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O que é e como acessar a central de notificações do SAJ Procuradorias?Versão do sistema:5.7.0-73
Atualizado em: 26/12/2022A central de notificações é um serviço do SAJ Procuradorias que permite ao usuário receber informações sobre a resposta do Tribunal que utiliza os serviços do (PJE) em relação às requisições feitas via (consultas processuais, peticionamento, protocolo de peças, entre outras). Já para Interações SAJ x SAJ o recurso não é utilizado, levando em consideração que o processamento é realizado no momento das requisições.
1. Para acessar a central de notificações, clique na imagem do sino presente no lado superior direito do sistema SAJ.
2. Caso exista alguma mensagem na central, o sistema apresentará uma área com a listagem dessa(s) mensagem(ns). Se a central não possuir mensagens, ela exibirá uma informação indicando que Não há notificações novas.
DicaPara a exclusão geral dos avisos, a Central de Notificações disponibiliza o botão Limpar Visíveis (1), já para uma exclusão seletiva é disponibilizado as opções que podem ser visualizadas ao clicar na seta para baixo (2):
- Limpar sucessos (3): Avisos de peticionamento que foram protocolados ou solicitações bem sucedidas.
- Limpar avisos (4): Sobre as consultas de dados, ou cadastramento processual.
- Limpar erros (5): Avisos de peticionamento que não foram protocolados.
A central de notificação é uma importante área da integração MNI que traz, em tempo real, informações relacionadas às requisições feitas ao portal do tribunal, conferindo assim, mais celeridade ao seu dia a dia.
Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
O que é como utilizo o certificado digital no SAJ Procuradorias?Versão do sistema: 5.3.2-0
Atualizado em: 21/12/2020Uma das principais funcionalidades do SAJ Procuradorias é a possibilidade de, em caso de processo eletrônico assinar e protocolar digitalmente todos os documentos elaborados no sistema. Para garantir, porém, a segurança e a integridade indispensáveis a esse procedimento, faz-se necessária a utilização de certificados digitais.
O certificado é a identidade digital de uma pessoa física ou jurídica no meio eletrônico e tem como função garantir a autenticidade e a validade dos documentos em que é inserido, dispensando, assim, a necessidade de impressão de documentos para assinatura e/ou presença física de seu autor em algum lugar.
A utilização do certificado digital se dá por meio de tokens, cartões, leitores e outros recursos disponibilizados pelas autoridades certificadoras e, para que seja possível a sua utilização no SAJ, é necessária sua instalação.
Confira neste artigo, algumas dicas para aquisição e instalação de certificados digitais.
1. O primeiro passo é solicitar à administração da procuradoria a aquisição do certificado junto a uma das autoridades certificadoras:- Receita Federal do Brasil
- SERPRO – Serviço Federal de Processamento de Dados
- Ministério das relações exteriores
- Casa da moeda
- Imprensa oficial do Estado de São Paulo
- Caixa Econômica Federal
- Serasa Experian
- Certising
- Valid Certificadora Digital
- Soluti Certificadora Digital
- AC JUS
- AC PR
- AC Digitalsign
- AC Boa Vista
- AC Defesa
- AC Safeweb
- Prodemge
2. Após a aquisição do certificado, será necessário que o solicitante ou titular compareça na autoridade de registro (AR) para validar os dados preenchidos no momento da solicitação do certificado digital. Uma vez verificados os dados, o mesmo já fica disponível para uso.
3. Com o certificado devidamente validado, deve-se proceder à instalação no computador em que será utilizado. Todas as autoridades certificadoras disponibilizam em seus sites instruções e orientações de instalação, porém, caso necessário, a equipe de TI de sua procuradoria poderá auxiliar neste processo.
ObservaçãoDe acordo com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação as autoridades certificadoras devem prestar todo suporte técnico para o correto uso e instalação do certificado digital.
4. Pronto! Uma vez instalado seu certificado estará operacional e pronto para que suas assinaturas digitais sejam feitas nos documentos elaborados no SAJ.Agora veja como assinar digitalmente seus documentos no SAJ Procuradorias utilizando seu certificado digital.
Na tela de Finalização de Documento, certifique-se de que a opção Assinar eletronicamente está marcada e clique em Finalizar.
A seguir, será exibida uma janela para que você indique o certificado a ser utilizado. Selecione o certificado desejado (1) e clique em Selecionar (2).
Caso tenha selecionado, também, a opção Protocolar eletronicamente, o sistema exibirá, em seguida um comprovante de seu peticionamento
Pronto, seu documento foi assinado e protocolado eletronicamente, sem depender da impressão dos documentos ou de sua assinatura física.Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
O que significa a mensagem "Aguardando encerramento da aplicação" no SAJ Procuradorias?Versão do sistema: 5.2.11-22
Publicado em: 23/11/2020Você já tentou acessar o sistema SAJ Procuradorias e, casualmente, se deparou com a mensagem de erro “Houve um erro durante o carregamento do sistema”, e assim não conseguiu realizar o login?
Isso acontece, geralmente, em algumas situações em que o usuário tenta acessar o sistema, e o mesmo, por questões de lentidão de performance, demora a abrir. Nesses casos, é comum que o usuário tente abrir novamente o sistema clicando mais uma vez no ícone do aplicativo em sua área de trabalho. Porém, como já uma tentativa de abertura do sistema transcorrendo, as iniciativas se conflitam e essa mensagem aparece, impedindo assim que ambas se concretizem.
Porém, essa situação pode ser resolvida de forma rápida e prática. Acompanhe este artigo e veja como.
1. Caso o sistema exiba por alguns minutos a tela de carregamento com a mensagem “Aguardando o encerramento da aplicação, é bastante provável que, a seguir, seja exibida uma mensagem de erro.
2. A mensagem (1) que, provavelmente, será exibida indica que: "Houve um erro durante o carregamento do sistema, a aplicação spjClienteApp.exe está em uso ou bloqueada por outra aplicação...” Clique em OK (2). Neste momento, o comportamento esperado é que a primeira tentativa que foi executada, seja concluída, exibindo assim a tela de login do sistema.
3. Caso o sistema não seja iniciado, é provável que uma das tentativas ainda esteja rodando em segundo plano em sua máquina, e assim será necessário encerrá-la. Para isso, acesse o Gerenciador de Tarefas do seu sistema operacional. Isso pode ser feito de três formas:
- Aperte, simultaneamente as teclas Crtl + Shift+ Esc;
- Aperte simultaneamente as teclas Crtl + Alt + Del e, na tela de espera, clique na opção Gerenciador de Tarefas; ou
- Clique com o botão direito do mouse sobre a barra de tarefas de seu sistema operacional, e na sequência, clique na opção Gerenciador de Tarefas no menu que será exibido (opção ilustrada neste tutorial).
4. Na aba Processos (1) do Gerenciador de Tarefas, localize o aplicativo spjCliente. Clique nele com o botão direito do mouse (2) e, sem seguida, clique em Finalizar Tarefa (3).
Caso apareça mais de uma aplicação spjCliente ou spjClienteAPP entre os aplicativos sendo executados, finalize todos. Na sequência, clique novamente no ícone do sistema para abri-lo.
ObservaçãoCaso seu sistema apresente muita lentidão e travamentos, verifique o espaço de armazenamento do seu Disco Rígido (HD) e quantidade de espaço disponível. No Gerenciador de Tarefas é possível verificar também se há aplicações consumindo muita memória, se há programas não respondendo e, também, a porcentagem do uso de processamento e de memória da máquina. Fatores como esses podem comprometer a performance do SAJ em seu computador.
Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
O que significa a mensagem "usuário sem permissão de gravação na pasta do arquivo" no SAJ Procuradorias?Versão do sistema: 5.3.2-19
Publicado em: 18/03/2021Em algumas situações, no momento de finalização de um documento, é possível que você se depare com um aviso de permissão negada. Isso pode ocorrer por motivos de segurança, permissões restritas a usuários comuns, ou mesmo problemas no sistema operacional.
Veja, neste artigo, o que fazer em situações como essa para não perder seu documento e o resolver, definitivamente, esse problema.
1. Na tentativa de finalizar um documento para protocolização, o sistema poderá apresentar uma mensagem informando que você não tem permissão para salvar a cópia local do documento.
Isso ocorre em função de uma configuração previamente realizada e, nesses casos, faz-se necessário desabilitar o salvamento da cópia local do documento nas Propriedades do Usuário. Para isso será necessário sair do Editor de Textos.
2. Assim, clique em Fechar (1), no canto superior direito da tela. Neste momento, o sistema exibirá uma mensagem de confirmação do seu desejo de salvar o documento já em elaboração. Para não perder o conteúdo elaborado, clique em Sim (2). Posteriormente será possível retomá-lo.
3. De volta à tela inicial do sistema, ou mesmo seu Fluxo de Trabalho, acesse o menu Configurações e clique na opção Propriedades do usuário.
4. Neste momento o sistema exibirá a janela Propriedades do usuário. Nela, selecione a categoria (1) aplicada ao documento em questão e, na sequência, clique na aba Formulário (2).
5. Na aba Formulário, localize a seção Outras opções e observe que a opção Salvar cópia local dos documentos criados está habilitada.
6. Desmarque-a (1) e, em seguida, clique em Salvar (2), no canto inferior esquerdo da tela.
7. Feito isso, retorne ao Editor de Textos, resgate ou reelabore o seu documento e siga os procedimentos normais de finalização, selecionando as opções necessárias e clicando em Finalizar, no canto inferior esquerdo da tela.
Saiba MaisAcesse o artigo e veja como retomar o documento cuja finalização foi impedida pela configuração.
Como concluir documentos não finalizados no SAJ Procuradorias?Neste momento o sistema permitirá normalmente a seleção das pendências e a finalização do documento.
ObservaçãoLogo após a resolução, comunique à equipe de suporte ao cliente para que verifique e realize os devidos ajustes nas permissões de emissão de documentos em seu perfil.
Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
SAJ Procuradorias - Como altero minha senha de acesso ao Portal de Atendimento ao Cliente?Publicado em: 28/05/2020
Para seu primeiro acesso ao Portal de Atendimento ao Cliente Softplan, você utilizará, como nome de usuário, seu e-mail corporativo completo e, como senha, a expressão Trocar@123.
Na ocasião, o sistema deve direcionar você automaticamente à tela de troca de senha.
Realize os procedimentos necessários e clique em OK.Porém, caso não seja direcionado à tela de troca de senha em seu primeiro acesso ou, ainda, caso posteriormente, queira alterar sua senha, fim de garantir mais segurança às suas solicitações, siga os passos descritos neste material.
1. Realize o primeiro acesso ao portal utilizando a senha genérica fornecida (Trocar@123.)2. Na tela inicial, clique no menu Perfil (1) (representado pelo desenho de uma pessoa) no canto superior direito da tela e, em seguida, clique na opção Informações de Senha (2).
3. Na janela Informações de Senha, preencha o campo Senha atual (1) com a senha padrão fornecida e, os campos Nova Senha e Verificar Nova Senha (2),com aquela que será sua nova senha de acesso ao portal, respeitando os seguintes critérios:
- número mínimo de oito caracteres;
- incluir, ao menos um caractere maiúsculo;
- incluir, ao menos, um caractere numérico.
4. Na sequência, clique na lupa disponível ao lado do campo Pergunta de Dica de Senha para selecionar uma das opções disponíveis.
5. Na janela Selecionar Valor, selecione uma dica de senha de sua preferência clicando sobre ela.
DicaA Dica de Senha será útil nos momentos em que, porventura, você se esqueça de sua senha e precise alterá-la sem informar a senha atual. Dessa forma, cadastre uma pergunta cuja resposta você se recordará caso necessário.
6. De volta à tela Informações de Senha, informe no campo Resposta de Dica de Senha a resposta para a pergunta selecionada e, em seguida, clique em OK.
7. Sua senha será alterada e, como forma de comprovar a operação, o sistema exibirá, na parte superior de em sua tela inicial, a mensagem O registro foi salvo.
Pronto, sua senha foi alterada.
Troque-a frequentemente a fim de garantir sigilo à sua área de atendimento no portal.ObservaçãoCaso encontre problemas para alterar sua senha, entre em contato com o administrador do sistema.
Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
SAJ Procuradorias - Como acompanho meus chamados no Portal de Atendimento SAJ.Publicado em: 14/05/2020
O Portal de Atendimento SAJ tem com diferencial conferir mais agilidade e transparência às suas solicitações. Por isso, nesse portal é oferecida a possibilidade de acompanhamento de seus chamados a fim de manter você sempre a par do status de cada etapa envolvida na resolução de incidentes e requisições.
Confira, neste artigo, os passos para acompanhar suas solicitações no Portal de Atendimento SAJ.
1. Acesse o link https://atendimentosaj.softplan.com.br e utilize seu usuário e senha para realizar o login.
ObservaçãoLembre: seu nome de usuário é o seu e-mail corporativo completo.
Ex.: joao.silva@pg.uf.org.br.
2. Na tela inicial do Portal, clique em Home (botão representado pelo desenho de uma casa), ao lado da expressão Centro de Atendimento, no canto superior esquerdo da tela.
3. Neste momento o sistema exibirá um quadro com seus chamados divididos em painéis. Cada um deles compreende chamados em diferentes etapas. Veja:- Meus Chamados Ag. Atendimento: Chamados que estão aguardando a equipe residente iniciar o chamado.
- Meus Chamados Em Atendimento: Para este caso o atendimento está em andamento.
- Meus Chamados Ag. Resposta: Chamados que estão aguardando subsídios ou o aceite final.
- Meus Chamados Fechados - 30D: Chamados que foram encerrados nos últimos 30 dias.
Nesta primeira visão já é possível identificar em que momento do atendimento se encontra sua solicitação e o analista responsável por ele caso já esteja em atendimento. Para mais detalhes, localize, nos painéis, o chamado cujo status deseja acompanhar e clique sobre ele.
4. Uma nova janela será aberta, e nela será possível mais informações acerca de sua solicitação, entre elas, as movimentações (1), status atual do chamado (2), e sua data de abertura (3).
Por meio da funcionalidade de acompanhamento de chamados é possível monitorar suas solicitações de forma visualmente confortável e em tempo real, identificando a etapa do atendimento e o profissional responsável. Aproveite-a!Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
SAJ Procuradorias - Como abro um chamado por e-mail?Publicado em: 14/05/2020
Para conferir a você, usuário do sistema SAJ Procuradorias, mais segurança e celeridade em suas solicitações de apoio, a Softplan disponibiliza o Portal de Atendimento SAJ. Nele você realiza suas solicitações e acompanha o status de cada uma delas com muita transparência e agilidade.
Caso tenha alguma dúvida ou necessite de alguma informação, são oferecidas 2 opções para abertura de chamados: via portal ou por e-mail. Acompanhe, neste tutorial, os procedimentos para abertura de chamados por e-mail.
Neste tutorial foi utilizada como exemplo uma conta do Outlook. Porém, o e-mail pode ser enviado de qualquer servidor de e-mail configurado em seu computador ou celular.
AtençãoA abertura de chamados por e-mails ainda não foi habilitada em todos os clientes.
Atualmente, apenas a PGEPA dispõe deste recurso, porém, ao longo do tempo todos os clientes terão a oportunidade de realizar solicitações por e-mail.
1. Acesse sua caixa de e-mails e inicie uma nova mensagem
2. Insira, no campo Para / Destinatário (1), o endereço de e-mail: suportesajpgeuf@softplan.com.br.
ObservaçãoO endereço de e-mail deve ser adaptado para cada procuradoria, alterando a o tipo de cliente (PGE ou PGM) e unidade federativa (UF) antes do @.
Desta forma, se você é usuário do sistema SAJ Procuradorias na Procuradoria Geral do Estado do Pará, o e-mail será suportesajpgepa@softplan.com.br. Já se for usuário do sistema na Procuradoria Municipal de Belo Horizonte, o e-mail será suportesajpgmbh@softplan.com.br. Esse padrão se aplica a todos os clientes
3. Informe no campo Assunto (2) uma breve descrição de seu chamado.
4. Na sequência, descreva, no corpo do e-mail (3), a situação que motiva o seu chamado (solicitação ou problema).
Não se esqueça de incluir em sua descrição informações como: Número do processo; menu, opção e tela em que está ocorrendo o erro; mensagem apresentada pelo sistema; ação realizada ou pretendida; usuário; lotação etc. Quanto mais informações, mais rápida será a compreensão e o atendimento de sua solicitação.
5. Anexos com a imagem da tela ou do erro encontrado também aceleram o entendimento das solicitações. Então, sempre que possível capture as telas relativas à sua solicitação e adicione-as ao seu chamado. Para tanto, localize a seção Anexos (4) em seu e-mail e adicione todos os prints necessários.
6. Para concluir, clique em Enviar.
Pronto, sua solicitação foi encaminhada!
Em alguns instantes você receberá um e-mail com a confirmação de abertura do seu chamado.Saiba MaisAcesse o artigo para entender como enviar suas solicitações diretamente pelo portal.
Como abro um chamado no Portal de Atendimento SAJAcesse o artigo e veja como monitorar o andamento de suas solicitações.
Como acompanho meus chamados no Portal de Atendimento SAJCréditos - Equipe SAJ Procuradorias -
SAJ Procuradorias - Como abrir um chamado no Portal de Atendimento SAJ?Publicado em: 14/05/2020
Para conferir a você, usuário do sistema SAJ Procuradorias, mais segurança e celeridade em suas solicitações de apoio, a Softplan disponibiliza o Portal de Atendimento SAJ. Nele você realiza suas solicitações e acompanha o status de cada uma delas com muita transparência e agilidade.
Caso tenha alguma dúvida ou necessite de alguma informação, são oferecidas 2 opções para abertura de chamados: via portal ou por e-mail. Acompanhe, neste tutorial, os procedimentos para abertura de chamados via Portal de Atendimento SAJ.
1. Acesse o link https://atendimentosaj.softplan.com.br e realize seu login utilizando como usuário seu e-mail corporativo completo. Ex.: joao.silva@pg.uf.org.br.
ObservaçãoEm seu primeiro acesso, utilize a senha: Trocar@123; sendo o T maiúsculo, e as demais letras minúsculas. Uma vez logado você poderá alterar sua senha.
2. Na tela inicial do sistema, clique em Solicitar um Novo Serviço.
3. Em seguida, clique na opção Catálogo de Serviços da Procuradoria.
4. Na tela seguinte, clique em Solicitação de Chamado.
5. Neste momento o sistema exibirá a janela Solicitação de Chamado para que você descreva os detalhes de sua solicitação. Observe que os campos Pessoa afetada e Cliente (1) já vêm preenchidos com o seu nome e a procuradoria na qual você trabalha.6. Preencha o campo Detalhes (2) com as informações da sua solicitação. Não se esqueça de incluir em sua descrição informações como: Número do processo; menu, opção e tela em que está ocorrendo o erro; mensagem apresentada pelo sistema; ação realizada ou pretendida; usuário; lotação etc. Quanto mais informações, mais rápida será a compreensão e o atendimento de sua solicitação.
7. Anexos com a imagem da tela ou erro também aceleram o entendimento das solicitações. Então, sempre que possível capture as telas relativas à sua solicitação e adicione-as ao seu chamado. Para tanto, localize a seção Anexos, na lateral direta da tela, e clique no botão com desenho de um clip de papel para proceder a adição de anexos.
8. Para concluir a criação de seu chamado, clique na lupa ao lado do campo Tipo de Serviço para classificar sua solicitação.
9. Neste momento o sistema exibirá uma nova janela, com as opções disponíveis de serviço.Caso seja alguma situação que tenha interrompido o funcionamento normal do sistema ou de alguma atividade, selecione a opção Incidente. Porém, caso seu chamado contemple a solicitação de uma nova necessidade (ferramenta, atividade etc.), selecione a opção Requisições.
Clique sobre aquela que mais se adéqua à sua solicitação e o sistema preencherá o campo automaticamente. Neste caso, a solicitação refere-se a um incidente.
ObservaçãoO campo Tipo de serviço não é preenchimento obrigatório. Dessa forma, caso não saiba classificar a sua solicitação, deixe o campo em branco e o analista responsável fará o devido encaminhamento.
10. Uma vez preenchidos todos os campos necessários, clique em Enviar Solicitação, no canto inferior direito da janela.
O comprovante de submissão da sua solicitação será exibido logo em seguida. Observe e anote o número de seu chamado para acompanha-lo posteriormente.Para retornar ao sistema, clique em OK.
Para visualizar informações acerca dessa solicitação, clique em Exibir Detalhes e o sistema apresentará uma nova janela, com todas as informações de seu chamado.Saiba MaisAcesse o artigo para entender como enviar suas solicitações diretamente de sua caixa de e-mails.
Como abro um chamado por e-mail
Acesse o artigo e veja como monitorar o andamento de suas solicitações.
Como acompanho meus chamados no Portal de Atendimento SAJCréditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Principais teclas de atalho do SAJ ProcuradoriasVersão do sistema: 5.3.2-7
Atualizado em: 25/05/2021O SAJ Procuradorias conta com diversas teclas de atalho para agilizar a realização das suas tarefas diárias. Saiba mais sobre elas neste artigo e utilize as que mais gostar para dar ainda mais celeridade à sua rotina.
Primeiramente, confira a localização das teclas mais utilizadas como atalho.
- F4
- F5
- F11
- F12
- Tab
- Shift
- Ctrl
- Alt
> Saiba como elas podem contribuir com o seu trabalho:
F4 – Abre a tela do Editor de textos.
Este atalho abre o Editor de textos. Para executar qualquer ação, selecione umas das opções disponíveis (Novo, Abrir, etc.) Confira mais adiante, neste artigo, como fazer isso sem precisar utilizar o mouse do seu computador.F5 – Atualiza os links disponíveis na área de trabalho com relação aos itens pendentes.
Uma rotina do sistema atualiza esses links de tempos em tempos. Porém, caso não queira aguardar a rotina, você pode forçar a atualização por meio do atalho F5.
F11 – Abre a Agenda (para clientes em que ela esteja habilitada).
F12 – Abre a Pasta digital.
Caso esteja trabalhando em algum processo (ou esteja com algum selecionado), o atalho abre a pasta do processo.
Caso contrário, exibirá a pasta digital vazia.
Ctrl + D – Abre a tela de emissão de Documentos.
Ctrl + Tab – Alterna entre telas abertas
Caso haja mais de uma tela aberta em seu sistema, utilize o atalho Ctrl + Tab para alterar entre elas.> Tab – Passa ao próximo campo
Em qualquer tela em que seja necessário o preenchimento de campos, o atalho TAB acessa o próximo campo disponível.> Shif + Tab – retorna ao campo anterior
O procedimento contrário (voltar a um campo anterior) é realizado por meio das teclas Shift + Tab)> ALT – Exibe o atalho de cada menu do sistema, habilita a navegação entre os menus por meio das setas de direção e, ainda, as ações dentro de cada tela do sistema.
Para exibir o atalho de cada menu, aperte a tecla ALT uma vez. Neste momento o sistema sublinhará uma letra em cada um dos menus disponíveis.
Para acessar, você pode navegar utilizando as setas de direção do teclado (esquerda ou direita) ou ainda digitar a letra correspondente ao menu em questão.
Por exemplo, ALT + N para o menu Configurações.
Confira o atalho para abrir cada um dos menus:
- ALT + A Abre menu Arquivo
- ALT + C Abre menu Consultas
- ALT + E Abre menu Execução fiscal
- ALT + P Abre menu Processos
- ALT + R Abre menu Requisitórios
- ALT + S Abre menu Pessoas
- ALT + G Abre menu Cargas
- ALT + N Abre menu Configurações
- ALT + L Abre menu Relatórios
- ALT + T Abre menu Estatísticas
- ALT + J Abre menu Ajuda
- ALT + I Abre Painel de indicadores
O mesmo se aplica às telas dentro do sistema.
Neste exemplo da tela de Geração do Kit de ajuizamento, o atalho ALT T realiza a consulta, ALT A realiza o agendamento, ALT L limpa o preenchimento dos campos e ALT F Fecha a janela.Basta conferir qual a letra sublinhada para a opção desejada e utilize-a junto com a tecla ALT.
Por fim, para fechar o sistema, utilize o atalho ALT + F4.
Agora que você já conhece as principais teclas de atalho do sistema SAJ Procuradorias, utilize-as para deixar sua rotina de trabalho mais ágil e produtiva.
Saiba MaisO Editor de Texto também dispõe de atalhos que podem agilizar sua rotina. Confira acessando o artigo:
Atalhos do Editor de textos do SAJ ProcuradoriasCréditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como identificar o nome completo de um usuário do SAJ Procuradorias por meio de seu Login?Versão do sistema: 5.2.11-22
Publicado em: 16/11/2020Por vezes, podem surgir questionamentos quanto ao usuário que realizou o cadastro de um determinado processo, seja por falhas no cadastro, ou mesmo para solicitar a atualização de alguma informação, e com o código do usuário em mãos, é possível identificar o nome completo do usuário.
Veja, neste artigo veja como identificar o nome completo de um usuário por meio de seu login de acesso.
Caso já conheça o usuário do colega cujo nome deseja identificar, avance até o passo 4 deste tutorial. Caso não o possua em mãos, realize o procedimento a seguir para coletar o nome do usuário que deseja identificar.
1. Na tela principal do sistema SAJ Procuradorias, acesse o menu Processos e clique na opção Cadastro de Processos Judiciais.
2. Na janela de Cadastro e Movimentação de Processos Judiciais (1), informe no campo Nosso Nº ou o Outro Nº o número do processo desejado e aguarde o carregamento das informações.
ObservaçãoTambém é possível abrir a janela Cadastro e Movimentação e Processos Judiciais por meio da Agenda ou Fluxo de Trabalho, clicando com o botão direito sobre a pendência desejada, e em seguida selecionando opção Cadastro de Processo.
3. Uma vez carregadas as informações, localize, na árvore processual, o processo cuja verificação deseja realizar, clique sobre ele (1) e, em seguida, clique na aba Informações(2).
4. A aba Informações exibe dados adicionais do cadastro. Entre elas, na seção Auditoria, constam informações quanto ao usuário que cadastrou, revisou e validou o processo, bem como data e a hora de cada uma dessas ações. Identifique, ali, o login do usuário responsável.
Com o código do usuário em mãos, será possível identificar seu nome completo. Veja como nos passos a seguir.
5. Acesse o menu Arquivo (1) e clique na opção Recados (2).
6. Na janela de Recados, localize o campo Destinatário, informe no primeiro espaço em branco o código de login que você localizou na tela de cadastro de processos, e pressione a tecla Tab do seu teclado (ou clique sobre o campo ao lado) para carregar as informações.
7. Em seguida, no campo Destinatário será exibido o nome completo do usuário referente ao código informado.
Após a realizada a identificação, será possível solicitar os ajustes cabíveis. Inclusive, você pode utilizar a ferramenta de recados para essa comunicação por dentro do próprio sistema.Saiba maisVeja como utilizá-la consultando o artigo:
Como enviar recados a um ou mais usuários pelo SAJ Procuradorias?Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como enviar recados a um ou mais usuários pelo SAJ Procuradorias?Versão do sistema: 5.2.11-9
Publicado em: 17/08/2020Você sabia que, por meio da funcionalidade Recados, do SAJ Procuradorias, é possível enviar pequenas mensagens a um ou mais usuários por dentro do sistema? Esses recados podem referir-se aos processos ou mesmo às atividades no geral.
Confira o passo a passo desta atividade no sistema.
1. Acesse o menu Arquivo (1) e clique na opção Recados...(2).
2. Na tela Recados, digite o conteúdo do recado que deseja enviar, no campo Descrição.
3. Na sequência, no campo Vencimento (1), informe a data até quando deseja que o recado fique disponível e clique na lupa (2) ao lado do campo Destinatários para selecionar os usuários a quem deseja enviar sua mensagem.
4. O sistema abrirá a tela Consulta de Usuários, com a lista de todos os usuários cadastrados no sistema. Selecione aquele(s) (1) a quem deseja enviar o recado e clique em Selecionar (2).Dica- Para facilitar a localização dos usuários em meio a todos os cadastrados, utilize os campos de busca (3) Código, Nome e Lotação principal.
- Para encaminhar uma mensagem a todos os usuários de uma determinada chefia, por exemplo, faça um filtro pela lotação e selecione os usuários vinculados a ela.
5. De volta à tela de Recados, clique em Enviar para encaminhar a mensagem.
6. Caso deseje utilizar a funcionalidade para solicitar algo referente a um processo específico, insira o texto no campo Descrição (1) e informe o número do processo no campo Nosso Nº ou Outro Nº (2).7. Lembre-se de informar a data de Vencimento (3) do recado e selecionar os Destinatários (4) desejados.
8. Por fim, clique em Enviar (5).
Pronto! Seu recado foi enviado e já pode ser conferido pelo destinatário em sua área de trabalho no sistema. Aproveita mais essa facilidade do sistema SAJ Procuradorias para enviar recados a um ou mais usuários sempre que quiser ou precisar.Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como acesso o SAJ fora da Procuradoria?Publicado em: 26/11/2019
Existem dois tipos de conexão que podem ser utilizadas para acessar o SAJ Procuradorias: um deles interno e o outro externo.
- O acesso ao SAJ utilizado pela Procuradoria através da rede interna da mesma, ou seja, dentro da sua sede física de trabalho, é chamado de acesso interno;
- Já o acesso ao SAJ utilizado por usuários que estão fisicamente fora da Procuradoria, é o chamado acesso externo. Neste tipo, é utilizada a conexão via servidor web connection, que deve ser configurado pelo analista de suporte responsável.
ObservaçãoVale lembrar que este tipo de conexão é liberado apenas a pessoas autorizadas, que tenham real necessidade de acessar o SAJ externamente a Procuradoria.
Estes dois tipos de acesso ao sistema, tanto interno quanto externo, são disponibilizados pela equipe de Infraestrutura ou TI da própria Procuradoria. Desse modo, quando for necessário acessar o sistema SAJ fora da rede do seu local de trabalho, entre em contato com o analista de suporte.AtençãoLembre-se de que o sistema SAJ possui diversas informações sensíveis e sigilosas sobre seus processos, por isso mantenha-se em redes seguras e de confiança, atentando-se a garantir a segurança dos dados.Créditos - Equipe SAJ Procuradorias