Atualizado em: 22/09/2020
Você sabia que, no momento em que o procurador-chefe identifica que um determinado processo não pertence a sua chefia, é possível encaminhá-lo à chefia que acredita ser a competente? Veja como realizar esse procedimento de forma rápida e prática no SAJ Procuradorias.
1. Acesse o menu Processos e clique na opção Fluxo de Trabalho Chefia.
2. No Fluxo de Trabalho da Chefia, localize uma das abas de distribuição (Distribuição ou Redist. Definitiva).
3. Na fila selecionada, localize o processo a ser encaminhado (1), clique sobre ele com o botão direito do mouse e, no menu que se abrirá, clique na opção Encaminhar outra chefia (2).
4. Neste momento o sistema exibirá a tela Emissão de Documentos para que seja realizada a elaboração da solicitação de encaminhamento. Perceba que o campo Categoria (1) á vem automaticamente preenchido com a opção Solicitação de Encaminhamento e para essa solicitação não será possível alterá-lo.
5. Defina, então, o Modelo (2) de documento e informe a Chefia (3) a qual deseja encaminhar o processo.
Caso precise de ajuda para selecionar a opção mais adequada, clique na lupa disponível ao lado do campo para exibir as opções disponíveis.
6. Uma vez preenchidos os campos necessários, o botão Editar será habilitado. Clique nele para abrir o editor de textos e visualizar o documento informado no modelo.
7. No documento que será exibido no Editor de Textos, realize as alterações necessárias e, ao concluí-lo, clique em Finaliza o documento atual (representado pelo desenho de uma folha de papel amarela com um F no centro) na barra de ferramentas na lateral esquerda da tela.
8. Se sequência será exibida a tela Finalização de Documento. Marque ou desmarque as opções de assinatura eletrônica ou impressão do documento, de acordo com o procedimento em sua procuradoria e clique novamente em Finalizar.
Caso o sistema abra novamente a janela de Emissão de Documentos, clique em Confirmar para dar prosseguimento ao encaminhamento.
A partir de agora o processo será movimentado para a aba Encaminhamentos, onde aguardará a resposta do chefe responsável.
Só é possível realizar encaminhamento de processos entre chefias do mesmo nível hierárquico (irmãs). Quando for necessário enviar o processo para uma chefia de outro nível, será preciso solicitar o encaminhamento para a chefia superior.
A funcionalidade de encaminhamentos é muito útil quando ocorrem problemas de cadastro que não são notados nas fases de revisão e validação. O procedimento é realizado entre procuradores-chefes e depende da emissão de documentos para registro na pasta digital.
Quando ocorre a recusa do encaminhamento é possível que isto suscite um conflito de competência. Para saber mais sobre esse assunto, leia nossos materiais:
Como é gerado o conflito de competência?
Como configuro uma chefia para atuar com conflitos de competência no SAJ Procuradorias?