No Gestão de Cobranças você tem acesso a alguns filtros que possibilitam acompanhar de forma fácil a situação de um protesto. Acompanhe neste artigo como utilizar esse recurso no SAJ.
Antes de continuarmos, caso queira saber como utilizar os filtros, acesse o artigo:
Como filtrar os devedores e as dívidas no módulo de Gestão de Cobranças no SAJ Procuradorias?
Vamos ao passo a passo no sistema.
1. Ao acessar o Gestão de Cobranças, clique sobre o campo “Digite ou selecione” (1) e escolha a opção “Situação de protesto” (2).
2. Ao selecionar a opção "Situação de protesto", o campo ao lado com o texto “Selecione ou digite uma opção” (1) muda para exibir as situações de protesto utilizadas pelo IEPTB (Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil) de seu estado. Como exemplo, vamos utilizar a situação “Protestado” (2).
3. O campo ficará com a opção selecionada, após isso, clique em “Filtrar” (1).
4. O Gestão de Cobranças passará a exibir as CDAs em que a situação de protesto seja “Protestado”.
O resultado deste filtro pode ser salvo como uma etiqueta. Que se trata de um recurso poderoso para a organização da Procuradoria em relação aos protestos digitais, como uma boa prática recomenda-se seu uso de acordo com a organização das atividades já existentes. Para saber mais, acesse o artigo:
5. Até aqui, utilizamos somente uma situação para fazer o filtro, mas é possível aplicar mais de um filtro. Para isso, clique no campo “Digite ou selecione” (1) e escolha a opção “Situação de protesto” (2).
6. Selecione a situação desejada (1). Neste exemplo utilizaremos a situação “Cancelado” (2).
7. Dando continuidade, selecione outra situação desejada. No exemplo utilizaremos a situação “Inconsistente” (1). Note que a situação “Cancelado” já está selecionada no campo.
8. Depois de ambas as situações selecionadas (1), clique no botão “Filtrar” (2).
9. Note que o sistema realizou o filtro de protestos conforme as situações de protesto selecionadas (1). no exemplo as situações foram: Cancelado e Inconsistente.
Pronto! Você aprendeu a acompanhar a situação de protesto de CDAs no gestão de cobranças! Não deixe de recorrer ao SAJ Ajuda sempre que encontrar alguma dificuldade!