Publicado em: 13/05/2021
Ao movimentar um processo no sistema SAJ Procuradorias, dependendo do tipo de movimentação, pode ser necessária a digitalização de um documento ou peça para que o procurador tenha ciência do teor da pendência.
Nesse sentido, sempre que for percebida pelo sistema a ausência de associação de um documento necessário à movimentação, será exibido, na própria pasta do processo, um alerta sobre a digitação não realizada.
Para compreender como identificar uma digitalização pendente e realizar a devida inclusão dos documentos ou peças, siga as etapas desse artigo.
1. Acesse a Pasta Digital do SAJ Procuradorias.
Esse procedimento pode ser realizado de diversas maneiras, entre elas:
- Clique no menu Consulta, opção Visualização da Pasta digital; ou
- Clique no menu Processo, opção Visualização da Pasta digital; ou
- Aperte a tecla F12 a qualquer momento no sistema.
Em qualquer uma das situações, caso haja algum processo selecionado, o sistema exibirá a pasta do processo em questão. Caso não haja, será exibida uma pasta digital em branco para que você indique nos campos Nosso Nº ou Outro Nº o número do processo cuja pasta deseja acessar.
2. Uma vez aberta a pasta do processo desejado, observe se o link Existem documentos aguardando digitalização (3) está sendo exibido na parte superior esquerda da pasta. Esse link, normalmente, é exibido e destacado na cor vermelha.
3. Assim, para digitalizar e associar os documentos à sua respectiva movimentação, clique na opção Editar (2).
4. Na tela de edição da pasta digital, clique em Nova peça.
5. Ao clicar em Nova peça, será exibida uma pequena janela para a escolha do tipo de documento a ser digitalizado. Selecione o tipo de documento (1) e, no final da tela, selecione qual a origem do documento (2); se a opção Arquivo for a escolhida o arquivo será importado do computador local; já se a opção Scanner for selecionada, será necessário ter um equipamento scanner instalado e conectado ao computador para a digitalização do documento.
Por fim, clique em Selecionar (3), no canto inferior esquerdo da tela.
6. Ao selecionar o tipo de documento desejado, e selecionando a opção Arquivo, o sistema exibirá a tela Importar arquivo, com os diretórios do computador. Localize e selecione o documento (1) a ser inserido e, por fim, clique em Open (2).
7. Após a inclusão ou digitação do documento, será necessário associá-lo à movimentação do processo. Para isso, selecione o documento (1) recém inserido na pasta digital, clique sobre ele com o botão direito do mouse e escolha a opção Associar movimentação (2).
8. Na seguinte tela serão mostradas todas as movimentações do processo com pendencias de digitalização. Selecione a movimentação (1) correspondente ao documento e clique em Associar (3) para que seja realizada a vinculação do documento à movimentação.
Uma vez realizada a associação da movimentação ao documento, já será possível acessar os conteúdos correspondentes à pendência de forma direta, sempre que abrir a parta digital a partir do processo.
Essa funcionalidade é importante para usuários que atuam com o cadastro, digitalização e revisão dos processos e, também, para usuários que atuam ou acessam a pasta digital frequentemente para consulta de informações processuais.
Caso os documentos pendentes não sejam digitalizados e associados à movimentação, o procurador não terá acesso ao teor da pendência do processo, resultando em um aumento de procedimentos de consultas processuais para que suas atividades sejam concluídas.