Publicado em: 28/05/2020
Após a tramitação dos processos administrativos na procuradoria, os pareceres e despachos dos processos precisam ser devolvidos ao órgão de origem ou encaminhados a outros órgãos. E, para isso, o SAJ Procuradorias disponibiliza um fluxo no módulo consultivo que viabiliza o envio dos processos aos órgãos de forma fácil e prática.
Esse procedimento é dividido em 3 etapas e são realizadas em momentos distintos:
- Elaboração do documento de remessa do processo ao órgão de origem;
- Impressão dos documentos e envio dos arquivos ao respectivo órgão (conteúdo deste artigo); e
- Digitalização do comprovante de remessa.
Confira, neste artigo, os procedimentos de impressão dos documentos e envio ao respectivo órgão.
1. Em seu Fluxo de trabalho, selecione o fluxo Consultivo (1) e, em seguida, localize a fila Imprimir para devolução (3) no subfluxo de Processos (2).
2. A fila de trabalho em questão dispõe de 2 atividades: Imprimir documentos e Confirmar impressão. Selecione o processo desejado (4) e clique em Imprimir documentos (5).
3. Neste momento o sistema exibirá a janela Confirmação de impressão. Clique em Sim para confirmar.
4. Caso necessário, configure a impressora que será utilizada clicando no botão Impressora (1) e, em seguida, clique em OK (2).
Vale lembrar que, para enviar os documentos em PDF, deve ser selecionada uma impressora que faça a impressão dos arquivos no tipo PDF.
Porém, caso o documento precise ser enviado impresso e fisicamente para o órgão de origem, deve ser selecionada uma impressora que faça a impressão dos documentos.
5. Feito isso, as peças elaboradas pelo Procurador e pela Chefia de gabinete (parecer/manifestação e despacho de homologação pelo Subprocurador-Geral) serão impressas e também disponibilizadas na pasta digital do processo.
Para dar seguimento à devolução ao órgão de origem, mantenha o processo selecionado (1) e clique em Confirmar impressão (2).
Essa ação direcionará o processo à próxima fila do fluxo, Remeter ao Órgão de Origem (1), que conta com duas atividades:
- Remessa ao Órgão de Origem: que reenvia o processo para órgão de cadastro; e
- Remessa a Outro Órgão: que envia o processo para outro órgão, diferente do responsável pelo cadastro.
6. Localize e selecione o processo desejado (2) e clique em Remessa ao Órgão de Origem (3).
7. Ao clicar na atividade de Remessa ao Órgão de Origem, será exibida a tela Remessa normal. Nela, localize os campo Nosso Nº ou Outro Nº (1), informe o número do processo a ser remetido e o complemento de sua remessa (2). Em seguida, clique em Adicionar (3).
Caso haja mais de um processo a ser remetido ao órgão de origem, repita o procedimento do passo 7 até ter incluído todos os processos desejados na remessa.
8. Uma vez adicionado o processo (1), clique em Remeter (2).
9. Na tela de Confirmação, informe a sua senha (1) e clique em Confirmar (2).
10. Na sequência o sistema exibirá o Comprovante de remessa. Clique em imprimir para salvá-lo em seu computador.
11. Neste momento o sistema exibirá uma janela do seu sistema operacional para que você indique o local onde deseja salvar o comprovante. Selecione a pasta em que deseja armazená-lo e clique em Salvar.
Pronto, o processo foi remetido ao órgão de origem e o comprovante da remessa encontra-se salvo em seu computador.