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Como identificar se um processo é físico ou digital no SAJ Procuradorias?Versão do sistema: 5.2.10-7
Publicado em: 13/05/2020Por vezes, podem restar dúvidas se processo está tramitando de forma física ou digital no SAJ Procuradorias, o que gera indagações, por exemplo, sobre a possibilidade de realizar um protocolo eletrônico naquele processo.
Veja neste artigo, como identificar se o processo que deseja protocolar está tramitando de forma física ou digital no SAJ Procuradorias.
1. Acesse o menu Processos e clique na opção Cadastro de Processos Judiciais.
2. Na tela de Cadastro de Processos Judiciais, preencha o campo Nosso Nº ou Outro Nº, no canto superior esquerdo da tela (1), e aguarde o carregamento das informações do processo. Na sequência, clique na aba Informações (2).
3. Na aba Informações, localize o campo Trâmite. Nele haverá duas opções:Físico e Digital. A que estiver selecionada indica a forma que o processo tramita no SAJ Procuradorias. Neste exemplo, o processo tramita fisicamente.- Lembre-se de que, para que um processo possa tramitar digitalmente no SAJ Procuradorias é necessário que ele já tramite digitalmente no Tribunal.
- Cada “árvore” do processo, ou seja, processo principal e subprocessos, pode estar tramitando de uma forma diferente. Certifique-se de que a árvore selecionada é aquela cujo trâmite deseja verificar.
Uma vez identificado o trâmite do processo no sistema, é possível seguir com as tratativas cabíveis no caso de cada processo.
Saiba MaisPara identificar se um processo tramita de forma física ou digital no Tribunal de Justiça acesse o artigo:
Como verificar o trâmite de um processo no Tribunal de Justiça por meio do SAJ Procuradorias?
Caso precise alterar a tramitação de um processo no SAJ Procuradorias, acesse o artigo:Como converter um processo físico em digital no SAJ Procuradorias?
Créditos - Equipe SAJ Procuradorias - Lembre-se de que, para que um processo possa tramitar digitalmente no SAJ Procuradorias é necessário que ele já tramite digitalmente no Tribunal.
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Como definir a complexidade de um processo em seu cadastro no SAJ Procuradorias?Versão do sistema: 5.2.11-3
Publicado em: 30/06/2020O sistema SAJ Procuradorias permite que sejam atribuídas complexidades diferentes aos processos, de acordo com a carga de trabalho que eles geram aos procuradores, a fim de realizar uma divisão justa e equalizada de demandas nos momentos de distribuição.
Essa atribuição é realizada no momento de cadastro do processo, mas pode ser alterada posteriormente pelo procurador chefe ou quem mais possuir as devidas permissões, caso seja identificada a necessidade.
Veja, neste artigo, como definir a complexidade de processos no SAJ Procuradorias.
1. Acesse o menu Processos e clique na opção Cadastro de Processos Judiciais.
2. Na tela Cadastro e Movimentação de Processos Judiciais, inicie o procedimento de cadastro de processo clicando em Novo (1), no canto inferior esquerdo da tela.
3. Na janela Processo Judicial, preencha os campos com Tribunal, Órgão judicial e Número do processo (2) e clique em Selecionar (3).
4. Na sequência realize os demais procedimentos de cadastro do processo, até chegar à aba Informações.Saiba maisConfira todos os procedimentos de cadastro de processo nos materiais a seguir:
Parte 1: cadastrando dados básicos
Parte 2: cadastrando partes
Parte 3: cadastrando outros assuntos
Parte 4: cadastrando movimentações
Parte 5: informando dados complementares
5. Na aba Informações (1) localize o campo Complexidade do processo (2), e clique na lupa (3) ao lado do mesmo para visualizar as opções disponíveis.
6. Na janela Consulta Complexidades de Processos, selecione aquela que julga adequada (1) ao processo em cadastramento e clique em Selecionar (2).ObservaçãoAs complexidades disponíveis variam de um cliente para o outro, pois essa é uma definição exclusiva de cada procuradoria, podendo até não haver diferentes níveis complexidade.
7. De volta à tela Cadastro e Movimentação de Processos Judiciais, confira as demais informações do processo e conclua clicando em Salvar.
Pronto, a complexidade indicada foi atribuída ao processo e a partir desse momento o sistema recalculará o peso atribuído ao procurador que receberá o processo de acordo com a complexidade.Saiba maisAcesse o artigo e veja como consultar a complexidade atribuída a um processo:
Como consulto a complexidade do processo em seu cadastro no SAJ Procuradorias?
Definiu a complexidade errada a um processo? Veja como alterar essa informação no artigo:
Como altero a complexidade de um processo pelo fluxo de trabalho do SAJ Procuradorias?
Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como classificar um processo como Acompanhamento Especial no SAJ Procuradorias?Versão: 5.2.10-21 | Publicado em: 30/06/2020
O sistema SAJ Procuradorias oferece a seus usuários a possibilidade de marcar processos relevantes para o Estado como Processos de Acompanhamento Especial afim de que sejam monitorados constantemente.
Uma vez marcados como tal, os processos recebem periodicamente (de acordo com critérios estabelecidos para a unidade pelo administrador do sistema) alertas em formato de pendências de impulsionamento do feito.
É possível classificar um processo como de Acompanhamento Especial de três formas:
- Por meio da tela de Cadastro de Processos (em todos os clientes);
- Pelo Fluxo de Trabalho da Chefia (para clientes que utilizam Agenda como forma de organização de suas pendências), durante a distribuição e/ou validação de um processo; ou pelo
- Fluxo de Trabalho (para os clientes que utilizam o Fluxo como forma de organização de suas pendências) durante a distribuição e/ou validação de um processo
Veja, neste artigo, como realizar essa classificação por meio de cada uma das formas.
a) Por meio da tela de Cadastro de Processos Judiciais.
1. Acesse o menu Processos e clique na opção Cadastro de Processos Judiciais.
2. Informe, no campo Nosso Nº ou Outro Nº (1), o número do processo que deseja classificar como de acompanhamento especial, aperte a tecla TAB de seu teclado e aguarde o carregamento automático das informações do processo.
3. Uma vez carregados os dados, acesse a aba Informações (2).
4. Na aba Informações, localize a opção Acompanhamento especial (1), logo abaixo do campo Complexidade do processo e habilite-a por meio da caixa de seleção ao lado da mesma5. Para concluir, clique em Salvar (2), no canto inferior esquerdo da tela.
b) Por meio do Fluxo de Trabalho da Chefia.ObservaçãoApenas usuários com o perfil ou função de Procurador-chefe podem realizar a configuração por esse meio.1. Acesse o menu Processos e clique na opção Fluxo de Trabalho da Chefia.
2. Em seu fluxo, acesse a aba Distribuição (ou guia de Não Validados) (1).
3. Em seguida, localize o processo desejado e clique sobre a caixa de seleção disponível na coluna Acomp. Especial (2) para habilitá-lo.
AtençãoAo marcar um processo como Acompanhamento Especial pelo Fluxo da Chefia, o sistema utilizará como padrão as configurações da Chefia realizadas no sistema Administrador para a geração de alertas.c) Por meio do Fluxo de Trabalho.
1. Acesse o menu Processos e clique na opção Fluxo de Trabalho.
2. Em seu Fluxo, localize, nas filas em que se encontram os processos pendentes de distribuição, o processo desejado.
3. Uma vez localizado, clique sobre ele para selecioná-lo (1) e, sem seguida, clique no botão Acompanhamento Especial(2), na barra de atividades acima da lista de processos. Na sequência escolha a opção Marcar (3) para habilitar o acompanhamento especial.
Uma vez marcados como de Acompanhamento Especial, os processos receberão alertas periódicos a fim de relembrar o procurador responsável para que monitore o processo e seu andamento até que seja concluído.
Saiba MaisAlém dos alertas emitidos automaticamente pelo sistema uma vez que o processo é classificado como de Acompanhamento Especial (de acordo com parâmetros configurados no SAJ ADM), é possível, ainda, adicionar lembretes personalizados ao processo, em datas e com objetivos específicos para cada demanda, de acordo com as necessidades do procurador responsável. Confira como adicionar esses lembretes ao processo no artigo:
Como crio um alerta para lembrar de um processo no SAJ Procuradorias?Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como cadastro um processo judicial no SAJ Procuradorias? Parte 5: informando dados complementaresVersão do sistema: 5.4.0-59
Atualizado em: 20/04/2021O cadastro de processos judiciais permite realizar o registro dos dados básicos de um processo, das partes que o compõem, de assuntos e de valores associados. Possibilita, ainda, o registro do andamento processual, automatizando a notificação de pendências para o procurador responsável, oferecendo real controle dos prazos processuais e das ações que necessitam de sua manifestação.
Para melhor disposição das informações, o material acerca do cadastro de processos judiciais foi dividido em cinco partes, conforme disposto a seguir:
Parte 1: cadastrando dados básicos
Parte 2: cadastrando partes
Parte 3: cadastrando outros assuntos
Parte 4: cadastrando movimentações
Parte 5: informando dados complementaresAcompanhe, a partir de agora, a quinta e última etapa do cadastro de processos: informando dados complementares.
1. Na aba de dados complementares do processo, o sistema nos apresenta como primeira informação a data de ajuizamento (1) e a complexidade do processo (2).
2. Indica também o tipo de trâmite, se físico ou digital (1). Se o trâmite for físico, é indicado informar o local do órgão onde o processo se encontra (2). Também é possível informar outros números relacionados ao processo (3) e, na parte inferior da janela, o sistema mostra por quem e quando o processo foi cadastrado, revisado e validado (4). No botão Listar alterações do processo, é possível consultar todas as alterações realizadas, assim como a data, o horário e quem realizou a alteração.
Agora conheça melhor cada uma dessas opões.
3. Para informar a Data de ajuizamento do processo, clique na seta para baixo para abrir o calendário e selecionar a data desejada. Se preferir, basta digitar manualmente a data no espaço em branco disponível.
4. A complexidade do processo já vem preenchida pelo sistema e impacta diretamente no peso atribuído ao processo no momento da distribuição para o procurador. Caso julgue necessário, é possível alterá-la.ObservaçãoA configuração de complexidade do processo é realizada mediante solicitação da Procuradoria. Neste caso, ao identificar a necessidade procure a equipe técnica da Softplan para que as devidas configurações sejam realizadas, e os tipos de complexidades sejam disponibilizados para seleção no campo correspondente.
5. Se o processo tratar de algum assunto de muita relevância, é possível marcar o campo Acompanhamento especial. Nem todos os usuários possuem permissão para marcar este campo, mas caso essa opção seja marcada, o processo virá com um informativo de que possui acompanhamento especial.
6. Utilize os campos Local e Complemento para informar onde o processo se encontra no meio físico. Em Local, clique na seta para selecionar uma das opções, e em Complemento é possível adicionar informações que facilitam a localização exata do processo.ObservaçãoO campo Local não é editável, impossibilitando que o usuário inclua qualquer informação. Para inclusão de novos Locais Físicos, acione a equipe técnica para que as devidas configurações sejam realizadas. Já o campo Complemento permite a descrição livre, possibilitando ao usuário inserir informações que considere relevantes.
7. Utilize o quadro para armazenar Outros números que façam referência ao processo. No campo Descrição, clique na seta e selecione o tipo de documento a que se refere e, no campo ao lado, digite o número do documento. Quando se tratar do cadastro de um processo muito antigo, por exemplo, utilize esse campo para informar o número utilizado no sistema judiciário da época. Clique no ícone + para adicionar novas informações à tabela e, para remover, selecione o item a ser removido e clique no ícone –. Ao remover, o sistema exibirá uma mensagem solicitando a confirmação da exclusão.
8. Por fim, a aba Informações apresenta, ainda, o histórico das etapas processuais. Mostra os responsáveis pelo cadastro, pela revisão e pela validação, além dos dias e horários em que essas operações foram realizadas. Como o processo ainda está em processo de cadastramento, as informações relativas à revisão e à validação não constam. Ao clicar no botão Listar alterações do processo, o sistema abre a janela Consulta de alterações no cadastro de processos, na qual é possível consultar todas as alterações realizadas, assim como o usuário que as realizou, o dia e a hora em que foram realizadas.
9. Depois de inseridas todas as informações do cadastro, clique no botão Salvar. Uma vez cadastrado e salvo, o processo fica aguardando a digitalização das peças processuais para, então, prosseguir para a revisão.
E assim está concluído o cadastro de processos judiciais. Com o SAJ Procuradorias, a qualquer momento, é possível cadastrar processos que foram gerados ou ajuizados fisicamente. A vantagem, é que, com o sistema, os trâmites interno e externo passam a ser por meio eletrônico, o que traz ganhos para a organização e para a rotina de trabalho. Aproveite mais essa funcionalidade do SAJ Procuradorias.Saiba maisCadastro de processos - Parte 1: cadastrando dados básicos
Cadastro de processos - Parte 2: cadastrando partes
Cadastro de processos - Parte 3: cadastrando outros assuntos
Cadastro de processos - Parte 4: cadastrando movimentações
Cadastro de processos - Parte 5: informando dados complementaresCréditos - Equipe SAJ Procuradorias