Versão: 5.11.0-3 | Publicado em: 01/04/2024
Nas procuradorias, a elaboração de minutas e peças jurídicas envolve frequentemente a participação de assessores e estagiários, que auxiliam os procuradores em diversos processos. Após a participação do assessor/estagiário, o documento é encaminhado ao procurador. Neste momento, o papel do procurador é crucial, pois ele realizará uma análise final, assegurando a precisão jurídica e a adequação do conteúdo da minuta ou peça jurídica antes de sua finalização.
Acompanhe neste artigo como funciona o procedimento de revisar minutas elaboradas pelos assessores. Vamos explorar cada passo do processo, oferecendo orientações detalhadas para garantir que a minuta seja revisada com sucesso.
1. Acesse o menu ‘Processos‘, clique na opção ‘Fluxo‘ para abrir seu Fluxo de Trabalho.

2. No fluxo de Parecer (1), localize a fila Ag. Revisão (2).

3. Na fila em questão, localize e selecione a minuta desejada (1) por meio do checkbox e, na sequência, clique na atividade Editar documento (2).

Dica
Caso a intenção seja elaborar mais de uma minuta em paralelo, selecione todas as pendências desejadas antes de clicar na atividade Minutar.
4. Na sequência, o sistema exibirá, no Editor de Textos, a minuta selecionada para a revisão da peça. Realize as alterações/inclusões necessárias e, ao término, clique em ‘Salvar‘ (botão representado pelo desenho de um disquete) na barra de ferramentas superior.

5. Com todas as alterações salvas, no Editor de Textos, clique em ‘Finalizar Documento‘.

6. Na sequência, o sistema exibirá, a tela de confirmação da Finalização do Documento. Nesta tela você pode marcar os checkboxs de assinar eletronicamente, imprimir, fechar o documento ou encerrar a pendência. Após, clique no botão ‘Finalizar‘.

Pronto, minuta revisada e procedimento finalizado com sucesso.
Dica
1. Caso o documento necessite de revisão, você pode clicar no botão ‘Enviar a retificação‘ para devolver ele para o assessor efetuar a revisão.
2. Na fila Ag. Revisão você pode
-
Editar documento (1): para retomar as edições antes de encaminhá-lo para revisão (essa opção fará com que o Editor de Textos seja aberto novamente); ou
-
Enviar a retificação (2): para encaminhar o documento já elaborado para revisão do assessor (ação que enviará a minuta direto para o fluxo de revisão do procurador); ou
-
Excluir Documentos (3): para excluir os documentos já elaborados, caso já tenham uma nova versão, ou mesmo caso a pendência seja cancelada, transferida etc.

Créditos - Equipe SAJ Procuradorias