Publicado em: 14/05/2021
Por vezes, na elaboração de uma manifestação, faz-se necessária a exibição de diversos dados, que podem ou não estar diretamente relacionados, e apenas a descrição textual pode não ser suficiente. Por isso, assim como diversos outros editores, o Editor de Texto do SAJ Procuradorias conta com a opção de inserção de tabela para melhor organização de alguns tipos de informação.
Confira, neste artigo, como utilizar a funcionalidade Desenhar Tabela a fim de melhor disponibilizar informações importantes em seus documentos.
1. Com o documento em elaboração aberto, posicione o cursor do mouse onde deseja inserir sua tabela, clique no menu Tabela (1) e na sequência, clique na opção em Desenhar Tabela (2).
2. Neste momento o sistema exibirá a janela Inserir Tabela. Nela informe (1):
- o número de linhas e colunas a ser aplicado em sua tabela;
- o tipo de alinhamento a ser aplicado nas células;
- a presença ou não de bordas
- e a largura da tabela.
Por fim, clique em OK (2) e a tabela será inserida exatamente onde se encontrava o cursor do mouse.
3. Uma vez inserida a Tabela em seu documento, ainda é possível realizar algumas alterações, caso necessário. Para isso, clique no menu Tabela, e nas opções disponíveis:
3.1 Inserir: é possível inserir linhas e colunas a partir da célula selecionada;
-
-
- Linhas abaixo
- Colunas à esquerda
-
3.2 Excluir: opção utilizada quando for preciso excluir a tabela, um ou mais linhas, colunas ou células;
3.3 Selecionar: faz a seleção da tabela, linha, coluna ou célula;
3.4 Mesclar Células: realiza a mesclagem das células selecionadas;
3.5 Dividir Células faz a divisão da célula selecionada;
3.6 Ocultar Linhas da Grade remove as linhas da tabela na impressão do documento;
A visualização de alguns conteúdos fica muito mais simples quando os mesmos estão organizados em linhas e colunas. Assim, aproveite essa funcionalidade em seus documentos a fim de garantir ainda mais precisão e confiabilidade às suas manifestações.