Publicado em: 23/11/2020
Você já tentou acessar o sistema SAJ Procuradorias e, casualmente, se deparou com a mensagem de erro “Houve um erro durante o carregamento do sistema”, e assim não conseguiu realizar o login?
Isso acontece, geralmente, em algumas situações em que o usuário tenta acessar o sistema, e o mesmo, por questões de lentidão de performance, demora a abrir. Nesses casos, é comum que o usuário tente abrir novamente o sistema clicando mais uma vez no ícone do aplicativo em sua área de trabalho. Porém, como já uma tentativa de abertura do sistema transcorrendo, as iniciativas se conflitam e essa mensagem aparece, impedindo assim que ambas se concretizem.
Porém, essa situação pode ser resolvida de forma rápida e prática. Acompanhe este artigo e veja como.
1. Caso o sistema exiba por alguns minutos a tela de carregamento com a mensagem “Aguardando o encerramento da aplicação, é bastante provável que, a seguir, seja exibida uma mensagem de erro.
2. A mensagem (1) que, provavelmente, será exibida indica que: "Houve um erro durante o carregamento do sistema, a aplicação spjClienteApp.exe está em uso ou bloqueada por outra aplicação...” Clique em OK (2). Neste momento, o comportamento esperado é que a primeira tentativa que foi executada, seja concluída, exibindo assim a tela de login do sistema.
3. Caso o sistema não seja iniciado, é provável que uma das tentativas ainda esteja rodando em segundo plano em sua máquina, e assim será necessário encerrá-la. Para isso, acesse o Gerenciador de Tarefas do seu sistema operacional. Isso pode ser feito de três formas:
- Aperte, simultaneamente as teclas Crtl + Shift+ Esc;
- Aperte simultaneamente as teclas Crtl + Alt + Del e, na tela de espera, clique na opção Gerenciador de Tarefas; ou
- Clique com o botão direito do mouse sobre a barra de tarefas de seu sistema operacional, e na sequência, clique na opção Gerenciador de Tarefas no menu que será exibido (opção ilustrada neste tutorial).
4. Na aba Processos (1) do Gerenciador de Tarefas, localize o aplicativo spjCliente. Clique nele com o botão direito do mouse (2) e, sem seguida, clique em Finalizar Tarefa (3).
Caso apareça mais de uma aplicação spjCliente ou spjClienteAPP entre os aplicativos sendo executados, finalize todos. Na sequência, clique novamente no ícone do sistema para abri-lo.
Caso seu sistema apresente muita lentidão e travamentos, verifique o espaço de armazenamento do seu Disco Rígido (HD) e quantidade de espaço disponível. No Gerenciador de Tarefas é possível verificar também se há aplicações consumindo muita memória, se há programas não respondendo e, também, a porcentagem do uso de processamento e de memória da máquina. Fatores como esses podem comprometer a performance do SAJ em seu computador.