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Como triar um processo para ajuizamento manual no SAJ Procuradorias?Versão do sistema: 5.3.2-63
Publicado em: 30/11/2021No momento da triagem dos kits de ajuizamento podem surgir processos cujo órgão judicial não atenda a classe 1116 - Execução fiscal pelo PJE, e precise ser ajuizado por meio de outros sistemas.
Para que esse processo siga o fluxo dentro do SAJ é necessário inserir algumas informações em seu cadastro para que ele seja encaminhado para a distribuição após ser ajuizado.
Acompanhe os passos desse procedimento no SAJ.
1. No Fluxo de Trabalho, acesse a fila “Triagem Ajuizamento” e clique no botão “Ajuizamento Apolo".
2. O Processo será movido para a fila “Imprimir documentos”, localize o botão “Imprimir/Exportar documentos” para que possa imprimir os documentos do kit.
3. Será solicitado a confirmação da impressão, clique em “Sim” e logo após será exibido as opções de impressão.
4. Após imprimir os documentos e realizar o ajuizamento manual é necessário alterar o cadastro do processo para que ele possa ser distribuído, clique no processo com o botão direito e depois em “Abrir cadastro do processo”.
5. Uma vez aberto a tela “Cadastro e Movimentação de Processos Judiciais” é necessário informar:
Juízo no qual foi cadastrado o processo e o Número judicial do processo.6. Clique na aba “Movimentação” e no campo "Tipo de movimento" é necessário incluir a movimentação 1.1.1 - Petição Elaborada - Petição Inicial – Ajuizada. Informe a data da movimentação (deverá ser a mesma da data do ajuizamento do processo). Informe a origem da movimentação e clique em "Salvar".
Após salvar as alterações o processo deixará de ser exibido na fila de “imprimir documentos” e será distribuído na chefia.
ObservaçãoVale lembrar que o nome das filas e atividades são configuráveis e podem variar de uma Procuradoria para outra.
Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como assino as CDAs e petições iniciais de um processo eletrônico de execução fiscal no SAJ Procuradorias?Versão do sistema: 5.1.1-28
Última atualização: 19/04/2021Para realizar o ajuizamento de processos eletrônicos de execução fiscal gerados no sistema SAJ Procuradorias, faz-se necessária a assinatura das CDAs e Petições iniciais. Veja como isso acontece no dia a dia do procurador.
ObservaçãoEm algumas procuradorias, a assinatura das CDAs está configurada antes das PIs. A ordem de assinatura depende de como foi realizada a configuração do fluxo e não afeta o ajuizamento. A premissa é ter todos os documentos do kit assinados, independente da ordem de assinatura. Utilizou-se como exemplo neste artigo a assinatura de CDAs antes da assinatura da PI.
O primeiro passo é assinar a(s) CDA(s). Para isso:1. Sendo o usuário responsável pela assinatura, acesse o menu Processos, clique na opção Fluxo e localize sua fila de assinatura de CDAs.
2. Neste momento o sistema listará todas as CDAs pendentes de assinatura no SAJ naquele momento. Selecione a(s) CDA(s) desejada(s) (1) e clique na atividade Assinar CDAs do processo selecionado (2) (caso queira assinar CDAs específicas) ou Assinar todas as CDAs da fila (3) (caso queira assinar todas as CDAs pendentes).
ObservaçãoVale lembrar que o nome das filas e atividades são configuráveis e podem variar de uma Procuradoria para outra.
DicaTambém é possível selecionar a(s) CDA(s) desejada(s) (1), clicar sobre elas com o botão direito do mouse para exibir o menu de contexto e, nele, clicar na atividade Assinar CDAs do processo selecionado (2)ou Assinar todas as CDAs da fila (caso queira assinar todas as CDAs de uma única vez).
3. No momento de sua primeira de assinatura de CDA, o sistema exibirá uma janela para que você selecione o seu token. Selecione-o (1) e clique em Selecionar (2). Uma vez inserido, o token ficará salvo no sistema e nas ocorrências seguintes já não será necessário repetir essa etapa.
Depois da(s) CDA(s) assinada(s), será preciso assinar a petição inicial.
Para tanto:4. localize, em seu Fluxo de trabalho, a fila de assinatura de petições iniciais.
5. Clicando nela o sistema listará todas as petições iniciais pendentes de assinatura no momento e você poderá optar por assinar todas de uma única vez, clicando em Assinar todas as Petições Iniciais da fila, (2) ou selecionar um ou mais processos específicos e clicar em Assinar Petição Inicial do processo selecionado (1).
ObservaçãoEm algumas procuradorias, a assinatura das CDAs e PIs é responsabilidade de uma única pessoa. Nesses casos, existe uma fila única, onde é utilizada a atividade Assinar Petição Inicial e CDAs.
Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como assinar CDAs e petições iniciais de um processo eletrônico de execução fiscal no SAJ Procuradorias Municipais?Versão do sistema: 5.11.0-3
Atualizado em: 27/11/2023Para realizar o ajuizamento das CDAS e consequente geração dos processos de execução fiscal no sistema SAJ Procuradorias, faz-se necessária a assinatura das CDAs e Petições iniciais (PIs). Veja como isso acontece no dia a dia da Procuradoria Municipal.
ObservaçãoEm algumas Procuradorias a assinatura das CDAs está configurada antes das PIs. A ordem da assinatura depende de como foi realizada a configuração do fluxo e não afeta o ajuizamento. A premissa é ter todos os documentos do kit assinados, independente da ordem da assinatura. Utilizou-se como exemplo neste artigo a assinatura de CDAs antes da assinatura da PI.
O primeiro passo é assinar a(s) CDA(s). Para isso:1. Sendo o usuário responsável pela assinatura, acesse o menu Processos, clique na opção Fluxo e localize sua fila de assinatura de CDAs (1).
2. Neste momento o sistema listará todas as CDAs pendentes de assinatura no SAJ naquele instante. Selecione a(s) CDA(s) desejada(s) (2) e clique na atividade Assinar CDAs selecionada(s) (3) (caso queira assinar as CDAs específicas) ou Assinar todas as CDAs da fila (4) (caso queira assinar todas as CDAs pendentes).
ObservaçãoVale lembrar que o nome das filas e atividades são configuráveis e podem variar de uma Procuradoria para outra.
DicaTambém é possível selecionar a(s) CDA(s) desejada(s) (1), clicar sobre elas com o botão direito do mouse para exibir o menu de contexto e, nele, clicar na atividade Assinar CDAs selecionadas (2) ou Assinar todas as CDAs da fila (caso queira assinar todas as CDAs de uma única vez).
3. No momento da sua primeira assinatura de CDA, o sistema exibirá uma janela para que você selecione o seu token. Selecione-o (1) e clique em Selecionar (2).Uma vez inserido, o token ficará salvo no sistema e nas ocorrências seguintes já não será necessário repetir essa etapa.
Depois da(s) CDA(s) assinada(s), será preciso assinar a petição inicial.
Para tanto:4. localize, em seu Fluxo de trabalho, a fila de assinatura de petições iniciais (1).
5. Clicando nela o sistema listará todas as petições iniciais pendentes de assinatura no momento. Selecione a petição inicial desejada (2) e opte por assinar todas de uma única vez, clicando em Assinar todas as Petições Iniciais da fila, (4) ou selecionar um ou mais processos específicos e clicar em Assinar Petição Inicial do processo selecionado (3).
ObservaçãoEm algumas Procuradorias, a assinatura das CDAs e PIs é responsabilidade de uma única pessoa. Nesses casos, existe uma fila única, onde é utilizada a atividade Assinar Petição Inicial e CDAs.
Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como ajuízo um processo eletrônico de execução fiscal no SAJ Procuradorias?Versão: 5.11.0-3
Atualizado em: 23/11/2023O ajuizamento de CDAs é o ato de protocolar na justiça um processo para que seja apreciado e julgado por um juiz.
1. No SAJ Procuradorias, essa dinâmica começa pela Geração do kit de ajuizamento.
2. Com o kit de ajuizamento gerado, faz-se necessária a assinatura das CDAs e Petições Iniciais de acordo com o fluxo da procuradoria.
3. Após a assinatura, uma rotina do sistema verifica todos os processos de execução fiscal que estão aguardando ajuizamento, envia uma mensagem de peticionamento para o Tribunal de Justiça e atualiza o processo gerado com o número judicial e a pasta digital com o comprovante de protocolo informado na resposta do TJ.
Pronto! Os processos foram devidamente ajuizados!
Em alguns casos, ocorrem problemas no momento do ajuizamento e agora veremos como identificá-los (RECURSO DISPONÍVEL EM VERSÕES QUE UTILIZAM O FLUXO DE TRABALHO).
1. Acesse o menu Processos, opção Fluxo, onde são apresentadas todas as filas do usuário.
2. Selecione o subfluxo Processo e clique na fila Com erro no ajuizamento eletrônico. Ali estarão todos os processos que tiveram algum problema no momento do ajuizamento e a descrição do erro, para que você acompanhe.
AtençãoA rotina do sistema realizará tentativas constantes de ajuizamento até que todos os processos tenham sido devidamente ajuizados. Se não houver o ajuizamento de algum deles, mesmo após diversas tentativas, será necessário excluir o processo e gerar novamente.
3. Todavia, uma nova tentativa de ajuizamento poderá ser realizada manualmente por meio da atividade Ajuizar (1). Mas antes, será necessário realizar ajustes no processo, a depender da descrição do erro registrada. Por exemplo, ajuste do CEP das partes, número do documento, nome ou a adição do endereço.
4. Para realizar os ajustes no processo, clique no processo com o botão direito do mouse para exibir o menu de contexto e, nele, clique na atividade Abrir cadastro do processo (1).
5. Após realizar o ajuste no processo, clique em Salvar (1), feche a tela de Cadastro e Movimentação de Processos Judiciais (2).
6. No Fluxo, selecione o processo e clique na atividade Ajuizar (1). Uma nova tentativa de ajuizamento será realizada.
Pronto! Você viu neste artigo os passos necessários para ajuizar um processo eletrônico de execução fiscal.
Créditos - Equipe SAJ Procuradorias