Publicado em: 13/07/2020
Muitas vezes o Procurador necessita de esclarecimentos sobre um determinado processo para o correto cumprimento da ordem judicial, precisando obter informações direto do órgão responsável. E por meio do fluxo de Informação é possível tornar esse processo mais célere, organizado e ágil.
A Solicitação de Informação atende órgãos internos da Procuradoria como, Departamento de Engenharia, setores da Saúde do HCFMUSP, setores internos do SPPREV etc.
As configurações são realizadas de acordo com a necessidade de cada unidade da Procuradoria.
Confira, neste artigo, como realizar uma solicitação de informações no SAJ Procuradorias.
1. Na tela principal do sistema SAJ Procuradorias, acesse o menu Processos e clique na opção Agenda, ou aperte a tecla F11 do seu teclado para abrir sua Agenda.
2. Em sua Agenda, localize a pendência do processo para o qual deseja realiza o pedido, clique com o botão direito do mouse sobre ela (1), clique na opção Solicitar (2) e, na sequência, clique na opção Informação (3).
3. O sistema abrirá a tela de Emissão de Documentos com a categoria de solicitação de Informações selecionada. Clique na lupa ao lado direito do campo Modelo (1) para exibir a lista de opções disponíveis.
4. Na tela Consulta Modelos de Documentos, selecione a opção mais adequada (2) e, em seguida, clique em Selecionar (3).
5. De volta à tela de Emissão de Documentos clique em Editar para prosseguir.
6. O sistema abrirá o editor de textos com o modelo de solicitação de Informação aberto. Complemente-o com os dados necessários e finalize o documento por meio do botão Finaliza o documento atual (sinalizado pelo desenho de uma folha de papel amarela com um F no centro) na barra lateral de ferramentas.
7. Na tela de finalização de documentos, o sistema irá pedir para informar o local que o documento deverá ser enviado. Para isso, especifique no campo Especificação do Local (1). Ao selecionar a lupa do campo, abrirá a tela de consulta de locais disponíveis para seleção. Clique na opção desejada (2) e, em seguida, clique em Selecionar (3).
8. Após selecionado o local de destino da solicitação, clique em Finalizar.
Após a finalização, selecionada a pendência, aparecerá no rodapé da Agenda o status do pedido “Solicitação de Informações: realizada”.
Pronto! Uma vez o pedido respondido pelo órgão responsável, o status da solicitação será alterado para “Atendida”, finalizando o fluxo do pedido e permitindo o encerramento da pendência pelo procurador.
O documento do pedido é disponibilizado na pasta digital do processo para controle do procurador, e o usuário que atender o pedido irá digitalizar todas as informações solicitadas, também na pasta digital do processo. Assim que o Status do pedido for “Atendido”, todas as informações estarão disponíveis na pasta digital do processo para consulta.