2).
4. Na janela Cadastro de Modelos de Documento, informe o Nome (1) que deseja atribuir ao modelo e clique em Salvar (2), no canto inferior esquerdo da tela.
5. Na sequência, o modelo recém criado será exibido no Editor de Textos do SAJ Procuradorias. Realize as alterações necessárias e, por fim, clique em Salvar (botão representado pelo desenho de um disquete na barra de ferramentas na parte superior da tela.
A opção Salvar encontra-se disponível, também, no menu Arquivo.
Pronto! Seu modelo foi criado. Para elaborar um documento a partir dele, lembre-se de selecioná-lo no campo Modelo na tela de Emissão de Documentos.