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Como devolver um processo administrativo ao órgão de origem no SAJ Procuradorias? Parte 3 - Central de Cadastro: digitalização do comprovante de remessaVersão do sistema: 5.2.10-14
Publicado em: 19/10/2020Após tramitação dos processos administrativos na procuradoria, os pareceres e despachos dos processos precisam ser devolvidos ao órgão de origem ou encaminhados a outros órgãos. E para isso, o SAJ Procuradorias disponibiliza um fluxo no modulo consultivo que viabiliza o envio dos processos aos órgãos de forma fácil e prática.
Esse procedimento é dividido em 3 etapas e, uma vez que cada uma delas é realizada em momentos distintos, e por pessoas diferentes, existem materiais de orientação para cada etapa. Confira:
- Elaboração do documento de remessa do processo ao órgão de origem;
- Impressão dos documentos e envio dos arquivos ao respectivo órgão; e
- Digitalização do comprovante de remessa (conteúdo deste artigo).
Confira, neste artigo, os procedimentos da última etapa do processo: a Digitalização do comprovante de remessa.
1. Em seu Fluxo de trabalho, acesse o fluxo Consultivo(1) e, em seguida, localize a fila Digitalizar Comprovantes de Remessa Assinados(3) no subfluxo de Processos (2).
2. A fila de trabalho em questão dispõe de 2 atividades: Digitalizar Comprovante e Comprovante Digitalizado. Selecione o processo desejado (4) e clique em Digitalizar Comprovante (5).
3. Neste momento o sistema exibirá a tela Digitalização de Peças Processuais. Nela, clique na opção Nova Peça para adicionar à pasta digital do processo o comprovante gerado na etapa anterior (Impressão dos documentos e envio ao órgão de origem).
4. Na janela Escolha o tipo de documento a ser digitalizado selecione a opção Comprovante de devolução de processo (1).DicaPara localizar mais facilmente a opção ideal, utilize o recurso de pesquisa, digitando parte do nome desejado da categoria no campo Descrição, e o sistema listará todas as nomenclaturas que possuem o trecho informado. Escolha aquela que melhor se adéqua ao seu documento.
5. Nessa mesma tela, não se esqueça de indicar, no campo Origem, a opção: Arquivo (2) e clique em Selecionar (3).
6. O sistema exibirá em seguida a tela Importar Arquivo. Utilize-a para localizar, em seu computador, o arquivo a ser anexado, selecione-o (1) e clique em Abrir (2).ObservaçãoOs formatos permitidos para inserção no sistema são: PDF, RTF, TIF e TIFF.
7. Neste momento seu arquivo aparecerá na última posição da lista de peças processuais (1). Para concluir a inserção do arquivo, clique em Salvar (2) e, em seguida, em Fechar (3).
8. Ao fechar a tela de digitalização de peças processuais, você estará novamente na fila Digitalizar Comprovantes de Remessa Assinados, em seu Fluxo de Trabalho. Com processo desejado selecionado (1) clique em Comprovante Digitalizado (2).
9. Com essa ação, o sistema move o processo da fila Digitalizar Comprovantes de Remessa Assinados para a fila Remetidos ao Órgão de Origem. Nela, a única atividade disponível é Reentrada do processo, que será utilizada apenas em situações que seja necessário tomar novas providências.Saiba maisPara conhecer o procedimento completo de reentrada do processo administrativo, acesse o artigo Como dar reentrada em um processo consultivo no SAJ Procuradorias?
Pronto, o comprovante de remessa foi digitalizado e você já pode considerar o procedimento de devolução do processo ao órgão de origem finalizado. Caso precise consultar o comprovante em algum momento posterior, acesse a pasta digital do processo.Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como devolver um processo administrativo ao órgão de origem no SAJ Procuradorias? Parte 2 - Central de Cadastro: impressão e envio dos documentos ao órgãoVersão do sistema: 5.2.10-14
Publicado em: 28/05/2020Após a tramitação dos processos administrativos na procuradoria, os pareceres e despachos dos processos precisam ser devolvidos ao órgão de origem ou encaminhados a outros órgãos. E, para isso, o SAJ Procuradorias disponibiliza um fluxo no módulo consultivo que viabiliza o envio dos processos aos órgãos de forma fácil e prática.
Esse procedimento é dividido em 3 etapas e são realizadas em momentos distintos:
- Elaboração do documento de remessa do processo ao órgão de origem;
- Impressão dos documentos e envio dos arquivos ao respectivo órgão (conteúdo deste artigo); e
- Digitalização do comprovante de remessa.
Confira, neste artigo, os procedimentos de impressão dos documentos e envio ao respectivo órgão.
1. Em seu Fluxo de trabalho, selecione o fluxo Consultivo (1) e, em seguida, localize a fila Imprimir para devolução (3) no subfluxo de Processos (2).
2. A fila de trabalho em questão dispõe de 2 atividades: Imprimir documentos e Confirmar impressão. Selecione o processo desejado (4) e clique em Imprimir documentos (5).
3. Neste momento o sistema exibirá a janela Confirmação de impressão. Clique em Sim para confirmar.
4. Caso necessário, configure a impressora que será utilizada clicando no botão Impressora (1) e, em seguida, clique em OK (2).ObservaçãoVale lembrar que, para enviar os documentos em PDF, deve ser selecionada uma impressora que faça a impressão dos arquivos no tipo PDF.
Porém, caso o documento precise ser enviado impresso e fisicamente para o órgão de origem, deve ser selecionada uma impressora que faça a impressão dos documentos.
5. Feito isso, as peças elaboradas pelo Procurador e pela Chefia de gabinete (parecer/manifestação e despacho de homologação pelo Subprocurador-Geral) serão impressas e também disponibilizadas na pasta digital do processo.Para dar seguimento à devolução ao órgão de origem, mantenha o processo selecionado (1) e clique em Confirmar impressão (2).
Essa ação direcionará o processo à próxima fila do fluxo, Remeter ao Órgão de Origem (1), que conta com duas atividades:- Remessa ao Órgão de Origem: que reenvia o processo para órgão de cadastro; e
- Remessa a Outro Órgão: que envia o processo para outro órgão, diferente do responsável pelo cadastro.
6. Localize e selecione o processo desejado (2) e clique em Remessa ao Órgão de Origem (3).
7. Ao clicar na atividade de Remessa ao Órgão de Origem, será exibida a tela Remessa normal. Nela, localize os campo Nosso Nº ou Outro Nº (1), informe o número do processo a ser remetido e o complemento de sua remessa (2). Em seguida, clique em Adicionar (3).ObservaçãoCaso haja mais de um processo a ser remetido ao órgão de origem, repita o procedimento do passo 7 até ter incluído todos os processos desejados na remessa.
8. Uma vez adicionado o processo (1), clique em Remeter (2).
9. Na tela de Confirmação, informe a sua senha (1) e clique em Confirmar (2).
10. Na sequência o sistema exibirá o Comprovante de remessa. Clique em imprimir para salvá-lo em seu computador.
11. Neste momento o sistema exibirá uma janela do seu sistema operacional para que você indique o local onde deseja salvar o comprovante. Selecione a pasta em que deseja armazená-lo e clique em Salvar.
Pronto, o processo foi remetido ao órgão de origem e o comprovante da remessa encontra-se salvo em seu computador.Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como devolver um processo administrativo ao órgão de origem no SAJ Procuradorias Municipais? Impressão e envio dos documentos.Versão do sistema: 5.3.2-27
Publicado em: 15/09/2021Após a elaboração e finalização dos pareceres e/ou das diligências pelos procuradores, os mesmos são incluídos na pasta digital e o processo será encaminhado para fila Imprimir para Devolução. Nela os documentos serão impressos e o processo será devolvido ao órgão de origem. Esse procedimento pode ser realizado, tanto pela central de cadastro, quanto pelo procurador. Acompanhe este artigo e veja como.
1. Em seu Fluxo de trabalho, acesse o fluxo Consultivo (1) e, nele, localize a fila Imprimir para devolução (3) no subfluxo de Processos (2).2. A fila de trabalho em questão dispõe da atividade: Encerrar Impressão (4). Porém, antes de clicar na atividade, será necessário realizar a impressão dos pareceres e documentos na pasta digital. Para isso, clique sobre o processo (5) e, em seguida, aperte a tecla F12 do seu teclado.
3. Na Pasta digital, observe que a aba Documentos (1), na lateral esquerda da tela, exibe todos os documentos do processo, sejam eles emitidos pela procuradoria, ou recebidos do órgão de origem. Localize, então, o documento desejado (2), clique sobre com o botão direito do mouse e, no menu que será exibido, clique (3):- na opção Imprimir pasta digital para imprimir todos os documentos do processo; ou
- na opção Imprimir somente este documento, para imprimir apenas o documento selecionado.
4. Neste momento o sistema exibirá a janela de Impressão. Informa/preencha os campos necessários (1) e, por fim, clique em OK (2) no canto direito da tela.Observação- Vale lembrar que, para realizar a impressão dos documentos em PDF, deve ser selecionada uma impressora que faça a impressão nesse formato. Porém, caso o documento precise ser enviado impresso (fisicamente) para o órgão de origem, selecione uma impressora que faça a impressão física dos documentos.
- Caso necessário, configure a impressora que será utilizada clicando no botão Impressora.
5. Uma vez impressos os documentos (física ou digitalmente), feche a pasta digital. De volta ao fluxo de trabalho, ainda na fila Imprimir para Devolução, selecione, novamente, o processo (1) e clique na atividade Encerrar impressão (2).
6. Essa ação direcionará o processo à próxima fila do fluxo, Remetidos ao Órgão de Origem, onde se encerrará o procedimento de devolução.Saiba maisCaso seja necessária uma segunda avaliação do processo, o mesmo poderá retornar ao sistema por meio da reentrada. Para conhecer esse procedimento, acesse o artigo:
“Como dar reentrada em um processo administrativo no SAJ Procuradorias?Créditos - Equipe SAJ Procuradorias