Publicado em:17/08/2020
Sempre que são necessários cálculos referentes a ações trabalhistas, ou mesmo quanto às custas do processo, é possível fazer uma solicitação direta ao setor responsável. E para acompanhar a movimentação desses pedidos o sistema SAJ Procuradorias oferece a alguns usuários a possibilidade de emissão de relatórios das demandas.
Confira, neste tutorial, como utilizar essa ferramenta.
1. Acesse o menu Relatórios e clique na opção Relatório de Solicitações de Cálculo ao Contador.
2. Na janela Relatório de Solicitações de Cálculo ao Contador, serão disponibilizados campos referentes às informações que constarão no relatório (1). Para seguir, informe dados como:
- Chefia,
- Procuradoria,
- Área,
- Procurador, e
- Contador.
- Em qualquer um dos campos citados é possível clicar na lupa logo à esquerda do mesmo para que o sistema exiba uma janela com a opções disponíveis para aquela informação. Por exemplo: ao clicar na lupa ao lado do campo Chefia, o sistema exibe a janela Consulta de Chefias para que você selecione aquelas que deseja incluir no relatório.
- Nenhum campo é de preenchimento obrigatório, porém vale lembrar que, quanto mais campos forem preenchidos, mais específico será o seu relatório, e menor a chance de sobrecarregar a performance do sistema.
3. Na sequência, informe o Período desejado para o seu relatório e defina se ele será Sintético ou Analítico;
- Sintético: Mostra os resultados de forma resumida.
- Analítico: Mostra os resultados de forma detalhada.
4. Após o preenchimento e escolha dos filtros, clique em Consultar (2).
5. Neste momento o sistema exibirá, em uma nova tela, o relatório solicitado. Confira, a seguir, um exemplo de relatório sintético e um analítico.
Sintético:
Observe que o relatório traz apenas números e porcentagens, sem especificar as ocorrências que dele fazem parte.
Analítico:
Observe que nesta opção, aparecem todas as ocorrências que motivam os números do relatório sintético, proporcionando uma análise mais profunda dos dados.
Nessa tela é possível customizar a visualização das colunas.
Para isso, clique com o botão direito do mouse no cabeçalho (1) de uma das colunas e, no menu que se abrirá, clique em Configurar Colunas (2).
O sistema exibirá, então, em uma pequena janela no canto inferior direito da tela, as colunas que não estão sendo exibidas. Para incluir uma elas em sua visualização, clique e arraste-a até o cabeçalho do ambiente de trabalho.
Pronto! Seu relatório foi gerado. Observe que, quanto mais campos você preencher na tela anterior, mais específico será seu relatório. Assim, caso tenha interesse em um relatório mais abrangente, restrinja menos a pesquisa.
Lembre-se, apenas, de sempre inserir um período em sua busca para não comprometer a performance do sistema.