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Como aplicar e remover partículas de campos no documentoVersão: 5.11.0-3 | Publicado em: 01/04/2024
O SAJ Procuradorias conta com a funcionalidade de preenchimento automático de campos nos documentos em elaboração, possibilitando recuperar diversas informações que estão no cadastro do processo e as exibir diretamente no documento em elaboração. O uso de campos de preenchimento automático, também conhecido como partículas, facilita a criação de documentos a partir de modelos, inserindo informações diretamente no documento em elaboração, e reduzindo o tempo gasto em consultas.
Confira neste artigo, como aplicar e remover partículas em seus documentos no SAJ Procuradorias.
1. Com o Editor de textos aberto no modelo em questão, acesse o menu Exibir (1) e clique na opção Campos de Texto (2).
DicaA tela Campos de texto pode ser acessada, também, por meio do atalho Shift + X.2. Neste momento o sistema exibirá o Painel auxiliar no lado direito da tela (1). Com ele aberto, posicione o cursor na parte do documento onde deseja inserir a partícula (2) e, em seguida, localize entre as opções disponíveis, a partícula desejada (3).
DicaPara facilitar a sua pesquisa pela partícula desejada, utilize os filtros e o campo de busca disponíveis na parte superior do Painel auxiliar.3. Uma vez localizada a partícula desejada (neste exemplo, vamos utilizar a partícula Número do processo judicial), clique duas vezes sobre ela para aplicá-la ao seu documento.
Pronto, a partícula foi inserida e agora já traz a informação indicada (este caso, o número do processo judicial).
4 - Você também pode remover as partículas do modelo de documento.
5 - Uma vez localizada a partícula que deseja excluir do modelo de documento (neste exemplo, vamos utilizar a partícula Número do processo judicial), clique com o botão direito sobre a partícula (1), clique na opção Campos de Texto (2) e clique em Excluir Campo (3).
Pronto, a partícula foi excluída e agora já não traz a informação indicada (este caso, o número do processo judicial). Para todos os novos documentos elaborados a partir deste modelo de documento, a partícula não vai mais constar.
ObservaçãoCaso não consiga inserir partículas em seu documento, procure a equipe de Suporte da Softplan para verificar se suas permissões contemplam esse tipo de atividade no Editor de Textos do sistema.Saiba maisPrecisa editar um dos campos de preenchimento automático e não consegue? Confira o artigo:
Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como utilizo a quebra de partículas (campos de preenchimento) no editor de texto do SAJ Procuradorias?Versão do sistema: 5.2.9-2
Atualizado em: 03/05/2021Você já teve alguma dificuldade para editar as informações dos campos de texto automáticos do Editor de Textos? Pois bem, existe uma funcionalidade que pode ajudar nessa tarefa: a quebra de partículas.
Veja a seguir duas maneiras de realizar a quebra de partículas.Quebra de partículas por meio do atalho Ctrl + Q
1 - No documento que está sendo editado, posicione o cursor do mouse sobre o campo de texto automático que deseja alterar e pressione Ctrl+Q no seu teclado.
Neste exemplo o cursor foi posicionado no campo Agravado.2 - Perceba que o campo perde o realce cinza. Isso indica que ele pode ser modificado, portanto, aproveite para fazer as edições necessárias.
Quebra de partículas por meio de menu:1 - Posicione o cursor do mouse sobre o campo automático (1) e clique sobre ele com o botão direito.
2 - No menu de contexto que será exibido, clique na opção Campos de Texto (2), e em seguida, clique em Quebrar Vínculo do Campo (3).
Pronto, a partícula foi quebrada e agora já é possível editar a informação.
Com a funcionalidade da quebra de partículas, você consegue editar com facilidade as informações dos campos de texto automáticos do Editor de Textos. Portanto, aproveite e agilize o processo de elaboração de seus documentos.
Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como utilizo a ferramenta Autotexto no Editor de textos do SAJ Procuradorias?Versão do sistema: 5.3.2-7
Atualizado em: 07/12/2020O Editor de Textos no SAJ Procuradorias possui diversas funcionalidades para agilizar a sua rotina, entre elas a ferramenta Autotexto, que permite substituir um termo ou palavra-chave digitada por uma frase ou parágrafo, facilitando, assim, a elaboração dos seus documentos.
É possível, por exemplo, cadastrar um trecho de uma lei em um pequena expressão chave. Ao ser digitada, a expressão trará para o documento todo o trecho cadastrado. Se interessou? Saiba como utilizar este recurso.
1. Dentro do Editor de Textos, acesse o menu Ferramentas (1) e clique na opção Cadastro de Autotextos (2).
DicaVocê também consegue acessar a tela de Cadastro de Autotextos por meio do atalho Shift+Ctrl+F3.
2 Na tela Cadastro de Autotextos, clique em Novo.
3. No campo Abreviação, crie um termo ou expressão que, ao ser digitada, trará o texto integral. Por exemplo. Art.77.
4. No campo disponível para texto (1), insira a frase ou parágrafo que será adicionada ao documento quando a abreviação for digitada. Utilize a barra de ferramentas de edição logo acima do campo (2) para formatar o trecho como quiser.
5. Para que outros usuários também possam utilizar o autotexto cadastrado, selecione a opção Compartilhado com os grupos (1).
6. Em seguida, clique no botão Inserir (2), representado por um sinal de mais na lateral direita da janela, para exibir a lista de grupos (3) com os quais é possível compartilhar o autotexto.
7. Na tela Consulta de grupos, selecione os grupos (4) com os quais deseja compartilhar e clique em Selecionar (5), no canto inferior esquerdo da janela.
8. De volta à tela de Cadastro de Autotextos, perceba que os grupos foram adicionados ao campo de compartilhamento (1). Para concluir clique em Salvar (2).
9. Pronto, seu autotexto foi cadastrado. Para utilizá-lo em seus documentos, insira o carácter especial arroba (@) seguido da abreviação cadastrada. Por exemplo: @Art.77 (1). Neste momento o sistema exibirá uma pequena observação (2) com o início do trecho cadastrado, junto com a informação Pressione ENTER para inserir.
10. Aperte a tecla ENTER e o autotexto será inserido em seu documento.
DicaCaso deseje criar um autotexto a partir de um trecho do documento em elaboração, selecione o trecho desejado (1), clique sobre ele com o botão direito do mouse e clique na opção Cadastro de Autotextos (2) (ou aperte juntas as teclas Shift+CTRL+F3).
A seguir, repita dos passos 3 ao 8.
Você pode acessar a seção Autotextos (1) do Painel Auxiliar (para isso utilize a tecla F6 do seu teclado) para visualizar todos os seus Autotextos cadastrados (2) . Para inserir algum deles ao seu documento clique duas vezes sobre ele com o mouse ou selecione o texto desejado e pressione a tecla Enter do teclado.
Com a funcionalidade Autotexto você pode salvar em palavras-chave os textos que mais utiliza e, assim, ganhar mais agilidade na elaboração de seus documentos. Aproveite!
Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como aplicar e remover partículas de preenchimento automático em um modelo de documento no SAJ Procuradorias?Artigo elaborado com base na versão 5.2.1-34
A aplicação de partículas de preenchimento automático (ou Campos de texto) possibilita a criação de documentos a partir de modelos de forma mais dinâmica e ágil, uma vez que, a partir da configuração das mesmas nos modelos, as informações dos campos são inseridas automaticamente no documento em elaboração, poupando seu tempo de consulta.
Confira neste artigo, como aplicar partículas em seus documentos no SAJ Procuradorias.
1. Com o Editor de textos aberto no modelo em questão, acesse o menu Exibir (1) e clique na opção Campos de Texto (2).DicaA tela Campos de texto pode ser acessada, também, por meio do atalho Shift + X.
2. Neste momento o sistema exibirá o Painel auxiliar no lado direito da tela (1). Com ele aberto, posicione o cursor na parte do documento onde deseja inserir a partícula (2) e, em seguida, localize entre as opções disponíveis, a partícula desejada (3).
DicaPara facilitar a sua pesquisa pela partícula desejada, utilize os filtros e o campo de busca disponíveis na parte superior do Painel auxiliar.
3. Uma vez localizada a partícula desejada (neste exemplo, vamos utilizar a partícula Número do processo judicial), clique duas vezes sobre ela para aplica-la ao seu documento.Pronto, a partícula foi inserida e agora já traz a informação indicada (este caso, o número do processo judicial).
ObservaçãoCaso não consiga inserir partículas em seu documento, procure a equipe de suporte para verificar se suas permissões contemplam esse tipo de atividade no Editor de Textos do sistema.
Em caso de inserção de partículas específicas, como Numeração automática, por exemplo, o preenchimento das informações se dará, apenas, após a finalização do documento. Enquanto o mesmo estiver em edição aparecerá, apenas, a expressão “VALOR”.
Saiba maisPrecisa editar um dos campos de preenchimento automático e não consegue? Confira o artigo:
Como utilizo a quebra de partículas no editor de texto do SAJ Procuradorias?
Créditos - Equipe SAJ Procuradorias