Como altero o órgão judicial de ajuizamento de um grande devedor no SAJ Procuradorias?
Versão do sistema: 5.3.2-7
Atualizado em: 17/12/2020
Dado que exista um devedor que possua estabelecimentos em diversos municípios do Estado, a funcionalidade de decidir se todas as suas CDAs serão ajuizadas em um mesmo órgão judicial, ou nos órgãos correspondentes ao município ao qual cada CDA pertence, foi disponibilizada por meio da ferramenta Alteração de órgão judicial de ajuizamento no SAJ Procuradorias.
A partir dela, a procuradoria poderá designar um único procurador para atuar sobre todas as dívidas de um determinado devedor, podendo dar foco e celeridade aos seus processos e consequente obtenção de ganhos para o Estado.
Acompanhe este artigo e veja como realizar essa alteração.
1. Acesse o menu Pessoas e clique na opção Cadastro e Informações de Pessoas.
2. Na tela Informações de pessoas, preencha os campos Documento (1) ou Nome (2), verifique a seleção da opção Apenas pessoas controladas (3) e por fim, clique na lupa (4) para localizar o devedor desejado.

Dica
Caso não consiga encontrar o devedor por meio desses 2 campos, acesse a busca avançada (1) para pesquisar, também, pelo Nosso Nº, Outro Nº ou Número da CDA (2).

3. Ao encontrar o devedor, dê um clique duplo sobre ele.

4. Localize o campo Órgão Judicial e clique na opção Editar (representada pelo desenho de um lápis).

5. Neste momento o sistema exibirá a janela Configuração do Órgão Judicial para Ajuizamento. A opção padrão marcada para ajuizamento é No órgão judicial do município ao qual pertente. Caso não seja o mais adequado para o processo em questão, selecionando a opção No seguinte órgão judicial

6. Feito isso, o sistema habilitará os campos Tribunal (1) e Órgão Judicial (2). preencha-os de acordo com o mais indicando para o processo. Caso precise de apoio para seleção, clique na lupa (3) ao lado de cada um dos campos para exibir a lista de opções disponíveis em cada caso.
7. Uma vez informadas as informações necessárias, clique em Salvar (4) para concluir a alteração.

Pronto! O órgão judicial para ajuizamento do devedor foi alterado, e o ajuizamento de suas dívidas agora contará com a atuação de um único procurador.
Observação
Para realizar essa alteração o usuário precisa ter permissões/responsabilidades para classificar/alterar as informações de um grande devedor.
Créditos - Equipe SAJ Procuradorias