Publicado em: 04/10/2022
O módulo de Gestão de cobranças disponibilizou novos recursos como higienização e enriquecimento de dados, porém existem também, casos em que a Procuradoria já possui esses dados em mãos e necessita inserir manualmente os dados do devedor como: endereço, telefone e e-mail.
Neste artigo você aprenderá como realizar esse procedimento no sistema.
1. Ao acessar o SAJ no módulo de Gestão de Cobranças, selecione o card correspondente ao que se deseja inserir os dados manualmente (1), clique no ícone representado por 3 pontos (2) e selecione a opção "Devedor" (3).
2. Uma nova tela aparecerá no lado direito com as informações do devedor, clique em “Gerenciar dados do devedor” (1), localizado no canto inferior a direita da tela.
3. A tela de gerenciamento de dados do devedor será aberta. Repare que o sistema mostra os endereços, e-mails e telefones que estão cadastrados atualmente.
4. Cadastrando novo endereço:
4.1 Como exemplo, vamos adicionar um novo endereço, telefone e e-mail fictícios, vamos começar pelo endereço, clique em “Adicionar endereço” (1).
4.2 O formulário de cadastro de novo endereço será aberto, informe a situação (1) do endereço que pode ser negativo (quando o devedor não foi encontrado neste endereço) ou positivo (quando o devedor foi encontrado neste endereço). Em seguida digite o CEP (2) e o sistema preencherá o restante dos dados de acordo com o DNE dos correios.
4.3 Após informar a situação e o CEP, os campos “Número” (1) e “Complemento” (2) ficam disponíveis para preenchimento. Ainda existe a possibilidade de definir esse endereço como principal (3), onde, a partir desse momento, novas cobranças, seja via judicial ou extrajudicial serão feitas neste endereço. Terminado o preenchimento, clique em “Confirmar” (4).
5. Cadastrando telefone:
5.1 Note que o endereço cadastrado já está registrado (1). Agora vamos cadastrar um número de telefone, na tela de gerenciamento de dados do devedor, clique em “Adicionar telefone” (2).
5.2 No primeiro campo, informe a situação (1), que pode ser negativa (telefone o qual o devedor não foi encontrado) ou positiva (quando foi encontrado). Em seguida, selecione a opção fixo ou móvel (2) e o número do telefone com DDD (3). Se preferir você pode definir o telefone como principal (4), os efeitos serão os mesmos do cadastro de endereço no constante da seleção dessa opção. Terminado o cadastro, clique em “Confirmar” (5).
6. Cadastrando e-mail:
6.1 Na tela de gerenciamento de dados do devedor, clique em “Adicionar e-mail” (1).
6.2 No primeiro campo, informe a situação (1), que pode ser negativa ou positiva. Informe se o e-mail é pessoal ou profissional (2) e digite o e-mail (3). Você ainda tem a opção de definir o e-mail como principal (4), os efeitos serão os mesmos do cadastro de endereço no constante da seleção dessa opção. Terminado o cadastro, clique em “Confirmar” (5).
Ao mesmo tempo em que, os dados são inseridos no gestão de cobranças, automaticamente também serão sincronizados no sistema, dando assim, a oportunidade da Procuradoria utilizar destes dados em outros módulos do sistema.
Pronto! Você aprendeu como inserir os dados de um devedor manualmente no gestão de cobranças! Não deixe de recorrer ao SAJ Ajuda sempre que encontrar alguma dificuldade!