Publicado em: 19/10/2020
Após tramitação dos processos administrativos na procuradoria, os pareceres e despachos dos processos precisam ser devolvidos ao órgão de origem ou encaminhados a outros órgãos. E para isso, o SAJ Procuradorias disponibiliza um fluxo no modulo consultivo que viabiliza o envio dos processos aos órgãos de forma fácil e prática.
Esse procedimento é dividido em 3 etapas e, uma vez que cada uma delas é realizada em momentos distintos, e por pessoas diferentes, existem materiais de orientação para cada etapa. Confira:
- Elaboração do documento de remessa do processo ao órgão de origem;
- Impressão dos documentos e envio dos arquivos ao respectivo órgão; e
- Digitalização do comprovante de remessa (conteúdo deste artigo).
Confira, neste artigo, os procedimentos da última etapa do processo: a Digitalização do comprovante de remessa.
1. Em seu Fluxo de trabalho, acesse o fluxo Consultivo(1) e, em seguida, localize a fila Digitalizar Comprovantes de Remessa Assinados(3) no subfluxo de Processos (2).
2. A fila de trabalho em questão dispõe de 2 atividades: Digitalizar Comprovante e Comprovante Digitalizado. Selecione o processo desejado (4) e clique em Digitalizar Comprovante (5).
3. Neste momento o sistema exibirá a tela Digitalização de Peças Processuais. Nela, clique na opção Nova Peça para adicionar à pasta digital do processo o comprovante gerado na etapa anterior (Impressão dos documentos e envio ao órgão de origem).
4. Na janela Escolha o tipo de documento a ser digitalizado selecione a opção Comprovante de devolução de processo (1).
Para localizar mais facilmente a opção ideal, utilize o recurso de pesquisa, digitando parte do nome desejado da categoria no campo Descrição, e o sistema listará todas as nomenclaturas que possuem o trecho informado. Escolha aquela que melhor se adéqua ao seu documento.
5. Nessa mesma tela, não se esqueça de indicar, no campo Origem, a opção: Arquivo (2) e clique em Selecionar (3).
6. O sistema exibirá em seguida a tela Importar Arquivo. Utilize-a para localizar, em seu computador, o arquivo a ser anexado, selecione-o (1) e clique em Abrir (2).
Os formatos permitidos para inserção no sistema são: PDF, RTF, TIF e TIFF.
7. Neste momento seu arquivo aparecerá na última posição da lista de peças processuais (1). Para concluir a inserção do arquivo, clique em Salvar (2) e, em seguida, em Fechar (3).
8. Ao fechar a tela de digitalização de peças processuais, você estará novamente na fila Digitalizar Comprovantes de Remessa Assinados, em seu Fluxo de Trabalho. Com processo desejado selecionado (1) clique em Comprovante Digitalizado (2).
9. Com essa ação, o sistema move o processo da fila Digitalizar Comprovantes de Remessa Assinados para a fila Remetidos ao Órgão de Origem. Nela, a única atividade disponível é Reentrada do processo, que será utilizada apenas em situações que seja necessário tomar novas providências.
Para conhecer o procedimento completo de reentrada do processo administrativo, acesse o artigo Como dar reentrada em um processo consultivo no SAJ Procuradorias?
Pronto, o comprovante de remessa foi digitalizado e você já pode considerar o procedimento de devolução do processo ao órgão de origem finalizado. Caso precise consultar o comprovante em algum momento posterior, acesse a pasta digital do processo.