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Cadastro de modelo documento - SAJ ProcuradoriasVideoaula - Caso não consiga visualizar o vídeo, verifique se o servidor da sua rede permite o acesso a esse tipo de conteúdo.
É comum que em sua rotina seja necessário produzir diversos documentos que possuem o mesmo formato e fundamentação. Pensando em facilitar suas demandas diárias, o SAJ Procuradorias possui uma ferramenta para que você crie modelos dos principais documentos utilizados. Acompanhe nesse vídeo como usar essa ferramenta.
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O que é e como cadastro um modelo de documento da Instituição no SAJ Procuradorias?Versão do sistema: 5.4.0-39
Publicado em: 30/03/2021A emissão de documentos é uma das principais atividades na rotina de um procurador, e como muitos documentos têm estrutura e organização semelhantes, criar modelos de documentos para cada tipo de manifestação pode agilizar muito as demandas diárias.
Os modelos podem ser criados pelo próprio usuário, considerando suas linhas específicas de atuação, ou mesmo pela instituição, quando os documentos podem/devem seguir uma estrutura e uma determinada linha de atuação. Esses modelos (da instituição) são, normalmente, elaborados pelo grupo gestor e disponibilizados a todos os usuários vinculados à categoria do documento, diferente dos modelos de usuário ou de grupo, que ficam disponibilizados a usuários restritos.
ObservaçãoVale lembrar que apenas usuários com uma permissão especial no sistema podem criar modelos de instituição, visto que este modelo fica visível e disponível para utilização a todos.
Veja, a seguir, como elaborar um modelo de instituição (para o caso de ser um dos usuários autorizados para esse procedimento).
1. Para iniciar a criação do modelo, acesse o menu Arquivo (1) e clique na opção Cadastro de Modelos de Instituição (2).
2. Na tela de Cadastro de Modelos de Documento, clique na lupa (1) disponível ao lado do campo Categoria para exibir a lista de opções disponíveis.
3. Na janela Consulta de Categorias (2), selecione a opção mais adequada ao modelo que você deseja elaborar (3) e clique em Selecionar (4) no canto inferior esquerdo da tela.
4. De volta à tela de Cadastro de Modelos de Instituição, serão exibidos os modelos já cadastrados na categoria de documento selecionada. Para iniciar um novo modelo, clique em Novo, na parte inferior da tela.
5. Neste momento, o sistema habilita a aba Formulário (1). Acesse-a e, nela, informe no campo Nome (2) o nome que deseja atribuir ao seu modelo (lembre-se desse nome para que possa encontrá-lo em consultas futuras) e, na sequência, clique em Salvar (3), na parte inferior da tela.
6. Neste momento o sistema exibirá um documento em branco no Editor de Textos e você já pode iniciar a elaboração seu modelo. Sugere-se Iniciar pela inclusão do cabeçalho. Para isso, no menu Exibir (1) clique na opção Cabeçalho e Rodapé (2).
7. Na tela auxiliar, clique na opção Cabeçalho e Rodapé (1) para habilitar o campo (2) para a inclusão do conteúdo.
8. Uma vez habilitado o campo, inclua o conteúdo desejado para o cabeçalho (brasão e nome da instituição, seção, subdivisão e etc.)
9. Na sequência, clique fora da área do cabeçalho e informe o conteúdo desejado para o modelo. O texto pode ser digitado ou copiado de outro arquivo já existente, de dentro ou fora do SAJ Procuradorias.
Que tal agilizar um pouco mais a sua rotina?Por meio da ferramenta Campos de texto, o sistema oferece a possibilidade de preenchimento automático de alguns campos do documento, como o número do processo e o nome da parte, por exemplo.
Para incluir essa facilidade em seu modelo, aperte a tecla F5 e, na tela auxiliar que será exibida, digite a informação que deseja inserir no campo automático.
Ao digitar “número”, por exemplo, é possível selecionar uma das opções sugeridas, como “Nosso Número", "Número do processo judicial”, “Número do expediente nosso processo administrativo" e assim por diante.
Saiba MaisSaiba mais sobre os Campos de Texto acessando os artigos:
Como aplicar e remover partículas de preenchimento automático em um modelo de documento no SAJ Procuradorias?
Como utilizo a quebra de partículas (campos de preenchimento) no editor de texto do SAJ Procuradorias?Uma vez elaborado o modelo, não se esqueça de salvar as alterações por meio da opção Salvar (representada pelo desenho de um disquete) na barra de ferramenta na parte superior da tela, ou no menu Arquivo.
Pronto! Agora a procuradoria já dispõe de um documento modelo que traz diversas informações de forma automática, sem necessidade de edições manuais. Com modelos predefinidos para a instituição, a procuradoria ganha em produtividade uma vez que os usuários ganham tempo para se dedicar àquilo que realmente importa: o trabalho intelectual.
Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como reativo modelos fora de uso no SAJ Procuradorias?Versão do sistema: 5.1.0-73
Publicado em: 22/02/2021A funcionalidade de classificar modelos como fora de uso no SAJ Procuradorias tem como objetivo facilitar a busca dos usuários pelo modelo mais adequado para cada manifestação. Porém, quando desabilitamos algum modelo, o mesmo deixa de aparecer na lista de opções da tela de emissão de documentos e, também, do gerenciador de arquivos. E se for necessário reativar algum modelo, você sabe o que fazer? Confira neste artigo como reativar um modelo fora de uso.
1. Acesse o menu Arquivo, opção Cadastro de modelos de documento ou Cadastro de modelos de instituição (dependendo do modelo que você deseja reativar).
2. Na guia Tabela, clique na lupa para exibir a tela de Consulta de Categorias.
3. Na tela Consulta de Categorias, utilize o campo de busca para localizar a categoria a que pertence o documento e clique em Selecionar.
4. De volta à guia Tabela, habilite a opção Listar fora de uso.
5. Perceba que agora o sistema exibe modelos que não constavam em tela antes. Clique sobre o modelo que deseja reativar e acesse a aba Formulário.
6. Na aba Formulário, desabilite a opção Fora de uso.
7. Clique em Salvar.
8. Volte à guia Tabela e desabilite a opção Listar fora de uso.
9. Confira a presença do modelo reativado entre as opções disponíveis.
Pronto, seu modelo foi reativado e agora voltará a aparecer em seu gerenciador de arquivos e na lista de modelos na tela de emissão de documentos. Aproveite mais essa funcionalidade que o SAJ Procuradorias oferece para facilitar a sua rotina no momento de elaboração de suas manifestações!
Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como importar documentos no Editor de Textos no SAJ Procuradorias?Versão do sistema: 5.2.10-37
Publicado em:03/08/2020Você sabia que é possível importar documentos de sua máquina diretamente para o Editor de Textos do SAJ Procuradorias? Dessa forma, caso já tenha modelos salvos em suas pastas locais, eles poderão ser importados e editados diretamente pela ferramenta de edição de documentos do sistema, agilizando o seu trabalho e permitindo o reaproveitamento dos documentos como modelos para manifestações futuras.
Veja a seguir como utilizar essa funcionalidade e aproveitar mais um dos benefício que o SAJ Procuradorias oferece a você!
1. Com o Editor de Textos aberto, acesse o menu Arquivo (1), clique na opção Importar / exportar (2) e, a seguir, clique na opção Importar Documento... (3).
2. Na sequência, será exibida a janela Abrir, com as pastas locais disponíveis em seu computador. Por meio dela, localize o documento que deseja importar, selecione-o (1) e clique em Abrir (2).
ObservaçãoVale lembrar que só é possível importar documentos que estejam nos formatos permitidos no Editor de Texto:
- Documentos RTF (*.rtf)
- Documentos do Microsoft Word (*.doc; *.dot; *.docx; *.dotx)
- Arquivos Texto (*.txt)
- Páginas Internet (*.htm, *.html)
- Todos os Arquivos (*.*)
3. Ao clicar em Abrir, o sistema exibirá a tela Importação de Documentos. Nela informe a Categoria de documento (1) relacionada à manifestação a ser elaborada, e o número do processo (2) no campo Nosso Nº ou Outro Nº. Na sequência, clique em Selecionar (3).
4. Neste momento o documento selecionado será importado para o Editor do Textos. Realize nele as edições que julgar necessárias e finalize a emissão da manifestação por meio do botão Finaliza o documento atual, botão representado pelo desenho de uma folha de papel amarela com um F, na barra de ferramentas na lateral esquerda da tela.5. Na tela Finalizar Documento, siga com os procedimentos necessários de finalização (assinatura, protocolo, impressão, se for o caso etc.)
Pronto! Agora você já sabe como aproveitar mais esse benefício que o sistema SAJ Procuradorias oferece, podendo importar os documentos que deseja de forma fácil e rápida, agilizando assim as atividades relacionadas a elaboração de peças.
Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como criar e utilizar um Modelo Dependente no SAJ Procuradorias?Versão do sistema: 5.2.10-21
Publicado em: 21/05/2020Os modelos dependentes têm como função alimentar outros modelos com informações previamente configuradas e automatizadas. Para que fique mais claro, imagine a elaboração de um documento para um processo, e que no mesmo seja necessário listar todas as CDAs relacionadas. É possível, nesse caso, inserir uma tabela e alimentá-la manualmente com o número, a situação e o valor de cada CDA, mas seria muito mais fácil se o sistema pudesse inserir essas informações automaticamente, não é mesmo?
Um outro exemplo de aplicação dos modelos dependentes seria a inserção de artigos de lei na íntegra quando necessário citá-los em alguma lide, mas os mesmos têm tantos caracteres que não se encaixam nas características do Autotexto. É possível, então, criar um modelo dependente com o texto do artigo que deve ser citado, e inserir este dependente na elaboração do modelo que será utilizado futuramente. O texto do modelo dependente será inserido automaticamente no modelo ora em elaboração e replicado em todas as vezes que o modelo for utilizado.
Uma vez entendido o que são modelos dependentes e como eles podem agilizar sua rotina na elaboração de documentos, confira neste tutorial ao orientações para criá-los e utilizá-los.
Inicialmente, veja como elaborar o modelo dependente.1. Acesse o menu Arquivo e clique na opção Cadastro de Modelos de Instituição ou Cadastro de Modelos de Documentos (caso seja um modelo individual).
2. Na tela Cadastro de Modelos de Instituição, clique na lupa (1) disponível ao lado do campo Categoria para selecionar a categoria em que será criado o modelo dependente.
3. Na Janela de Consulta de Categorias (2), selecione a categoria desejada (3) e clique em Selecionar (4).
4. De volta à tela de Cadastro de Modelos de Instituição, clique em Novo.
5. Na sequência, informe o nome do modelo (1) e clique em Salvar (2).
Neste momento o sistema abrirá, no Editor de Textos do SAJ Procuradorias, o modelo recém-criado.ObservaçãoSerá ilustrada, neste material, a criação de um modelo dependente para listagem de CDAs. Para tanto, sugere-se a inserção de uma tabela. Caso, no modelo dependente criado por você, não seja necessária a inserção de tabelas, avance para o passo 6.
6. Acesse o menu Tabela (1) e clique na opção Desenhar Tabela (2).
7. Na janela Inserir Tabela, informe as configurações de sua tabela (1), sendo 1 linha e N colunas, sendo N a quantidade de informações que o você deseja que sejam apresentadas no documento (Neste exemplo, será inserida uma tabela com 3 colunas e 1 linha. Por fim, clique em OK (2).
8. A tabela será inserida em seu documento. Em cada uma das células, adicione as partículas referentes às informações que deseja inserir no modelo dependente.Saiba maisPara saber mais sobre a inclusão de partículas de preenchimento automático, acesse o artigo:
Como aplicar e remover partículas de preenchimento automático em um modelo de documento no SAJ Procuradorias?
9. Caso necessário, insira informações adicionais e, por fim, clique em Salvar (botão representado pelo desenho de um disquete na barra superior de ferramentas) para concluir o modelo dependente.Saiba maisÉ possível salvar as alterações no documento, também, acessando o meu Arquivo e clicando na opção Salvar.
10. Na sequência, feche o Editor de Textos.
Pronto, seu modelo dependente foi concluído!
Agora veja agora como utilizá-lo na elaboração de outros modelos.11. Na tela inicial do SAJ Procuradorias, acesse o menu Arquivo e clique na opção Cadastro de modelos de Instituição ou Cadastro de Modelos de Documentos (caso seja um modelo individual).
12. Na tela Cadastro de Modelos de Instituição, clique na lupa (1) disponível ao lado do campo Categoria para selecionar a categoria em que será criado o modelo dependente.
13. Na Janela de Consulta de Categorias (2), selecione a categoria desejada (3) e clique em Selecionar (4).
14. De volta à tela de Cadastro de Modelos de Instituição, clique em Novo.
15. Na sequência, informe o nome do modelo (1) e clique em Salvar (2).
Novamente, o Editor de textos exibirá o modelo recém-criado; desta vez, o modelo a ser replicado na elaboração de documentos para os processos de atuação do procurador.16. Formate-o e adicione todos os dados que devem constituir o modelo principal (1).
17. Insira uma tabela do mesmo tamanho da tabela do modelo dependente e insira os títulos de cada coluna (2).
18. Logo abaixo da tabela, insira a partícula Modelo Dependente.
19. Neste momento o sistema exibirá a janela Seleção de Modelo Dependente. Nela selecione utilize as lupas ao lado dos respectivos campos para indicar o Modelo dependente (1) que será inserido, e o Grupo de campos para repetição (2).Este último, escolha de acordo com a criação do modelo dependente. Neste caso, como foi elaborado um modelo dependente para listagem de CDAs, o grupo refere-se a este assunto.
20. Uma vez inserida a partícula do modelo dependente e realizadas todas as alterações necessárias, salve o modelo por meio do botão Salvar (representado pelo desenho de um disquete na barra superior de ferramentas).
Neste caso, ao emitir um documento a partir do modelo que contém um modelo dependente, serão emitidos os dados do devedor bem como a relação de CDAs que estão vinculadas ao processo.Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como cadastro modelos de documento no SAJ Procuradorias?Versão do sistema: 5.3.2-7
Atualizado em: 21/09/2020Formatar um documento pode ser uma tarefa morosa e cansativa, não é mesmo? Felizmente, o SAJ Procuradorias oferece uma funcionalidade que permite a seus usuários cadastrar modelos de documento e assim agilizar suas demandas diárias. Veja a seguir como aproveitar essa facilidade.
1. Clique no menu Arquivo e selecione a opção Cadastro de Modelos de Documento.ObservaçãoO sistema também oferece a opção Cadastro de modelos da instituição. Entretanto, essa ferramenta é utilizada apenas para inclusão de modelos definidos pelo grupo gestor da procuradoria.
2. Na tela de Cadastro de Modelos de Documento, clique na lupa (1) disponível ao lado do campo Categoria para exibir a lista de opções disponíveis.
3. Na janela Consulta de Categorias (2), selecione a opção mais adequada ao modelo que você deseja elaborar (3) e clique em Selecionar (4) no canto inferior esquerdo da tela.
4. De volta à tela Cadastro de Modelos de Documento, com a categoria selecionada, clique em Novo, na parte inferior da tela.
5. Observe que, neste momento, o sistema habilita a aba Formulário. Nela, informe no campo Nome (1) o nome que deseja atribuir ao seu modelo (lembre-se desse nome para que possa encontrá-lo em consultas futuras) e, na sequência, clique em Salvar (2), na parte inferior da tela.
6. Neste momento o sistema exibirá um documento em branco no Editor de Textos e você já pode iniciar a elaboração seu modelo. Sugere-se Iniciar pela inclusão do cabeçalho. Para isso, no menu Exibir (1) clique na opção Cabeçalho e Rodapé (2).
7. Na tela auxiliar, clique na opção Cabeçalho e Rodapé (1) para habilitar o campo (2) para a inclusão do conteúdo.8. Uma vez habilitado o campo, inclua o conteúdo desejado para o cabeçalho (brasão e nome da instituição, seção, subdivisão e etc.)
9. Na sequência, clique fora da área do cabeçalho e informe o conteúdo desejado para o modelo. O texto pode ser digitado ou copiado de outro arquivo já existente, dentro ou fora do SAJ Procuradorias.
Vamos agilizar um pouco mais a sua rotina?
Por meio da ferramenta Campos de texto, o sistema oferece a possibilidade de preenchimento automático de alguns campos do documento, como o número do processo e o nome da parte, por exemplo.Para isso, pressione a tecla F5 e, na tela auxiliar, digite a informação que você deseja inserir no campo automático. Ao digitar “número”, por exemplo, é possível selecionar uma das opções sugeridas, como “Nosso Número", "Número do processo judicial”, “Número do expediente nosso processo administrativo" e assim por diante.
ObservaçãoAcesse o menu Exibir (1) e clique na opção Campos de Texto (2).
Neste momento o Painel Auxiliar será exibido no canto direito da tela. Digite no campo de pesquisa a informação que você deseja inserir de forma automática e o sistema fará um pequeno filtro.
Para escolher uma opção, clique duas vezes sobre ela ou utilize o botão Selecionar, localizado na parte inferior do painel. Veja:
Uma vez elaborado o modelo, não se esqueça de salvar as alterações por meio da opção Salvar (representado pelo desenho de um disquete) na barra de ferramenta na parte superior da tela, ou no menu Arquivo.Pronto! Agora você tem um documento modelo que traz diversas informações de forma automática, sem necessidade de edições manuais. Aproveite essa funcionalidade para construir um acervo de documentos que agilize suas demandas e tenha, assim, mais tempo para se dedicar àquilo que realmente importa: o seu trabalho intelectual.
Créditos - Equipe SAJ Procuradorias