Atualizado em: 22/02/2022
Em alguns momentos pode ser conveniente consultar peças ou instrumentos elaborados anteriormente pelo usuário, ou colegas de chefia, a fim de seguir a mesma linha de argumentação em um novo documento ou manifestação.
Para ajudar em situações como essa o SAJ Procuradorias oferece a possibilidade de localização de documentos elaborados ou finalizados e, geralmente, essa pesquisa se dá pelo número do processo.
Porém, caso não se recorde exatamente qual o processo para o qual o documento foi elaborado, é possível fazer buscas por trechos ou termos específicos presentes no instrumento.
Veja, neste artigo, como aplicar essa facilidade em sua rotina.
1. Acesse o menu Arquivo e clique na opção Gerenciador de Arquivos.
2. Em seu Gerenciador de Arquivos, acesse aba Pesquisar.
3. Na aba Pesquisar são oferecidos diversos filtros para refinar e agilizar sua pesquisa. Nesse tipo de busca, certifique-se de que a opção Documentos (1) encontra-se habilitada na seção Pesquisar Por, e clique em Opções adicionais de pesquisa >>> (2) para exibir novos filtros.
4. Informe no campo Documento que contém o texto (1) o trecho ou termo pelo qual você procura, e habilite, entre as opções adicionais de pesquisa, os filtros Outras datas (2) (onde você deve inserir o intervalo de tempo para criação ou finalização de seu documento) e Pesquisar documentos finalizados públicos de outros grupos (3), para ter acesso aos documentos de usuários de outras lotações.
Para refinar ainda mais sua busca, é possível utilizar as opções localizadas abaixo do filtro Documentos que contenham o texto; são elas:
- opção E: quando TODAS as palavras devem estar presentes no documento,
- Ou: quando PELO MENOS UMA das palavras deve estar presente no documento;
- e FRASE: quando a COMBINAÇÃO EXATA das palavras deve estar no documento.
Essa informação e outras podem ser vistas clicando na opção Dicas.
5. Uma vez preenchidos os campos e habilitados os filtros necessários, clique em Consultar (4).
- Lembre-se de que, quanto mais filtros você utilizar, mas assertiva será a sua pesquisa.
- Vale ressaltar, ainda, que não é aconselhado realizar pesquisas utilizando um filtro de data muito extenso ou com palavras genéricas, que possam gerar inúmeras possibilidades. Isso pode comprometer a performance do sistema e fazer com que a pesquisa demore a ser concluída.
6. Após o clique em Consultar, caso sua busca tenha resultados, eles serão exibidos em formato de lista no centro da tela. Clique sobre uma das ocorrências com o botão direito do mouse para explorar as opções disponíveis em cada uma delas.
7. Caso não haja resultados para sua busca, a informação A pesquisa foi concluída. Nenhum documento foi encontrado. será exibida abaixo dos filtros na lateral esquerda da tela. Neste caso, revise os filtros para ajustar a pesquisa e consulte novamente.
A localização de documentos por trechos ou termos específicos pode ser muito útil e ajudar na elaboração de novas peças ou instrumentos, seja para procuradores, assessores ou usuários em geral. Utilize-a sempre que precisar!