Atualizado em: 07/12/2020
O Editor de Textos no SAJ Procuradorias possui diversas funcionalidades para agilizar a sua rotina, entre elas a ferramenta Autotexto, que permite substituir um termo ou palavra-chave digitada por uma frase ou parágrafo, facilitando, assim, a elaboração dos seus documentos.
É possível, por exemplo, cadastrar um trecho de uma lei em um pequena expressão chave. Ao ser digitada, a expressão trará para o documento todo o trecho cadastrado. Se interessou? Saiba como utilizar este recurso.
1. Dentro do Editor de Textos, acesse o menu Ferramentas (1) e clique na opção Cadastro de Autotextos (2).
Você também consegue acessar a tela de Cadastro de Autotextos por meio do atalho Shift+Ctrl+F3.
2 Na tela Cadastro de Autotextos, clique em Novo.
3. No campo Abreviação, crie um termo ou expressão que, ao ser digitada, trará o texto integral. Por exemplo. Art.77.
4. No campo disponível para texto (1), insira a frase ou parágrafo que será adicionada ao documento quando a abreviação for digitada. Utilize a barra de ferramentas de edição logo acima do campo (2) para formatar o trecho como quiser.
5. Para que outros usuários também possam utilizar o autotexto cadastrado, selecione a opção Compartilhado com os grupos (1).
6. Em seguida, clique no botão Inserir (2), representado por um sinal de mais na lateral direita da janela, para exibir a lista de grupos (3) com os quais é possível compartilhar o autotexto.
7. Na tela Consulta de grupos, selecione os grupos (4) com os quais deseja compartilhar e clique em Selecionar (5), no canto inferior esquerdo da janela.
8. De volta à tela de Cadastro de Autotextos, perceba que os grupos foram adicionados ao campo de compartilhamento (1). Para concluir clique em Salvar (2).
9. Pronto, seu autotexto foi cadastrado. Para utilizá-lo em seus documentos, insira o carácter especial arroba (@) seguido da abreviação cadastrada. Por exemplo: @Art.77 (1). Neste momento o sistema exibirá uma pequena observação (2) com o início do trecho cadastrado, junto com a informação Pressione ENTER para inserir.
10. Aperte a tecla ENTER e o autotexto será inserido em seu documento.
Caso deseje criar um autotexto a partir de um trecho do documento em elaboração, selecione o trecho desejado (1), clique sobre ele com o botão direito do mouse e clique na opção Cadastro de Autotextos (2) (ou aperte juntas as teclas Shift+CTRL+F3).
A seguir, repita dos passos 3 ao 8.
Você pode acessar a seção Autotextos (1) do Painel Auxiliar (para isso utilize a tecla F6 do seu teclado) para visualizar todos os seus Autotextos cadastrados (2) . Para inserir algum deles ao seu documento clique duas vezes sobre ele com o mouse ou selecione o texto desejado e pressione a tecla Enter do teclado.
Com a funcionalidade Autotexto você pode salvar em palavras-chave os textos que mais utiliza e, assim, ganhar mais agilidade na elaboração de seus documentos. Aproveite!