Publicado em:25/05/2020
A Pasta digital do SAJ Procuradorias é a funcionalidade que reúne todos os documentos relativos a um processo. Pode conter sua versão física digitalizada em PDF, documentos elaborados com o auxílio do editor de texto do sistema, tais como Petições, Ofícios, e etc.
Caso algum documento seja inserido equivocadamente, ou elaborado de forma errônea, existe a possibilidade de exclusão do mesmo da pasta do processo. Esse procedimento, porém, depende da forma que o documento foi inserido na pasta digital, ou seja, se for um documento externo ou um documento elaborado no sistema, utilizando o Editor de Textos do SAJ Procuradorias.
Veja, neste artigo, como realizar a exclusão de um documento elaborado no SAJ Procuradorias, por meio do Editor de Textos.
1. Acesse o menu Arquivo e clique na opção Gerenciador de Arquivos.
2. Caso a guia de Pesquisa não esteja aberta em seu Gerenciador de Arquivos, clique em Pesquisar. Caso já esteja, siga para o passo 2 deste tutorial.
3. Na guia de Pesquisa, selecione a opção Documentos no campo Pesquisar por (1), informe o número do processo desejado no campo Nosso Nº. ou Outro Nº (2) e , para concluir, clique em Consultar (3).
Se houver mais de uma árvore no processo, oi sistema apresentará uma janela a direita para selecionar em qual incidente do processo o documento foi criado.
4. Neste momento o Gerenciador de Arquivos exibirá, no no centro da tela, todos os documentos elaborados e finalizados no processo selecionado. Localize o documento desejado, clique sobre ele com o botão direito do mouse e, em seguida, clique na opção Excluir ou Tornar sem efeito (2).
- A opção Excluir só estará disponível para o usuário que elaborou o documento em questão, e se usada esta opção, a exclusão é irreversível, não sendo possível resgatar o documento posteriormente, se necessário.
- Já a opção Tornar sem efeito estará disponível para qualquer usuário que tenha as permissões necessárias. Esta opção é reversível, ou seja, caso necessite, é possível resgatar o documento, entrando em contato com um administrador do sistema.
A operação de exclusão de documentos depende de permissão configurada. Logo, caso a opção de Excluir ou Tornar sem efeito não esteja habilitada, procure o administrador do sistema para verificar se você possui a permissão necessária.
5. Uma vez selecionada a opção, o sistema exibirá uma tela de confirmação do procedimento escolhido. Informe, nos campos indicados, sua senha (1) e o motivo da operação (2) e conclua clicando em Confirmar (3), no canto inferior esquerdo da janela.
Pronto! Após a confirmação, o documento indicado será apresentado em vermelho nesta tela, e não será mais apresentado na Pasta Digital do processo.
Vale destacar que o procedimento descrito neste artigo se aplica apenas aos documentos elaborados no sistema, utilizando o Editor de Textos do SAJ Procuradorias. Para excluir ou tornar sem efeito documentos externos, que foram inseridos no sistema a partir de um PDF ou Digitalizados, consulte o artigo: Como excluir um documento digitalizado da pasta digital de um processo no SAJ Procuradorias?