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Emissão de Documentos por meio da Pasta Digital - SAJ ProcuradoriasVideoaula - Caso não consiga visualizar o vídeo, verifique se o servidor da sua rede permite o acesso a esse tipo de conteúdo.
Confira os passos necessário para emitir um documento por meio da pasta digital. Você pode acessar a Pasta digital por meio do menu Processos, opção Visualização da Pasta Digital ou utilizando o atalho F12 de seu teclado.
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Emissão de documento a partir de outro elaborado no SAJ ProcuradoriasVideoaula - Caso não consiga visualizar o vídeo, verifique se o servidor da sua rede permite o acesso a esse tipo de conteúdo.
Veja como emitir um documento a partir de outro por meio da pasta digital. Para isso serão utilizadas as telas: Emissão de documentos e Editor de textos.
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Como incluo um documento na pasta digital de um processo no SAJ Procuradorias?Versão do sistema: 5.3.2-26
Atualizado em: 12/03/2021A funcionalidade de inclusão de documentos nos autos internos da pasta digital de um processo no sistema SAJ Procuradorias permite a inserção dos arquivos pertinentes ao seu andamento no âmbito interno. Muitos desses documentos precisam ser enviados ao Judiciário no peticionamento das peças processuais. Entretanto, precisam, primeiramente, ser inseridos nos autos internos. Confira o artigo a seguir e veja como fazer isso.
1. Acesse a Pasta Digital utilizando o atalho F12 em qualquer tela do sistema, localize o processo desejado por meio dos campos Nosso Nº. ou Outro Nº (1) e clique em Editar (2).
Atenção- Caso o processo possua mais de uma classe processual cadastrada, será necessário selecionar a classe em que deseja inserir o documento. Caso contrário, o documento será inserido na classe principal.
- Em caso de processos sigilosos, somente é possível inserir documentos os usuários que possuam permissão para atuar no processo.
2. A seguir, clique na opção Nova Peça.
3. Neste momento o sistema exibirá na tela Escolha o tipo de documento a ser digitalizado, diversas nomenclaturas para o documento a ser inserido. Escolha a que melhor se adequa à peça em questão (1).DicaPara localizar mais facilmente a nomenclatura ideal, utilize o recurso de pesquisa, digitando parte do nome desejado no campo Descrição e o sistema listará todas as nomenclaturas que possuem o trecho informado. Escolha aquela que melhor se adequa ao seu documento e clique em Selecionar (3).
4. Nessa mesma tela, indique a Origem do arquivo (Scanner ou Arquivo) (2);
4.1 Clicando em Scanner o sistema se comunicará com o Scanner instalado na máquina e procederá a digitalização do(s) documento(s) no equipamento.
4.2 Se optar pela opção Arquivo, o sistema exibirá em seguida a tela Importar Arquivo.
5. Por fim, clique em Selecionar (3).
6. Na tela Importar Arquivo, localize, em seu computador o arquivo a ser anexado, selecione-o (1) e clique em Abrir (2).ObservaçãoOs formatos permitidos para inserção no sistema são: PDF, RTF, TIF e TIFF.
7. Feito isso, o seu arquivo (1) aparecerá na última posição da lista de peças processuais da pasta em questão. Para concluir a inserção do arquivo, clique em Salvar (2) e, em seguida, em Fechar (3).
Pronto, o seu documento foi incluído na pasta digital do processo.Saiba maisPerceba que o documento recém adicionado consta no final da lista de peças processuais. Caso deseje alterar sua posição na lista de peças, confira um artigo que pode lhe ajudar:
Como reordenar as peças de um processo na pasta digital do SAJ Procuradorias?Caso insira, por engano, um documento errado, é possível excluí-lo. Confira no artigo:
Como excluo um documento da pasta digital de um processo no SAJ Procuradorias?Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como identificar e digitalizar documentos ou peças pendentes de digitalização no SAJ Procuradorias?Versão do sistema: 5.5.0-16
Publicado em: 13/05/2021Ao movimentar um processo no sistema SAJ Procuradorias, dependendo do tipo de movimentação, pode ser necessária a digitalização de um documento ou peça para que o procurador tenha ciência do teor da pendência.
Nesse sentido, sempre que for percebida pelo sistema a ausência de associação de um documento necessário à movimentação, será exibido, na própria pasta do processo, um alerta sobre a digitação não realizada.
Para compreender como identificar uma digitalização pendente e realizar a devida inclusão dos documentos ou peças, siga as etapas desse artigo.
1. Acesse a Pasta Digital do SAJ Procuradorias.
Esse procedimento pode ser realizado de diversas maneiras, entre elas:
- Clique no menu Consulta, opção Visualização da Pasta digital; ou
- Clique no menu Processo, opção Visualização da Pasta digital; ou
- Aperte a tecla F12 a qualquer momento no sistema.
Em qualquer uma das situações, caso haja algum processo selecionado, o sistema exibirá a pasta do processo em questão. Caso não haja, será exibida uma pasta digital em branco para que você indique nos campos Nosso Nº ou Outro Nº o número do processo cuja pasta deseja acessar.
2. Uma vez aberta a pasta do processo desejado, observe se o link Existem documentos aguardando digitalização (3) está sendo exibido na parte superior esquerda da pasta. Esse link, normalmente, é exibido e destacado na cor vermelha.3. Assim, para digitalizar e associar os documentos à sua respectiva movimentação, clique na opção Editar (2).
4. Na tela de edição da pasta digital, clique em Nova peça.
5. Ao clicar em Nova peça, será exibida uma pequena janela para a escolha do tipo de documento a ser digitalizado. Selecione o tipo de documento (1) e, no final da tela, selecione qual a origem do documento (2); se a opção Arquivo for a escolhida o arquivo será importado do computador local; já se a opção Scanner for selecionada, será necessário ter um equipamento scanner instalado e conectado ao computador para a digitalização do documento.Por fim, clique em Selecionar (3), no canto inferior esquerdo da tela.
6. Ao selecionar o tipo de documento desejado, e selecionando a opção Arquivo, o sistema exibirá a tela Importar arquivo, com os diretórios do computador. Localize e selecione o documento (1) a ser inserido e, por fim, clique em Open (2).
7. Após a inclusão ou digitação do documento, será necessário associá-lo à movimentação do processo. Para isso, selecione o documento (1) recém inserido na pasta digital, clique sobre ele com o botão direito do mouse e escolha a opção Associar movimentação (2).
8. Na seguinte tela serão mostradas todas as movimentações do processo com pendencias de digitalização. Selecione a movimentação (1) correspondente ao documento e clique em Associar (3) para que seja realizada a vinculação do documento à movimentação.
Uma vez realizada a associação da movimentação ao documento, já será possível acessar os conteúdos correspondentes à pendência de forma direta, sempre que abrir a parta digital a partir do processo.Essa funcionalidade é importante para usuários que atuam com o cadastro, digitalização e revisão dos processos e, também, para usuários que atuam ou acessam a pasta digital frequentemente para consulta de informações processuais.
Caso os documentos pendentes não sejam digitalizados e associados à movimentação, o procurador não terá acesso ao teor da pendência do processo, resultando em um aumento de procedimentos de consultas processuais para que suas atividades sejam concluídas.
Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como excluo um documento digitalizado da pasta digital de um processo no SAJ Procuradorias?Versão do sistema: 5.2.10-21
Atualizado em:25/05/2020A Pasta digital do SAJ Procuradorias é a funcionalidade que reúne todos os documentos relativos a um processo. Pode conter sua versão física digitalizada em PDF, documentos elaborados com o auxílio do editor de texto do sistema, tais como Petições, Ofícios, e etc.
Caso algum documento seja inserido equivocadamente, ou elaborado de forma errônea, existe a possibilidade de exclusão do mesmo da pasta do processo. Esse procedimento, porém depende da forma que o documento foi inserido na pasta digital, ou seja, se for um documento externo ou um documento elaborado no sistema, utilizando o Editor de Textos do SAJ Procuradorias.
Confira, neste artigo, como realizar a exclusão de um documento externo, importado para o SAJ Procuradorias via PDF ou Digitalização.
1. Acesse a Pasta Digital utilizando o atalho F12 em qualquer tela do sistema, localize o processo desejado por meio dos campos Nosso Nº ou Outro Nº (1), e clique em Editar (2).
2. A seguir, clique sobre a peça processual a ser excluída (1) e, em seguida, clique em Excluir (2) ícone representado pelo desenho de uma lixeira) na barra de ferramentas acima da visualização dos documentos).ObservaçãoA operação de exclusão de documentos depende de permissão configurada. Logo, caso o ícone de lixeira não esteja habilitado, será necessário verificar com o administrador do sistema se o usuário em questão possui a permissão necessária.
3. Neste momento o sistema exibirá a tela Confirmação de Exclusão para que você confirme se deseja realmente excluir o documento indicado. Para tanto, insira sua senha no campo indicando (1) e, em seguida, clique em Confirmar (2).
4. Repare que, mesmo após a confirmação da exclusão, o documento indicado continua sendo exibido na lista de peças processuais da tela Digitalização de Peças Processuais uma vez que, por padrão, a opção Mostrar peças excluídas é selecionada após a exclusão de um documento.Mas não se preocupe, o X ao lado do nome (1) do documento e marca SEM EFEITO aplicada sobre ele já indica que o mesmo foi excluído e por isso não deve ser considerado.
5. Para concluir clique em Fechar (2).
6. Perceba que agora o documento já não aparece mais entre os documentos da pasta.
Pronto! O documento indicado foi excluído da pasta digital do processo.
Após a confirmação de exclusão do documento, não será possível desfazer a ação. Caso algum documento tenha sido excluído por engano o mesmo deve ser adicionado novamente na pasta digital do processo.Saiba maisÉ importante destacar que o procedimento descrito neste artigo aplica-se apenas aos documentos inseridos através da pasta digital do processo. Para documentos elaborados diretamente no editor de textos, consulte o artigo:
Como excluir da pasta digital documentos elaborados dentro do SAJ Procuradorias?
Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como emito um documento a partir de outro na pasta digital do SAJ Procuradorias?Versão do sistema: 5.4.0-66
Atualizado em: 18/05/2021Você sabia que é possível emitir um documento a partir de outro por meio da pasta digital?
Neste artigo você confere os passos necessários para esse procedimento.
1. Acesse a Pasta digital por meio da tecla F12 do seu teclado e, se necessário, informe o número do processo no campo Nosso Nº ou Outro Nº .2. Na pasta do processo, clique com o botão direito do mouse no documento desejado (1) e clique na opção Emitir documento (2).
3. Neste momento o sistema exibirá a tela de Emissão de Documentos com a categoria e o modelo preenchidos. Confira-os.
4. Em seguida, informe no campo Nosso Nº ou Outro Nº o número do processo ao qual o novo documento será adicionado
5. Assim que o sistema localizar os dados do processo indicado, confira-os e, se estiver tudo de acordo, clique em Editar, na parte inferior da tela.
6. Neste momento o sistema exibirá, na tela do Editor de Textos o documento criado seguindo os parâmetros do documento original. Realize os ajustes necessários e seu documento estará pronto.
7. Para concluir a atividade, clique em Finalizar documento na barra de opções na lateral esquerda da tela.
8. Na tela de Finalização, após a conferir todas as informações, clique em FinalizarObservaçãoVale ressaltar que só é possível emitir um documento a partir de outro já elaborado no SAJ, não sendo possível, por exemplo, emitir um novo documento a partir de um digitalizado ou salvo a partir da impressora digital, por exemplo.
Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como emito documentos por meio da pasta digital no SAJ Procuradorias?Versão do sistema: 5.2.11-7
Atualizado em: 04/08/2020Você sabia que é possível emitir um documento por meio da pasta digital?
Neste artigo veremos os passos necessários para esse procedimento.
1. Acesse a Pasta digital por meio do menu Processos, opção Visualização da Pasta Digital ou utilizando o atalho F12 de seu teclado.2. Insira no campo Nosso Nº. ou Outro Nº. (1) o número do processo desejado e aguarde o carregamento automático das informações do mesmo.
3. Com a pasta do processo desejado aberta, clique no botão Emissão de documentos, localizado ao lado do botão Anexos, na barra de ferramentas
4. Neste momento será exibida a janela Emissão de Documentos. Clique na lupa (1) ao lado do campo Categoria para exibir as opções disponíveis.5. Na janela Consulta de Categorias (2), escolha o tipo de documento (3) a ser elaborado e clique em Selecionar (4).
6. O campo Modelo funciona da mesma forma: clique na lupa (1) disponível ao lado do campo para abrir a janela de Consulta de Modelos de Documento (2) e, nela, selecione o modelo desejado (3) e, para concluir a escolha, clique em Selecionar (4).7. De volta à tela Emissão de Documentos, confira os dados do processo (1), e clique em Editar (2), na parte inferior da tela.
8. Neste momento o sistema abrirá o Editor de Textos para você conferir e editar as informações do documento. Ao concluir a elaboração do mesmo, clique em Finalizar documento atual.
9. Cheque as informações na tela de finalização e clique em Finalizar.
Pronto, seu documento foi emitido e finalizado!Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como configurar um equipamento de digitalização no SAJ Procuradorias?Versão do sistema: 5.2.11-31
Publicado em: 22/02/2021Muitos setores de uma Procuradoria Jurídica utilizam equipamentos como o scanner, por exemplo, para digitalizar documentos de processos judiciais. Uma vez que é realizada a instalação do equipamento no computador, faz-se necessário configurá-lo no SAJ Procuradorias, tornando possível digitalizar os documentos direto para a pasta digital do processo.
Veja, neste artigo, como realizar as configurações do equipamento no SAJ Procuradorias.
1. Acesse o menu Processos e clique na opção Digitalização de Processos.
2. Neste momento a tela Digitalização de Peças Processuais será exibida. Nela informe o número do processo no campo Nosso Nº ou Outro Nº.
DicaCaso esteja acessando o processo por meio da tela Cadastro do Processos ou durante a Consulta de processo judicial, pressione a tecla de atalho F12 do seu teclado para acessar a Pasta Digital.
3. Uma vez que a pasta digital do processo esteja sendo exibida, clique em Editar.
4. Localize, na barra de ferramentas, o ícone Configurar digitalização, representado por um pequeno ícone de scanner.
5. Na tela Configuração de Digitalização, acesse a aba Opções, e configure/selecione os seguintes parâmetros:- Interface: TWAIN ou WIA. Procure a interface no manual do modelo do seu Scanner de mesa.
- Scanners: Selecione o modelo do driver do scanner instalado em sua máquina. Ao clicar no campo, irá mostrar o(s) scanner(s) instalado(s) em seu computador. Selecione o seu scanner;
- Resolução de preto e branco: Recomendado utilizar o valor 200;
- Resolução de tons de cinza e colorido: Recomendado utilizar o valor 150;
- Perfil do documento: Selecione de acordo com o seu documento (preto e branco, tons de cinza ou colorido);
- Tamanho da Digitalização: Habilite a caixa de seleção Limitar área de digitalização pelo tamanho. Selecione, logo abaixo, o tipo e tamanho da sua folha de papel (Carta, Ofício, A4).
6. A seguir, clique na aba Avançado e continue a configuração com os seguintes parâmetros:- Processar imagens em preto e branco: Habilite a caixa de seleção;
- Definição de nível de preto automática: Selecione a opção Entropia máxima.
7. Após todas as configurações realizadas, clique no botão OK para salvar e utilizar as configurações realizadas na digitalização de peças e processos.Observação- Essas configurações apresentadas foram previamente homologadas para alguns modelos de scanner de mesa, mas se o seu scanner não apresentou uma boa definição no documento digitalizado, procure um técnico local para ajustá-lo de acordo com o modelo do seu scanner.
- Configure também, a depender do modelo do seu equipamento, o campo Origem do papel, Alimentador (quando o scanner puxa o papel automaticamente) e Mesa (quando é necessário inserir o papel um por vez).
É importante lembrar que essa é uma configuração padrão do sistema, cada equipamento de digitalização possui também configurações próprias que devem ser configurados durante a instalação do driver no computador.Créditos - Equipe SAJ Procuradorias