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Diferença entre enriquecimento e higienização no módulo de Gestão de Cobranças no SAJ ProcuradoriasVersão do sistema: 6
Publicado em: 07/10/2022Higienização e enriquecimento podem parecer um pouco confusos, mas não são! Nesse artigo você aprenderá a diferença entre esses recursos que estão presentes no módulo de Gestão de Cobranças!
De uma forma bem simples, a higienização é corrigir o endereço enviado pela Secretaria da Fazenda e o enriquecimento é buscar um novo endereço e telefone do devedor.
Vamos abordar dois exemplos práticos que explicam muito bem essas funcionalidades.
1. Higienização:
Imagine o seguinte cenário:
O módulo de Gestão de cobranças recebe da Secretaria da Fazenda uma CDA o endereço:
Rua Sajópolis, 363
CEP: 00000-000
Bairro: Bairro SAJ 1
Município: Sajópolis
UF: SAJ
Considere que essa CDA foi inscrita em dívida ativa em 2020 e, em 2021, houve alteração no logradouro onde os dados atuais passaram a ser:
Rua Sajópolis
CEP: 00000-000
Bairro: Novo SAJ
Município: Sajópolis
UF: SAJ
Repare que, houve mudança no nome do bairro. Não houve erro de cadastro por parte da Secretaria da Fazenda, mas sim, uma atualização do endereço.
Tanto o Judiciário quanto os Cartórios de protesto poderão rejeitar os processos ou as cobranças extrajudiciais baseadas nesse endereço, isso se considerarmos que a Procuradoria fará o envio com esse endereço.
Em um cenário em que, a Procuradoria sem o módulo de Gestão de Cobranças precisará corrigir o endereço manualmente. E, para isso, será necessário:
- Um servidor alocado para essa atividade;
- Localizar a CDA e os dados do devedor;
- Consultar o endereço no site dos Correios;
- Efetuar a atualização.
O rito de atualização de dados se torna moroso e inviável para uma Procuradoria, considerando qualquer volume de trabalho existente.
Desta forma, o módulo de Gestão de Cobranças, por meio do mecanismo de higienização, ao receber os dados da Secretaria da Fazenda tentará através dos dados atualizados dos Correios fazer essa atualização, reduzindo assim, a interferência humana nessas atividades operacionais, dando mais automação para a Procuradoria.
Existem casos onde o endereço recebido pela Secretaria da Fazenda está com algum dado errado, porém, o Gestão de Cobranças fará o possível para que tudo seja corrigido de forma mais fidedigna possível.
2. Enriquecimento:
Considere o endereço do primeiro cenário, mas com o adendo de que, o devedor não reside mais naquele endereço ou que, ele possui mais de um endereço o qual possa ser intimado.
No caso dele não residir mais no endereço, tanto o Oficial de Justiça quanto os Cartórios de protesto não conseguirão encontrar o devedor, mesmo com o endereço higienizado. Sendo assim, temos um caso em que esse dado se tornou obsoleto.
Nesta situação a higienização é uma saída, pois considerando o CPF ou CNPJ do devedor, o Gestão de Cobranças através da integração com um sistema parceiro, buscará na internet o endereço e o telefone do devedor, fazendo com o que não seja necessário esse trabalho moroso por parte da Procuradoria.
Desta forma fica mais fácil diferenciar o que cada funcionalidade representa dentro do sistema.
Porém, o módulo de Gestão de Cobranças permite que o usuário cadastre manualmente os dados do devedor, como: endereço, telefone e e-mail.
Saiba maisPara saber mais sobre enriquecimento e higienização, acesse os artigos:
Como funciona o enriquecimento de dados do devedor no módulo de Gestão de Cobranças no SAJ Procuradorias?
Como funciona a higienização de dados em uma CDA no módulo de Gestão de Cobranças no SAJ Procuradorias?
Como insiro manualmente os dados do devedor no módulo de Gestão de Cobranças no SAJ Procuradorias?Pronto! Você aprendeu a diferença entre higienização e enriquecimento no gestão de cobranças! Não deixe de recorrer ao SAJ Ajuda sempre que encontrar alguma dificuldade!
Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como insiro manualmente os dados do devedor no módulo de Gestão de Cobranças no SAJ Procuradorias?Versão do sistema: 6
Publicado em: 04/10/2022O módulo de Gestão de cobranças disponibilizou novos recursos como higienização e enriquecimento de dados, porém existem também, casos em que a Procuradoria já possui esses dados em mãos e necessita inserir manualmente os dados do devedor como: endereço, telefone e e-mail.
Neste artigo você aprenderá como realizar esse procedimento no sistema.
1. Ao acessar o SAJ no módulo de Gestão de Cobranças, selecione o card correspondente ao que se deseja inserir os dados manualmente (1), clique no ícone representado por 3 pontos (2) e selecione a opção "Devedor" (3).
2. Uma nova tela aparecerá no lado direito com as informações do devedor, clique em “Gerenciar dados do devedor” (1), localizado no canto inferior a direita da tela.
3. A tela de gerenciamento de dados do devedor será aberta. Repare que o sistema mostra os endereços, e-mails e telefones que estão cadastrados atualmente.
4. Cadastrando novo endereço:
4.1 Como exemplo, vamos adicionar um novo endereço, telefone e e-mail fictícios, vamos começar pelo endereço, clique em “Adicionar endereço” (1).
4.2 O formulário de cadastro de novo endereço será aberto, informe a situação (1) do endereço que pode ser negativo (quando o devedor não foi encontrado neste endereço) ou positivo (quando o devedor foi encontrado neste endereço). Em seguida digite o CEP (2) e o sistema preencherá o restante dos dados de acordo com o DNE dos correios.
4.3 Após informar a situação e o CEP, os campos “Número” (1) e “Complemento” (2) ficam disponíveis para preenchimento. Ainda existe a possibilidade de definir esse endereço como principal (3), onde, a partir desse momento, novas cobranças, seja via judicial ou extrajudicial serão feitas neste endereço. Terminado o preenchimento, clique em “Confirmar” (4).
5. Cadastrando telefone:
5.1 Note que o endereço cadastrado já está registrado (1). Agora vamos cadastrar um número de telefone, na tela de gerenciamento de dados do devedor, clique em “Adicionar telefone” (2).
5.2 No primeiro campo, informe a situação (1), que pode ser negativa (telefone o qual o devedor não foi encontrado) ou positiva (quando foi encontrado). Em seguida, selecione a opção fixo ou móvel (2) e o número do telefone com DDD (3). Se preferir você pode definir o telefone como principal (4), os efeitos serão os mesmos do cadastro de endereço no constante da seleção dessa opção. Terminado o cadastro, clique em “Confirmar” (5).
6. Cadastrando e-mail:
6.1 Na tela de gerenciamento de dados do devedor, clique em “Adicionar e-mail” (1).
6.2 No primeiro campo, informe a situação (1), que pode ser negativa ou positiva. Informe se o e-mail é pessoal ou profissional (2) e digite o e-mail (3). Você ainda tem a opção de definir o e-mail como principal (4), os efeitos serão os mesmos do cadastro de endereço no constante da seleção dessa opção. Terminado o cadastro, clique em “Confirmar” (5).
Ao mesmo tempo em que, os dados são inseridos no gestão de cobranças, automaticamente também serão sincronizados no sistema, dando assim, a oportunidade da Procuradoria utilizar destes dados em outros módulos do sistema.
Pronto! Você aprendeu como inserir os dados de um devedor manualmente no gestão de cobranças! Não deixe de recorrer ao SAJ Ajuda sempre que encontrar alguma dificuldade!
Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como identificar se os dados do devedor foram enriquecidos no módulo de Gestão de Cobranças no SAJ Procuradorias?Versão do sistema: 6
Publicado em: 15/09/2022O módulo de Gestão de Cobranças apresenta um novo recurso que se chama enriquecimento de dados, onde o endereço e o telefone do devedor, com base em seu CPF ou CNPJ são buscados. Nesse artigo veremos como identificar se um devedor teve seus dados enriquecidos.
1. Ao acessar o módulo de Gestão de Cobranças, clique no ícone representado por “3 pontos” localizado no lado superior direito do card (1) e, em seguida, clique em “Devedor” (2).
2. Com isso, uma nova tela vai aparecer no lado direito no sistema com as informações do devedor disponíveis. Novamente, clique no ícone representado por “3 pontos” que está localizado no lado superior direito da página (1) e, em seguida, clique em “Gerenciar Dados do Devedor” (2).
3. Em seguida, o sistema abrirá uma nova tela com os dados do devedor. Note que uma etiqueta ao lado de seu endereço está com o nome de “ENRIQUECIDO”, o que representa que os dados do devedor foram buscados na internet.
4. Existem casos em que o devedor possui mais de um endereço cadastrado no sistema e, o módulo de gestão de cobranças identifica se este endereço é de origem enriquecida. Para visualizar a lista de endereços do devedor, clique em “Listar endereços”.
5. Com isso, o sistema abrirá uma nova tela, com a listagem dos endereços do devedor, identificando a origem enriquecida, bem como, a data em que o enriquecimento ocorreu.
Pronto! Você aprendeu como identificar os dados de um devedor enriquecido a situação de uma CDA no gestão de cobranças! Não deixe de recorrer ao SAJ Ajuda sempre que encontrar alguma dificuldade!
Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como funciona o enriquecimento de dados do devedor no módulo de Gestão de Cobranças no SAJ Procuradorias?Versão do sistema: 6
Publicado em: 04/10/2022O Gestão de Cobranças apresenta um novo recurso que se chama enriquecimento de dados, onde o endereço e o telefone do devedor, com base em seu CPF ou CNPJ são buscados no sistema.
O enriquecimento é caracterizado pela busca de novas informações do devedor, como: endereço e telefone em bases de dados externas. Ou seja, através de poucos cliques, o Gestão de Cobranças busca na internet esses dados do devedor por meio da integração com um parceiro de dados da Softplan.
Assim que esses dados são localizados, eles são automaticamente adicionados no cadastro do devedor e ficam disponíveis para posterior utilização no sistema. O gestão de cobranças adiciona uma tag automaticamente nesses dados com o nome “Enriquecido”.
O enriquecimento pode ser feito tanto com pessoas físicas quanto jurídicas, desde que tenham um CPF ou CNPJ válidos.
Cabe também destacar que, para a sua Procuradoria é disponibilizada uma cota para enriquecimento de dados dos devedores, consulte seu contrato de uso do gestão de cobranças para saber quantas cotas foram disponibilizadas!
E como enriquecemos os dados do devedor? Acompanhe neste artigo como funciona esse novo recurso.
1. Ao acessar o SAJ no módulo de Gestão de Cobranças, selecione o card desejado (1) e o botão enriquecimento ficará disponível na parte superior, clique sobre ele (2).
2. Com isso, clicando no botão “Enriquecimento”, uma janela será aberta à direita da tela contendo algumas informações, como:
- Lote: Número do lote para envio de enriquecimento, esse campo pode ser editado, onde o operador do sistema pode escolher um nome a seu critério para melhor controle.
- Total de devedores: Quantidade de devedores selecionados para envio de enriquecimento.
- Total de CDAs: Quantidade de CDAs selecionadas de acordo com a seleção dos devedores.
- Lotes enviados hoje: Quantidade de lotes que foram enviados para enriquecimento na data atual.
- Total de enriquecimentos enviados hoje: Total de enriquecimentos enviados nesta data.
- Limite disponível: Quantidade de cotas disponíveis para envio.
Mais abaixo, haverá um gráfico da quantidade de CDAs enviadas nos últimos 30 dias.
3. Para concluir a operação, clique no botão “Enviar para enriquecimento” (1).
Depois disso, automaticamente o gestão de cobranças vai buscar os dados do devedor e inserir em seu cadastro.
Saiba maisPara saber mais sobre este assunto, acesse o artigo:
Ao mesmo tempo em que, os dados são inseridos no gestão de cobranças, automaticamente, também serão sincronizados no sistema, dando assim, a oportunidade da Procuradoria utilizar esses dados em outros módulos do sistema.
Pronto! Você aprendeu como enriquecer os dados de um devedor no gestão de cobranças! Não deixe de recorrer ao SAJ Ajuda sempre que encontrar alguma dificuldade!
Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como funciona a higienização de dados em uma CDA no módulo de Gestão de Cobranças no SAJ Procuradorias?Versão: 6 | Atualizado em: 04/10/2022
O módulo de Gestão de Cobranças apresenta um novo recurso que se chama higienização de dados, que permite que o endereço do devedor e da dívida sejam corrigidos.
A higienização consiste na correção das informações recebidas no gestão de cobranças por meio da integração com os sistemas de dívida ativa utilizados pela Secretaria de Fazenda. Essa correção ocorre no endereço com base nas informações do DNE dos Correios, onde a higienização ocorrerá nos seguintes cenários:
- Quando o endereço com CEP existir na base do DNE dos Correios;
- Corrige o município e UF caso estejam incorretos;
- Complementa os dados que faltam no endereço;
- Endereço com CEP não informado ou inexistente na base do CNE dos Correios
- Preenche o CEP buscando na base do DNE dos correios pelos dados do logradouro, bairro e município.
Para que a higienização seja possível, o gestão de cobranças possui mecanismos que recebe os dados através da integração com a Secretaria da Fazenda e realiza uma comparação com os dados existentes no DNE dos correios. Desta forma, ao receber um endereço com erros, o gestão de cobranças consegue recuperar informações de logradouro, bairro, município e UF com base em um CEP válido, ou buscar informações do CEP conforme informações de logradouro, bairro, município e UF.
É importante salientar que, o gestão de cobranças sempre vai tentar higienizar o endereço de uma CDA/devedor, mas quando isso não for possível, esses dados serão enviados para um menu do sistema que tem o nome de “Inconsistentes” para que a Procuradoria tome as medidas cabíveis junto a Secretaria da Fazenda para as devidas correções se necessário, ou insira manualmente estes dados no sistema.
1. Veja abaixo onde localizar o menu “Inconsistentes”.
Como saber se um endereço foi higienizado?
Automaticamente, o Gestão de Cobranças adiciona uma tag chamada “Higienizado” no endereço em que houve higienização, vamos ver como onde encontrar essa informação?
2. Primeiramente será necessário selecionar o devedor/dívida higienizada, clique sobre o botão representado por três pontos (1) e, em seguida, clique em devedor (2).
3. A seguir, uma nova janela será aberta ao lado direito da página, clique em devedor (1).
4. O sistema apresentará os dados do devedor, clique no botão “Gerenciar dados do devedor” localizado no canto inferior à direita da tela (1).
5. A tela de gerenciamento de dados do devedor será aberta. Repare que o sistema mostra os endereços, e-mails e telefones que estão cadastrados atualmente e que existe a tag “Higienizado” (1).
Ao mesmo tempo em que os dados são inseridos no gestão de cobranças, automaticamente, também serão sincronizados no sistema, dando assim, a oportunidade da Procuradoria utilizar esta atualização em outros módulos do sistema.
Pronto! Você aprendeu como funciona a higienização dos dados do devedor e da CDA e como identificar um dado higienizado no gestão de cobranças! Não deixe de recorrer ao SAJ Ajuda sempre que encontrar alguma dificuldade!
Créditos - Equipe SAJ Tribunais