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Inserir nova página/ peça na Pasta Digital do processo - SAJ ProcuradoriasVideoaula - Caso não consiga visualizar o vídeo, verifique se o servidor da sua rede permite o acesso a esse tipo de conteúdo.
No SAJ Procuradorias, no momento de elaboração de um documento, você pode incluir um documento na pasta digital sem ter que sair do editor de textos. Acompanhe no vídeo a seguir como é fácil!
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Inserir anexo em documento no Editor de Textos a partir da tela de Finalização de Documento - SAJ ProcuradoriasVideoaula - Caso não consiga visualizar o vídeo, verifique se o servidor da sua rede permite o acesso a esse tipo de conteúdo.
Aprenda como anexar um arquivo no momento da finalização de um documento em elaboração. É possível selecionar um arquivo já inserido na Pasta Digital.
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Inserir observações em documentos no Editor de Texto a partir do Painel Auxiliar - SAJ ProcuradoriasVideoaula - Caso não consiga visualizar o vídeo, verifique se o servidor da sua rede permite o acesso a esse tipo de conteúdo.
Veja como inserir, de forma rápida, uma observação em documentos que estão em elaboração no editor de textos do SAJ Procuradorias.
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Inserir Anexo em documento no Editor de Textos a partir do Painel Auxiliar - SAJ ProcuradoriasVideoaula - Caso não consiga visualizar o vídeo, verifique se o servidor da sua rede permite o acesso a esse tipo de conteúdo.
O SAJ permite que, por meio do painel auxiliar no editor de texto, seja inserido um anexo ao documento que estiver sendo elaborado. Para esse procedimento é necessário que este documento não esteja disponível na Pasta Digital. Acompanhe esse processo no vídeo abaixo.
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Como reativo observações nos documentos no SAJ Procuradorias?Versão do sistema: 5.2.0-7
Publicado em: 13/03/2020Quando um documento é elaborado e enviado para revisão, o revisor pode incluir observações para facilitar o ajuste do instrumento. Por sua vez, o usuário autor, ao retificar o documento, pode marcar as observações como concluídas.
Porém, caso uma delas tenha sido concluída por engano, ou ainda, caso o autor queira revisar alguma delas, pode reativar observações já concluídas. Acompanhe este artigo e veja como proceder.
1. Localize, em sua Agenda ou Fluxo de trabalho, o documento a ser editado, selecione-o e clique em Editar.ObservaçãoEssa atividade pode estar disponível na barra de atividades acima da lista de pendências ou no menu de contexto, que pode ser acessado clicando sobre o documento com o botão direito do mouse
2. Clique no botão Anexos e Observações (representado pelo desenho de um balãozinho) na barra de ferramentas à esquerda da tela, para acessar o Painel auxiliar do seu Editor de Textos.
3. No painel auxiliar, localize a seção de Observações (na parte inferior do painel) (1), selecione a observação a ser reativada (2) e clique em Indicar a observação como “Pendente” (botão representado pelo desenho de um sinal de “check”) (3).ObservaçãoCaso as observações concluídas não apareçam no painel auxiliar e no documento, clique em Histórico e o sistema exibirá todas as observações, estejam elas pendentes ou concluídas.
4. Pronto, a observação foi reativada. Perceba que agora ela aparece novamente como pendente (1) no painel auxiliar e o texto passou a ser destacado em amarelo no documento (2).Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como insiro uma nova manifestação em um processo administrativo no SAJ Procuradorias?Versão do sistema: 5.2.1-2
Atualizado em: 19/08/2021Sempre que o procurador entender que o processo administrativo exige uma manifestação ainda não sugerida, é possível inserir manualmente uma nova pendência. Confira neste artigo como inserir essa nova manifestação.
1. Acesse o menu Processos, opção Fluxo e, na guia Fluxo de trabalho, selecione a opção Consultivo.
DicaCaso seus subfluxos estejam fechados, clique no sinal de mais anterior ao subfluxo desejado para expandi-lo.
2. A seguir, localize em sua fila de manifestações pendentes a manifestação desejada, clique sobre ela para selecioná-la (1) e, em seguida, clique em Alterar Manifestação (2).
ObservaçãoVale lembrar que o nome das filas e atividades são configuráveis e podem variar de uma Procuradoria para outra.
3. Neste momento o sistema exibirá a tela de Cadastro e Movimentação de Processos Administrativos. Nela, clique na guia/aba Movimentação.
4. A aba Movimentação trará a última manifestação inserida no processo e suas respectivas particularidades. Clique no sinal de mais, ao lado do campo Movimentação para inserir uma nova manifestação/movimentação.
5. Neste momento o sistema exibirá em branco todos os campos da aba Lançamento para que você os preencha de acordo com as informações da manifestação a ser inserida. Inicie informando uma data.
6. Em seguida, escolha o Tipo de Movimento da manifestação. Para tanto, clique no ícone com desenho de uma lupa ao lado do campo e o sistema exibirá uma nova janela com as opções disponíveis.
7. Selecione a opção mais adequada (1) à manifestação em questão e clique em Selecionar (2).
8. Por fim, no campo Vencimento (1) informe a data de vencimento limite para a movimentação e clique em Salvar (2).
9. De volta ao seu fluxo de trabalho, observe que a movimentação que você acabou de cadastrar já está disponível com seus respectivos dados e prazos para atuação.
Pronto! Sua nova manifestação foi inserida e a pendência já está disponível para sua atuação com prazo inserido.Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como insiro observações em um documento no Editor de Textos do SAJ Procuradorias?Versão do sistema: 5.2.11-7
Atualizado em: 19/08/2021Você já precisou inserir observações em um documento que estava elaborando e não soube como fazer? Confira neste artigo os passos necessários para realizar esse procedimento no Editor de Textos do SAJ Procuradorias.
1. Já com o documento em elaboração, abra o Painel auxiliar clicando no ícone Anexos e Observações, representado por um balão de fala, na barra de ferramentas na lateral esquerda do Editor de Textos.
2. A observação pode ser inserida em todo o texto ou apenas em parte dele. Neste exemplo, será inserida em apenas uma parte. Para isso, selecione um trecho do texto (1) e clique no ícone Criar uma nova observação (2) (representado pela letra T e um sinal de +), localizado na parte inferior esquerda do Painel auxiliar.
3. No campo Editar observação (1) do Painel auxiliar, insira o texto da observação e, então, clique em Salvar alterações (2) (botão representado pelo desenho de um disquete).
4. Pronto! Sua observação foi inserida e permanecerá pendente enquanto não for vista ou concluída. Perceba que o trecho do texto que possui a observação fica destacado na cor amarela e na coluna Situação do Painel Auxiliar é exibido o desenho de um relógio.
5.Se necessário é possível incluir mais de uma observação ao longo do texto. Para isso, repita os passos 1, 2 e 3. Repare que o documento agora possui duas observações (1 e 2).
6. Quando desejar concluir uma das observações, clique sobre a mesma (1) e, em seguida, clique no ícone Indicar a observação como Concluída (2) (representada pelo símbolo de certo), localizado na parte inferior do Painel auxiliar.
7. Perceba que, ao concluir a observação, sua situação muda; ela perde o destaque em amarelo no documento, e, deixa de estar visível ao usuário no Painel auxiliar.
8. Ainda assim, é possível conferir todas as observações do documento clicando em Histórico. O Histórico destaca visualmente as observações existentes no documento: a cor amarela indica que a observação está pendente e a verde mostra que foi concluída.
Pronto! Você viu como inserir observações em um documento no Editor de Textos. Além disso, aprendeu a visualizar sua situação, esta funcionalidade está disponível para os usuários que têm acesso ao documento no momento de sua elaboração.Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como insiro anexos em documentos a partir do painel auxiliar no SAJ Procuradorias?Versão do sistema: 5.2.10-87
Atualizado em: 19/05/2021Durante a elaboração de uma manifestação, existem diversas formas de adicionar anexos, caso necessário. Uma delas é por meio do painel auxiliar. Veja a seguir como inserir um anexo dessa forma e torne sua rotina de trabalho ainda mais eficiente.
1. Com o Editor de Textos aberto, clique no ícone Anexos e observações (representado pelo desenho de um balão de fala) localizado na barra de ferramentas na lateral esquerda da tela.
2. Em seguida, clique no ícone Inserir anexo (representado por um T com um sinal de mais) disponível no painel auxiliar.
3. Neste momento, o sistema exibirá a tela de Seleção de documentos da pasta digital. Nela, selecione o documento (1) que deseja anexar à sua manifestação e clique em Selecionar (2), no canto inferior esquerdo da tela.
Saiba maisCaso não encontre o anexo desejado na tela Seleção de documentos, será necessário incluí-lo manualmente. Acesse o artigo e veja como realizar esse procedimento:
Como incluo uma nova peça na pasta digital a partir do editor de textos do SAJ Procuradoria?
Pronto, o arquivo foi anexado ao documento em elaboração.Para conferir a adição do arquivo, verifique a seção de Anexos do Painel Auxiliar.
Concluída a sua manifestação, clique em Finaliza o documento atual (2), representado pelo desenho de uma folha de papel amarela com um F no centro.
Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como insiro anexos em documentos a partir da tela de finalização de documentos no SAJ Procuradorias?Versão do sistema: 5.2.10-89
Atualizado em: 16/09/2020Durante a elaboração de uma manifestação, existem diversas formas de adicionar anexos, caso necessário. Uma delas se dá por meio da tela de finalização. Veja a seguir como inserir um anexo dessa forma e torne sua rotina de trabalho ainda mais eficiente.
1. No Editor de Textos do SAJ Procuradorias, uma vez concluída a sua peça, clique na opção Finaliza o documento atual, na barra de ferramentas na lateral esquerda da tela.
2. Neste momento o sistema exibirá a tela de Finalização de Documento. Para inserir um anexo, localize a seção Anexos (1) e clique no botão Incluir (2) (representado pelo sinal de mais) para abrir a tela de Seleção de documentos.
3. Na tela Seleção de Documentos, localize a seção Peças processuais. Nela, escolha o documento que deseja anexar (1) e clique em Selecionar (2) no canto inferior esquerdo da tela. Neste momento, o arquivo selecionado é anexado ao documento que está sendo finalizado.
4. De volta à tela de Finalização de Documento, confira as informações do documento (inclusive a presença do anexo (1) e clique em Finalizar (2) no canto inferior esquerdo da tela.
Saiba MaisConheça também como realizar este procedimento a partir do painel auxiliar:
Como incluo uma nova peça na pasta digital a partir do editor de textos do SAJ Procuradorias?
Pronto, seu documento foi anexado com sucesso!Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como incluo uma nova peça na pasta digital a partir do editor de textos do SAJ Procuradorias?Versão do sistema: 5.2.10-87
Atualizado em: 16/09/2020No momento de elaboração de um documento, você já sentiu falta, dentro da pasta digital, de um documento que é importante para a fundamentação da sua tese? Sabia que no SAJ Procuradorias, você mesmo pode incluir esse documento na pasta digital sem ter que sair do editor de textos? Acompanhe este artigo e veja como é fácil!
1. Com editor de textos aberto, clique no ícone Anexos e observações (representado pelo desenho de um balão de fala) localizado na barra de ferramentas na lateral esquerda da tela.
2. Em seguida, clique no ícone Inserir anexo (representado por um T com um sinal de mais) disponível no painel auxiliar.
3. Neste momento, o sistema exibirá a tela de Seleção de documentos da pasta digital.
Nela, clique na opção Nova peça.4. A seguir, escolha, entre as opções oferecidas, o tipo de documento (1) a ser anexado à sua peça. Para localizar mais facilmente a categoria ideal, utilize o recurso de pesquisa, digitando parte do nome da categoria no campo Descrição (2), e o sistema listará todas as nomenclaturas que possuem o trecho informado. Escolha aquela que melhor se adéqua ao seu documento.
5. No campo Origem (3), selecione a opção Arquivo e clique em Selecionar (4).
6. A seguir, o sistema exibirá a janela Importar arquivo para que você localize, em seu computador, o documento que complementará a pasta digital. Ao localizá-lo, selecione o arquivo desejado (1) e clique em Abrir (2).
7. Neste momento, o documento selecionado passa a aparecer na lista de peças processuais, na tela de Seleção de documentos. Para adicioná-lo ao seu documento, localize-o, selecione-o (1) e clique em Selecionar (2), na parte inferior esquerda da tela.
8. De volta ao editor de textos, perceba que, no painel auxiliar, na sessão Anexos disponíveis (1), o sistema indica que o documento recém-inserido já consta como anexo de sua petição.
9. Por fim, basta finalizar seu documento clicando em Finaliza o documento atual (2), representado pelo desenho de uma folha de papel amarela com um F no centro.
Aproveite essa funcionalidade do sistema SAJ Procuradorias para agilizar suas demandas no momento da inserção de anexos no editor de textos. Seguindo esses passos você adiciona novas peças à sua pasta digital e as insere nos documentos sem interromper sua elaboração.
Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como excluo observações dos documentos no SAJ Procuradorias?Versão do sistema: 5.2.1-34
Atualizado em: 27/04/2021Sempre que um procurador designa a elaboração de uma peça ao seu assessor, estagiário ou grupo de apoio, os mesmos, durante a construção do documento podem deixar observações para auxiliar o procurador no momento de revisão e validação do instrumento.
Essas observações, porém, podem ser concluídas ou excluídas assim que cada uma delas for considerada por quem está realizando a correção do documento. Veja como:
1. Localize, em sua Agenda ou Fluxo de trabalho, o documento ou manifestação a ser revisada (normalmente disponível na fila de revisão de documentos/minutas), selecione-o e clique em Editar.
ObservaçãoEssa atividade pode estar disponível na barra de atividades acima da lista de pendências ou no menu de contexto, que pode ser acessado clicando sobre o documento com o botão direito do mouse
2. Clique no botão Anexos e Observações (representado pelo desenho de um balãozinho) na barra de ferramentas à esquerda da tela, para acessar o Painel auxiliar do seu Editor de Textos.
3. No Painel Auxiliar, localize a seção de Observações (na parte inferior do painel)(1), selecione uma das observações (2) e clique em Excluir o registro selecionado (botão representado pelo desenho de uma lixeira) (3).4. Neste momento o sistema exibirá uma pequena janela para confirmação da exclusão da observação. Clique em Sim para confirmar.
Pronto, a observação selecionada foi excluída do documento em edição.
Repare que a mesma já não aparece entre as demais observações do documento.Caso não vá finalizar ou peticionar o documento, não se esqueça de salvar as alterações realizadas.
AtençãoA exclusão de observação é uma atividade que não poderá ser desfeita após este documento ser salvo.Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como concluo observações dos documentos no SAJ Procuradorias?Versão do sistema: 5.2.0-7
Publicado em: 13/03/2020Quando um documento é elaborado e enviado para revisão, o revisor pode incluir observações para facilitar a retificação. Dessa forma, se o usuário autor já retificou o documento seguindo as observações sugeridas, as mesmas podem ser marcadas como concluídas para não serem mais exibidas.
Confira neste artigo como marcar como concluídas observações em documentos no Editor de Textos do SAJ Procuradorias.
1. Localize, em sua Agenda ou Fluxo de trabalho, o documento a ser revisado, selecione-o e clique em Editar.ObservaçãoEssa atividade pode estar disponível na barra de atividades acima da lista de pendências ou no menu de contexto, que pode ser acessado clicando sobre o documento com o botão direito do mouse.
2. Clique no botão Anexos e Observações (representado pelo desenho de um balãozinho) na barra de ferramentas à esquerda da tela, para acessar o Painel auxiliar do seu Editor de Textos.
3. No painel auxiliar, localize a seção de Observações (na parte inferior do painel) (1), selecione a observação desejada (2) e clique em Indicar a observação como “Concluída” (botão representado pelo desenho de um sinal de “check”) (3).
4. Observe que, após concluir a observação, ela ficará marcada como concluída (1) e será adicionada no histórico, juntamente com os dados da conclusão. Já o texto relativo à observação concluída ficará destacado em verde (2).ObservaçãoCaso as observações concluídas não apareçam no painel auxiliar e no documento, clique em Histórico e o sistema exibirá todas as observações, estejam elas pendentes ou concluídas.
Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como adicionar um anexo a um documento já finalizado no SAJ Procuradorias?Versão: 5.2.11-09 | Publicado em: 26/04/2021
Caso tenha a necessidade de inserir um anexo a um documento que está em avaliação com o seu superior e/ou até mesmo em uma petição de protocolo físico, existe uma funcionalidade no SAJ Procuradorias que permite a realização dessa inserção. Confira a seguir.
1. Localize, em seu Fluxo de Trabalho ou Agenda, o documento finalizado e abra-o no Editor de Textos.
2. Uma vez aberto o documento, localize, na barra de ferramentas da lateral esquerda da tela, a opção Anexos e Observações (botão representado pelo desenho de um balão de fala).
3. Neste momento, o Painel Auxiliar será exibido na lateral direita da tela. Nele, localize e clique na opção Inserir Anexo (botão representado pelo desenho de uma letra T maiúscula com um sinal de mais ao lado).
4. Na tela Seleção de documentos, selecione o documento (1) que será anexado à sua peça, clicando no checkbox ao lado do documento e/ou da página específica e, para prosseguir, clique em Selecionar (2), no canto inferior esquerdo da tela.Saiba MaisCaso o documento desejado não esteja na pasta digital, acesse o artigo e confira as orientações a partir do passo 3.
Como incluo uma nova peça na pasta digital a partir do editor de textos do SAJ Procuradoria?5. De volta ao Editor de Textos do SAJ, observe a inserção do anexo no painel auxiliar.
6. Caso deseje inserir mais anexos, repita o procedimento a partir do passo 3. Caso não, Clique em Salvar (1) (botão representado pelo desenho de um disquete) na barra de ferramentas na parte superior da tela e, por fim, clique em Fechar (2), no canto superior direto da tela para sair do Editor de Textos.O procedimento descrito neste artigo visa ilustrar a inclusão de anexos a documentos finalizados que terão a sua tramitação interna no SAJ ou Física (Despachos, Minutas, documentos analisados pelas coordenações etc..).
ObservaçãoVale ressaltar, porém, que nos casos de peticionamento eletrônico, o anexo incluso posteriormente à finalização ficará somente no SAJ, ou seja, não será gerada uma atualização do documento peticionado com o anexo para o Tribunal.
Em casos em que haja a necessidade de incluir o anexo na petição que foi remetida ao Tribunal, verifique a disponibilidade de inserção deste documento diretamente na plataforma disponibilizada pelo Tribunal.
Créditos - Equipe SAJ Procuradorias