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Como protestar uma CDA no módulo de Gestão de Cobranças no SAJ Procuradorias?Versão do sistema: 6
Publicado em: 19/10/2022No módulo de Gestão de Cobranças do SAJ, você tem acesso a forma simplificada de protestar uma CDA com poucos cliques. Saiba mais sobre esta funcionalidade no decorrer deste artigo.
Utilizaremos como exemplo somente uma CDA para ser protestada, mas vale ressaltar que, o mesmo procedimento pode ser feito em lote, ou seja, vários registros podem ser selecionados e enviados uma única vez.
1. Ao acessar o Gestão de Cobranças, localize a CDA desejada e selecione o card, clicando na caixinha/checkbox (1).
2. Quando o card é selecionado, algumas opções para aquela CDA são disponibilizadas na parte superior da página. Clique em “Protesto digital” (1).
3. O sistema abrirá uma nova tela no lado direito da tela contendo informações da remessa de protesto que será enviada:
(1) Informações do lote:
- Lote: Número/nome do lote a ser enviado
- OBS: Clicando no botão editar, pode-se dar um nome para esse lote para organização, por ex: Protesto – Setembro 2022
- Total de CDAs: Total de CDAs selecionadas para envio
- Total de devedores: Total de devedores selecionados para envio
- Valor das CDAs (R$): Valor somado das CDAs selecionadas
(2) Informações de protesto:
- Lotes gerados hoje: Total de lotes gerados na data
- CDAs enviadas ao cartório hoje: Total de CDAs que foram enviadas para protesto na data.
- Média de recuperabilidade: Percentual de recuperação considerando os últimos 30 dias
E, por último, um gráfico de CDAs enviadas ao cartório nos últimos 30 dias. Veja a imagem abaixo mostrando essas informações.
4. Feita a conferência e/ou alteração do nome do lote, envie as CDAs para protesto, clicando no botão “Iniciar recuperação”, que se encontra no lado inferior direito da tela (1).
Feito isso, o sistema fará o envio automático das CDAs para o IEPTB de seu estado.
ObservaçãoInicialmente o cartório de protesto não aparecerá no gestão de cobranças, isso ocorre porque o título precisa ser distribuído no sistema utilizado pelo IEPTB de seu estado, mas não se preocupe, essa informação aparecerá no gestão de cobranças tão logo for disponibilizada através de integração entre os sistemas.
Pronto! Você aprendeu protestar uma CDA no gestão de cobranças! Não deixe de recorrer ao SAJ Ajuda sempre que encontrar alguma dificuldade!
Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como cancelar o protesto de uma dívida no módulo de Gestão de Cobranças no SAJ Procuradorias?Versão do sistema: 6
Publicado em: 20/10/2022No módulo de Gestão de Cobranças você consegue cancelar o protesto de uma dívida. Entretanto, é importante ressaltar que nem toda situação de protesto é passível de cancelamento, as regras utilizadas para permitir o cancelamento de um título protestado são definidas pelo IEPTB (Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil) de seu estado.
Acompanhe neste artigo o exemplo de uma CDA com a situação “Protestada” para fazer seu cancelamento.
1. Ao acessar o Gestão de Cobranças, clique sobre o campo “Digite ou selecione” (1) e escolha a opção “Situação de protesto” (2).
2. No campo “Digite ou selecione uma opção” (1), selecione a opção “Protestado” (2).
3. Por fim, clique em “Filtrar”.
4. O sistema apresentará as CDAs que foram enviadas para protesto e que estão com a situação “Protestado”, selecione a CDA desejada (1) e clique em “Cancelar protesto digital” (2).
5. O sistema apresentará uma mensagem de confirmação do cancelamento, clique em “Confirmar”.
Feito isso, o protesto da CDA será cancelado, automaticamente através da integração entre os sistemas, e o gestão de cobranças atualizará os dados de protesto da CDA assim que receber a confirmação do sistema utilizado pelos cartórios de protesto.
ObservaçãoUtilizamos somente uma CDA como exemplo para realizar o cancelamento, porém, o procedimento pode ser feito em lote, ou seja, selecionando várias CDAs de uma vez só, facilitando assim, o trabalho da Procuradoria!
Pronto! Você aprendeu a cancelar um protesto de uma CDA no gestão de cobranças! Não deixe de recorrer ao SAJ Ajuda sempre que encontrar alguma dificuldade!
Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como acompanhar a situação de um protesto no módulo de Gestão de Cobranças no SAJ Procuradorias?Versão: 6 | Atualizado em: 26/10/2022
No Gestão de Cobranças você tem acesso a alguns filtros que possibilitam acompanhar de forma fácil a situação de um protesto. Acompanhe neste artigo como utilizar esse recurso no SAJ.
Saiba MaisAntes de continuarmos, caso queira saber como utilizar os filtros, acesse o artigo:
Como filtrar os devedores e as dívidas no módulo de Gestão de Cobranças no SAJ Procuradorias?
Vamos ao passo a passo no sistema.
1. Ao acessar o Gestão de Cobranças, clique sobre o campo “Digite ou selecione” (1) e escolha a opção “Situação de protesto” (2).
2. Ao selecionar a opção "Situação de protesto", o campo ao lado com o texto “Selecione ou digite uma opção” (1) muda para exibir as situações de protesto utilizadas pelo IEPTB (Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil) de seu estado. Como exemplo, vamos utilizar a situação “Protestado” (2).
3. O campo ficará com a opção selecionada, após isso, clique em “Filtrar” (1).
4. O Gestão de Cobranças passará a exibir as CDAs em que a situação de protesto seja “Protestado”.
Saiba MaisO resultado deste filtro pode ser salvo como uma etiqueta. Que se trata de um recurso poderoso para a organização da Procuradoria em relação aos protestos digitais, como uma boa prática recomenda-se seu uso de acordo com a organização das atividades já existentes. Para saber mais, acesse o artigo:
5. Até aqui, utilizamos somente uma situação para fazer o filtro, mas é possível aplicar mais de um filtro. Para isso, clique no campo “Digite ou selecione” (1) e escolha a opção “Situação de protesto” (2).
6. Selecione a situação desejada (1). Neste exemplo utilizaremos a situação “Cancelado” (2).
7. Dando continuidade, selecione outra situação desejada. No exemplo utilizaremos a situação “Inconsistente” (1). Note que a situação “Cancelado” já está selecionada no campo.
8. Depois de ambas as situações selecionadas (1), clique no botão “Filtrar” (2).
9. Note que o sistema realizou o filtro de protestos conforme as situações de protesto selecionadas (1). no exemplo as situações foram: Cancelado e Inconsistente.
Pronto! Você aprendeu a acompanhar a situação de protesto de CDAs no gestão de cobranças! Não deixe de recorrer ao SAJ Ajuda sempre que encontrar alguma dificuldade!
Créditos - Equipe SAJ Procuradorias