Publicado em: 21/01/2021
O Pedido de representação é uma ferramenta para que o procurador solicite providências/orientações que são de competência exclusiva da sua Chefia superior, como exemplo: fazer pesquisa em banco de dados de devedor, entrar com suspensão de segurança, encaminhar expediente para protocolo em outro Estado, suscitar conflito de competência, suscitar impedimento do procurador para acompanhar a ação, e o que mais couber.
Veja neste artigo como você, procurador, elabora um Pedido de Representação no SAJ Procuradorias.
1. Acesse seu Fluxo de Trabalho por meio do menu Processos, opção Fluxo, ou clicando no atalho disponível em sua área de trabalho.
2. Em seu Fluxo, localize sua fila de pendencias que aguardam manifestação (1) e, nela, localize a pendência para qual deseja elaborar o pedido de representação. Uma vez localizada a pendência, clique sobre ela e, na sequência, clique na atividade Pedidos do Procurador (2) No pequeno menu que será exibido, clique na opção Representação (3).
Caso a atividade Pedidos do Procurador não esteja sendo exibida em tela, clique no ícone de três pontinhos. no canto superior direito da tela. para listar as atividades ocultas.
3. Neste momento, o sistema exibirá a tela de Emissão de Documentos com a Categoria de Solicitação de Representação já selecionada. Clique na lupa disponível ao lado do campo Modelo (1) para exibir a lista de opções disponíveis.
4. Na janela Consulta Modelos de Documentos, selecione a opção mais adequada (2) e, em seguida, clique em Selecionar (3) no canto inferior esquerdo da tela.
5. De volta à tela de Emissão de Documentos clique em Editar para prosseguir.
6. Neste momento, o sistema abrirá o editor de textos com o modelo de Solicitação de Representação selecionado aberto. Complemente-o com os dados necessários e finalize o documento por meio do botão Finaliza o documento atual(sinalizado pelo desenho de uma folha de papel amarela com um F no centro) na barra de ferramentas na lateral esquerda da tela.
7. Na tela de Finalização de Documento, marque ou desmarque as opções de acordo com a sua preferência, e clique em Finalizar para concluir.
Finalizado o documento, o pedido seguirá para o fluxo de trabalho do Procurador Chefe.
Uma vez deferido ou indeferido o pedido, o retorno entrará na fila correspondente do procurador solicitante (Pedidos Deferidos ou Pedidos Indeferidos, no subfluxo de Representações), finalizando o fluxo de pedidos e permitindo o encerramento da pendência.
Para remover/excluir o pedido da fila de Pedidos Deferidos/Indeferidos (1) selecione o pedido e clique na opção Limpar (2), no canto superior da tela.
Após limpar/excluir o pedido da fila de Pedidos Deferidos/Indeferidos, o mesmo será movido para a fila de Finalizados e, tanto o documento do pedido, quanto da resposta da chefia, são disponibilizados na pasta digital do processo para controle e ciência do procurador.