O cadastro de processos judiciais permite realizar o registro dos dados básicos de um processo, das partes que o compõem, dos assuntos e dos valores associados. Possibilita, ainda, o registro do andamento processual, automatizando a notificação das pendências para o procurador responsável, oferecendo real controle dos prazos processuais e das ações que necessitam de sua manifestação.
Para melhor disposição das informações, o material acerca do cadastro de processos judiciais foi dividido em cinco partes, conforme disposto a seguir:
Parte 1: cadastrando dados básicos
Parte 2: cadastrando partes
Parte 3: cadastrando outros assuntos
Parte 4: cadastrando movimentações
Parte 5: informando dados complementares
Neste artigo, veremos a etapa de digitalização de peças processuais, um importante recurso do sistema que traz benefícios para a procuradoria, tais como a redução de papel e o acesso aos autos por múltiplos usuários de forma simultânea.
Existem várias formas de se digitalizar peças em um processo, porém, utilizaremos duas que são amplamente usadas pelos usuários, que são:
- 1º - Digitalização pela tela de cadastro de processos;
- 2º - Digitalização através da fila ‘Ag. Digitalização‘ pelo fluxo de trabalho.
Vamos começar pela digitalização através da tela de cadastro de processos.
Com o SAJ Procuradorias aberto, na tela de cadastro de processos, clique no botão ‘Digitalizar‘.
O sistema abrirá a tela de digitalização de peças processuais, clique sobre o botão ‘Nova peça‘.
O sistema pedirá que seja selecionado o tipo de documento digital, neste exemplo vamos utilizar o tipo ‘Documentos‘, para isso, digite documentos no campo de filtro.
Agora vamos clicar na opção ‘125 – Documentos‘ (1) e depois em ‘Selecionar‘ (2).
Agora, será necessário localizar o arquivo em seu computador, após isso, clique sobre o arquivo (1) e depois clique em ‘Abrir‘ (2).
Com a peça carregada (1), verifique se o documento está correto e depois clique em salvar (2).
Agora, selecione a peça que está aguardando juntada (1) e depois clique em ‘Juntar‘ (2).
Após isso, a peça estará disponível para visualização na pasta digital!
2º - Pela fila Ag. digitalização.
Essa forma é igual a que vimos na tela de cadastro de processos judiciais, com a diferença que iniciamos a atividade pelo fluxo de trabalho.
Na fila ‘Ag. digitalização‘ (1), clique sobre o processo desejado (2) e depois clique em ‘Digitalizar‘ (3).
O sistema abrirá a tela de digitalização de peças processuais, clique sobre o botão ‘Nova peça‘.
O sistema pedirá que seja selecionado o tipo de documento digital, neste exemplo vamos utilizar o tipo ‘Documentos‘, para isso, digite documentos no campo de filtro.
Agora vamos clicar na opção ‘125 – Documentos‘ (1) e depois em ‘Selecionar‘ (2).
Agora, será necessário localizar o arquivo em seu computador, após isso, clique sobre o arquivo (1) e depois clique em ‘Abrir‘ (2).
Com a peça carregada (1), verifique se o documento está correto e depois clique em salvar (2).
Agora, selecione a peça que está aguardando juntada (1) e depois clique em ‘Juntar‘ (2).
Após isso, a peça estará disponível para visualização na pasta digital!
Pronto! Você aprendeu como se digitaliza peças processuais em um processo em cadastro! Vale ressaltar que esta etapa pode ser realizada a qualquer momento!