O módulo de Gestão de Cobranças apresenta um novo recurso que se chama higienização de dados, que permite que o endereço do devedor e da dívida sejam corrigidos.
A higienização consiste na correção das informações recebidas no gestão de cobranças por meio da integração com os sistemas de dívida ativa utilizados pela Secretaria de Fazenda. Essa correção ocorre no endereço com base nas informações do DNE dos Correios, onde a higienização ocorrerá nos seguintes cenários:
- Quando o endereço com CEP existir na base do DNE dos Correios;
- Corrige o município e UF caso estejam incorretos;
- Complementa os dados que faltam no endereço;
- Endereço com CEP não informado ou inexistente na base do CNE dos Correios
- Preenche o CEP buscando na base do DNE dos correios pelos dados do logradouro, bairro e município.
Para que a higienização seja possível, o gestão de cobranças possui mecanismos que recebe os dados através da integração com a Secretaria da Fazenda e realiza uma comparação com os dados existentes no DNE dos correios. Desta forma, ao receber um endereço com erros, o gestão de cobranças consegue recuperar informações de logradouro, bairro, município e UF com base em um CEP válido, ou buscar informações do CEP conforme informações de logradouro, bairro, município e UF.
É importante salientar que, o gestão de cobranças sempre vai tentar higienizar o endereço de uma CDA/devedor, mas quando isso não for possível, esses dados serão enviados para um menu do sistema que tem o nome de “Inconsistentes” para que a Procuradoria tome as medidas cabíveis junto a Secretaria da Fazenda para as devidas correções se necessário, ou insira manualmente estes dados no sistema.
1. Veja abaixo onde localizar o menu “Inconsistentes”.
Como saber se um endereço foi higienizado?
Automaticamente, o Gestão de Cobranças adiciona uma tag chamada “Higienizado” no endereço em que houve higienização, vamos ver como onde encontrar essa informação?
2. Primeiramente será necessário selecionar o devedor/dívida higienizada, clique sobre o botão representado por três pontos (1) e, em seguida, clique em devedor (2).
3. A seguir, uma nova janela será aberta ao lado direito da página, clique em devedor (1).
4. O sistema apresentará os dados do devedor, clique no botão “Gerenciar dados do devedor” localizado no canto inferior à direita da tela (1).
5. A tela de gerenciamento de dados do devedor será aberta. Repare que o sistema mostra os endereços, e-mails e telefones que estão cadastrados atualmente e que existe a tag “Higienizado” (1).
Ao mesmo tempo em que os dados são inseridos no gestão de cobranças, automaticamente, também serão sincronizados no sistema, dando assim, a oportunidade da Procuradoria utilizar esta atualização em outros módulos do sistema.
Pronto! Você aprendeu como funciona a higienização dos dados do devedor e da CDA e como identificar um dado higienizado no gestão de cobranças! Não deixe de recorrer ao SAJ Ajuda sempre que encontrar alguma dificuldade!