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Jornada de protesto

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  • Como autorizar o cancelamento de protesto?
    30 de junho de 2025 18:02
    Versão do sistema: 25.2.1-0
    Artigo publicado em: 30 de junho de 2025

    A autorização para cancelamento do protesto é o instrumento utilizado para comunicar ao cartório que o devedor efetuou o pagamento ou formalizou o parcelamento do débito perante o apresentante. Nessa hipótese, o apresentante manifesta expressamente a anuência para o cancelamento do protesto, o qual somente será efetivado mediante o comparecimento do devedor ao cartório e o recolhimento dos emolumentos devidos.

    Para autorizar cancelamento/desistência de protesto, siga o passo a passo abaixo:

    1. Ao acessar o Gestão de Cobranças, clique no menu ‘Protesto Digital’ ao lado esquerdo da tela.

     

    2. O sistema apresentará as CDAs que foram enviadas para protesto, selecione a CDA desejada (1) e clique em ‘Autorizar cancelamento’ (2).

    Comunicada formalmente ao cartório a autorização para cancelamento do protesto, caberá ao devedor comparecer à serventia para efetuar o recolhimento dos emolumentos devidos. Somente após o integral adimplemento dessas despesas o cartório efetivamente realizará o cancelamento do protesto.

    Pronto! Você aprendeu como autorizar o cancelamento de protesto, não deixe de recorrer ao SAJ Ajuda sempre que encontrar alguma dificuldade.

    Créditos - Equipe SAJ Procuradorias
  • Como cancelar o protesto de uma CDA?
    30 de junho de 2025 17:54
    Versão do sistema: 25.2.1-0
    Artigo publicado em: 30 de junho de 2025

    O cancelamento do protesto da Certidão de Dívida Ativa (CDA), é requerido pelo apresentante ao cartório competente, após o protesto da CDA ter sido lavrado. O cartório, ao receber o pedido de cancelamento, procede com a imediata retirada do protesto.

    Para cancelar o protesto de uma CDA, siga o passo a passo abaixo:

    1. Ao acessar o Gestão de CDAs, clique no menu ‘Protesto Digital’ ao lado esquerdo da tela.

    2. O sistema apresentará as CDAs que foram enviadas para protesto, selecione a CDA desejada (1) e clique em ‘Cancelar protesto digital’ (2).

    Pronto! Você aprendeu como cancelar o protesto de uma CDA, não deixe de recorrer ao SAJ Ajuda sempre que encontrar alguma dificuldade.

    Créditos - Equipe SAJ Procuradorias
  • Como realizar a desistência do protesto de uma CDA?
    30 de junho de 2025 17:40
    Versão do sistema: 25.2.1-0
    Artigo publicado em: 30 de junho de 2025

    A solicitação de desistência configura uma modalidade de cancelamento do protesto da Certidão de Dívida Ativa (CDA). Quando requerida pelo apresentante antes da efetivação do protesto, a desistência é formalizada por meio de comunicação ao cartório competente, que, ao recebê-la, procede à interrupção do procedimento, com a consequente cessação dos trâmites relacionados, impedindo a lavratura do protesto.

    Observação

    A desistência do protesto é caracterizada pela solicitação realizada até as 16h00 do terceiro dia útil da data de protocolização informada pelo cartório no arquivo de confirmação retornado após a apresentação da CDA ao cartório.

    Para solicitar a desistência do protesto de uma ou mais CDAs, siga o passo a passo abaixo:

    1. Ao acessar o Gestão de CDAs, clique no menu ‘Protesto Digital’ ao lado esquerdo da tela.

    2. O sistema apresentará as CDAs que foram enviadas para protesto, selecione a CDA desejada (1) e clique em ‘Cancelar protesto digital’ (2).

    Pronto! Você aprendeu como realizar a desistência do protesto de uma CDA, não deixe de recorrer ao SAJ Ajuda sempre que encontrar alguma dificuldade.

    Créditos - Equipe SAJ Procuradorias
  • Como fazer análise do retorno do processamento do lote de cobrança e a análise do estoque do protesto?
    30 de junho de 2025 17:21
    Versão do sistema: 25.2.1-0
    Artigo publicado em: 30 de junho de 2025

    É necessário fazer o acompanhamento diário do estoque de protestos, pois, quando o lote é enviado, o retorno de confirmação pode levar alguns dias para chegar. Esse retorno é dado diariamente pelo cartório.

    Para fazer análise do retorno do processamento, siga o passo a passo abaixo:

    1. Com o módulo Gestão de Cobranças aberto, clique no menu ‘Protesto Digital’ ao lado esquerdo da tela.

    2. Na tela apresentada, localize o lote em questão e clique no status das CDAs para abri-las.

    3. Em seguida, clique no botão ‘Exibir por motivo de devolução do protesto’.

    4. Após o agrupamento, será apresentado todos os motivos de devolução.

    Pronto! Você aprendeu como fazer análise do retorno, não deixe de recorrer ao SAJ Ajuda sempre que encontrar alguma dificuldade.

    O painel de protesto permite uma visão de gestão da cobrança protesto.

    Para consultá-lo, siga o passo a passo abaixo:

    1. Ainda no menu ‘Protesto Digital’, clique no ícone de “seta deitada” ao lado direito da tela. 

    2. O painel de estatísticas será aberto e, por meio dos gráficos, você tem acesso às informações da dívida em um contexto de análise de dados.

    3. Os gráficos funcionam de forma dinâmica, permitindo realizar filtros de forma simples, clicando em qualquer tipo de tributo, automaticamente a gestão de cobranças aplicará um filtro considerando o tributo clicado.

    Saiba mais

    Os dados foram alterados de forma dinâmica com o filtro aplicado, inclusive, permitindo que você salve essa consulta como etiqueta, se assim desejar. Lembrando que, mais filtros podem ser aplicados no mesmo gráfico. Se tiver dúvidas sobre como criar uma etiqueta, separamos um artigo que explica como isso é feito:

    Como funcionam e como posso criar as minhas etiquetas no módulo Gestão de Cobranças no SAJ Procuradorias?

    4. Você pode voltar os gráficos da mesma forma que estavam no começo. Para isso, clique no botão ‘Limpar filtros’ que está localizado na parte superior da tela.

    5. Você também pode visualizar os dados somente por números no painel de estatísticas. Para isso, basta alterar o modo de visualização dos dados, o layout da tela não muda, apenas os gráficos visuais somem e os números são apresentados. Sendo assim, clique sobre o ícone de “três pontos” ao lado direito da tela (1) e selecione a opção ‘Visualizar gráficos em tabelas’ (2).

    6. Note que, o painel de estatísticas foi alterado para exibir somente números em vez de gráficos visuais.

    Apesar de não serem mais mostrados os gráficos visuais, ainda assim, quando se clica em alguma informação da página, o módulo de gestão de cobranças fará a aplicação do filtro da mesma forma como mostrado nos itens anteriores.

    Pronto! Você aprendeu como fazer análise do retorno e a análise do estoque do protesto, não deixe de recorrer ao SAJ Ajuda sempre que encontrar alguma dificuldade.

    Créditos - Equipe SAJ Procuradorias
  • Como encaminhar a cobrança Protesto em lote?
    30 de junho de 2025 17:03
    Versão do sistema: 25.2.1-0
    Artigo publicado em: 30 de junho de 2025

    Para as dívidas que não foram conciliadas com sucesso, é possível encaminhá-las para protesto ou utilizar a estratégia de protesto desde o início.

    Para encaminhar em lote a cobrança Protesto, siga o passo a passo abaixo:

    1. No módulo de Gestão de Cobrança, utilize o campo de consulta na parte superior da tela. No campo digite ou selecione os filtros desejados (1) e clique em ‘Filtrar’ (2).

    2. Após a busca, selecione as CDAs desejadas (1) e clique em ‘Protesto digital’ (2) na parte superior da tela.

    3. Será aberta a tela com as informações do lote, clique em ‘Enviar protesto’ e em ‘Confirmar’ para efetivar a ação. 

    Pronto! Você aprendeu como enviar cobrança para protesto em lote, não deixe de recorrer ao SAJ Ajuda sempre que encontrar alguma dificuldade.

    Créditos - Equipe SAJ Procuradorias
  • Como protestar uma CDA no módulo de Gestão de Cobranças no SAJ Procuradorias?
    5 de novembro de 2024 17:09
    Versão do sistema: 6
    Publicado em: 19/10/2022

    No módulo de Gestão de Cobranças do SAJ, você tem acesso a forma simplificada de protestar uma CDA com poucos cliques. Saiba mais sobre esta funcionalidade no decorrer deste artigo.

    Utilizaremos como exemplo somente uma CDA para ser protestada, mas vale ressaltar que, o mesmo procedimento pode ser feito em lote, ou seja, vários registros podem ser selecionados e enviados uma única vez.

    1. Ao acessar o Gestão de Cobranças, localize a CDA desejada e selecione o card, clicando na caixinha/checkbox (1).

    01_selecionar_card.png

    2. Quando o card é selecionado, algumas opções para aquela CDA são disponibilizadas na parte superior da página. Clique em “Protesto digital” (1).

    02_protesto_digital.png

     

    3. O sistema abrirá uma nova tela no lado direito da tela contendo informações da remessa de protesto que será enviada:

    (1) Informações do lote:

    • Lote: Número/nome do lote a ser enviado
    • OBS: Clicando no botão editar, pode-se dar um nome para esse lote para organização, por ex: Protesto – Setembro 2022
    • Total de CDAs: Total de CDAs selecionadas para envio
    • Total de devedores: Total de devedores selecionados para envio
    • Valor das CDAs (R$): Valor somado das CDAs selecionadas

    (2) Informações de protesto:

    • Lotes gerados hoje: Total de lotes gerados na data
    • CDAs enviadas ao cartório hoje: Total de CDAs que foram enviadas para protesto na data.
    • Média de recuperabilidade:  Percentual de recuperação considerando os últimos 30 dias

    E, por último, um gráfico de CDAs enviadas ao cartório nos últimos 30 dias. Veja a imagem abaixo mostrando essas informações.

    o3_informacoes_lote_e_protesto.png

    4. Feita a conferência e/ou alteração do nome do lote, envie as CDAs para protesto, clicando no botão “Iniciar recuperação”, que se encontra no lado inferior direito da tela (1).

    04_iniciar_recuperacao.png

    Feito isso, o sistema fará o envio automático das CDAs para o IEPTB de seu estado.

    Observação

    Inicialmente o cartório de protesto não aparecerá no gestão de cobranças, isso ocorre porque o título precisa ser distribuído no sistema utilizado pelo IEPTB de seu estado, mas não se preocupe, essa informação aparecerá no gestão de cobranças tão logo for disponibilizada através de integração entre os sistemas.

    Pronto! Você aprendeu protestar uma CDA no gestão de cobranças! Não deixe de recorrer ao SAJ Ajuda sempre que encontrar alguma dificuldade!

     

      Créditos - Equipe SAJ Procuradorias
  • Como cancelar o protesto de uma dívida no módulo de Gestão de Cobranças no SAJ Procuradorias?
    5 de novembro de 2024 17:00
    Versão do sistema: 6
    Publicado em: 20/10/2022  

    No módulo de Gestão de Cobranças você consegue cancelar o protesto de uma dívida. Entretanto, é importante ressaltar que nem toda situação de protesto é passível de cancelamento, as regras utilizadas para permitir o cancelamento de um título protestado são definidas pelo IEPTB (Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil) de seu estado.

    Acompanhe neste artigo o exemplo de uma CDA com a situação “Protestada” para fazer seu cancelamento.

    1. Ao acessar o Gestão de Cobranças, clique sobre o campo “Digite ou selecione” (1) e escolha a opção “Situação de protesto” (2).

    01_situa__o_do_protesto.png

     

    2. No campo “Digite ou selecione uma opção” (1), selecione a opção “Protestado” (2).

    02_situacao_protestado.png

     

    3. Por fim, clique em “Filtrar”.

    03_botao_filtrar.png

     

    4. O sistema apresentará as CDAs que foram enviadas para protesto e que estão com a situação “Protestado”, selecione a CDA desejada (1) e clique em “Cancelar protesto digital” (2).

    04_cancelar_protesto_digital.png

     

    5. O sistema apresentará uma mensagem de confirmação do cancelamento, clique em “Confirmar”.

    05_cancelar_CDA.png

    Feito isso, o protesto da CDA será cancelado, automaticamente através da integração entre os sistemas, e o gestão de cobranças atualizará os dados de protesto da CDA assim que receber a confirmação do sistema utilizado pelos cartórios de protesto.

    Observação

    Utilizamos somente uma CDA como exemplo para realizar o cancelamento, porém, o procedimento pode ser feito em lote, ou seja, selecionando várias CDAs de uma vez só, facilitando assim, o trabalho da Procuradoria!

    Pronto! Você aprendeu a cancelar um protesto de uma CDA no gestão de cobranças! Não deixe de recorrer ao SAJ Ajuda sempre que encontrar alguma dificuldade!

     

    Créditos - Equipe SAJ Procuradorias
  • Como acompanhar a situação de um protesto no módulo de Gestão de Cobranças no SAJ Procuradorias?
    5 de novembro de 2024 17:00
    Versão: 6 | Atualizado em: 26/10/2022

    No Gestão de Cobranças você tem acesso a alguns filtros que possibilitam acompanhar de forma fácil a situação de um protesto. Acompanhe neste artigo como utilizar esse recurso no SAJ. 

    Saiba Mais

    Antes de continuarmos, caso queira saber como utilizar os filtros, acesse o artigo:

    Como filtrar os devedores e as dívidas no módulo de Gestão de Cobranças no SAJ Procuradorias?

     

    Vamos ao passo a passo no sistema.

    1. Ao acessar o Gestão de Cobranças, clique sobre o campo “Digite ou selecione” (1) e escolha a opção “Situação de protesto” (2).

    01_situa__o_do_protesto.png

     

    2. Ao selecionar a opção "Situação de protesto", o campo ao lado com o texto “Selecione ou digite uma opção” (1) muda para exibir as situações de protesto utilizadas pelo IEPTB (Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil) de seu estado. Como exemplo, vamos utilizar a situação “Protestado” (2).

    02_situacao_protestado.png

     

    3. O campo ficará com a opção selecionada, após isso, clique em “Filtrar” (1).

    03_botao_filtrar.png

     

    4. O Gestão de Cobranças passará a exibir as CDAs em que a situação de protesto seja “Protestado”.

    04_situacao_protestado.png

    Saiba Mais

    O resultado deste filtro pode ser salvo como uma etiqueta. Que se trata de um recurso poderoso para a organização da Procuradoria em relação aos protestos digitais, como uma boa prática recomenda-se seu uso de acordo com a organização das atividades já existentes. Para saber mais, acesse o artigo:

    Como funcionam e como posso criar as minhas etiquetas no módulo Gestão de Cobranças no SAJ Procuradorias?

    5. Até aqui, utilizamos somente uma situação para fazer o filtro, mas é possível aplicar mais de um filtro. Para isso, clique no campo “Digite ou selecione” (1) e escolha a opção “Situação de protesto” (2).

    01_situa__o_do_protesto.png

     

    6. Selecione a situação desejada (1). Neste exemplo utilizaremos a situação “Cancelado” (2).

    06_situacao_cancelado.png

     

    7. Dando continuidade, selecione outra situação desejada. No exemplo utilizaremos a situação “Inconsistente” (1). Note que a situação “Cancelado” já está selecionada no campo.

    07_inconsistente.png

     

    8. Depois de ambas as situações selecionadas (1), clique no botão “Filtrar” (2).

    08_botao_filtrar.png

     

    9. Note que o sistema realizou o filtro de protestos conforme as situações de protesto selecionadas (1). no exemplo as situações foram: Cancelado e Inconsistente. 

    09_situacoes_selecionadas.png

    Pronto! Você aprendeu a acompanhar a situação de protesto de CDAs no gestão de cobranças! Não deixe de recorrer ao SAJ Ajuda sempre que encontrar alguma dificuldade!

     

    Créditos - Equipe SAJ Procuradorias