Com o novo módulo de Gestão de Cobranças no SAJ Procuradorias, localizar dados dos devedores e dívidas ficou mais simples e dinâmico. Todos os filtros foram desenvolvidos para apresentar os resultados em um só lugar. Veja nesse artigo como filtrar as informações de forma mais dinâmica.
1. Ao acessar o módulo de Gestão de Cobranças, você pode ver que existem os seguintes campos de filtro: para digitar o que deseja filtrar (1), o de agrupamento (2) e outro campo de ordenação (3). Por meio destes campos é possível filtrar informações de um devedor ou de uma dívida.
2. Entenda o que cada campo do filtro representa e as suas possibilidades:
- Campo “Digite ou selecione”: Através desse campo, é possível filtrar o tipo de informação desejada e as possibilidades desse campo envolvem: Informações da dívida, informações do devedor, protesto digital, execução fiscal, envio de SMS, enriquecimento, inconsistências e parcelamento. Existem mais campos além desses citados, mas deixamos de forma organizada para que você encontre os filtros mais facilmente.
- Campo “Digite ou selecione uma opção”: Depois de selecionar o tipo de informação a ser filtrada, é hora de digitar a informação a ser buscada, onde pode ser o nome de um devedor, número da CDA e etc.
- Opção “Agrupar CDAs por”: É uma forma de organizar o resultado segundo alguma dissimilaridade, por exemplo, se buscarmos CDAs em uma faixa de data de inscrição e gestão de cobranças, vai retornar muitos resultados, podendo agrupar o filtro pelo devedor, dessa forma o gestão de cobranças vai exibir todas as CDAs devedor a devedor. Atualmente os tipos de agrupamento disponíveis são: nenhum, lote de protesto digital, lote de envio de SMS, devedor e situação do protesto digital.
- Opção “Ordenar por”: Permite que você escolha a melhor forma de exibir a ordenação dos resultados, atualmente temos as seguintes opções: valor da dívida, ano exercício, nome do devedor, data de inscrição, data de prescrição, data de envio à cobrança, data do status da cobrança e por fim, se a classificação será crescente ou decrescente (do menor para o maior ou do maior para o menor)
- Botão “Filtrar”: Aplica o filtro escolhido.
Acompanhe um exemplo na prática:
3. Vamos fazer com que o gestão de cobranças filtre as CDAs inscritas entre os anos de 2013 até 2020. Para isso, selecione a opção "Data de Inscrição" (1), informe as datas de 01/01/2013 até 31/12/2022 (2). E clique no botão “Filtrar” (3).
4. Note que o módulo de Gestão de Cobrança aplicou o filtro e que uma nova informação é adicionada na página, para que você saiba o que está sendo filtrado. Caso não apareça tudo na tela, basta que o mouse seja repousado (1) sobre o local que a informação aparecerá (2).
5. Para facilitar a disposição do resultado, agrupe as CDAs por devedor. Para isso, no campo “Agrupar CDAs por:” (1), mude a opção para “Devedor” (2).
6. Depois que o agrupamento foi feito, navegando até o final da página, você verá que existem devedores com mais de uma CDA, o gestão de cobranças vai te indicar essa informação no card. Neste exemplo o devedor possui 3 CDAs, clique nesta informação (1).
7. Clicando em cima da informação do agrupamento, o gestão de cobranças expandirá apresentado os demais dados na tela (1).
8. Por último, faremos a ordenação pelo nome do devedor, para isso, na opção “Ordenar por” (1), escolha a opção “Nome do devedor” (2).
9. No mesmo campo, você ainda pode ordenar os resultados por ordem alfabética, escolhendo a opção “Crescente” (1). Dessa forma, além de ordenar pelo nome, escolhemos a opção de ordenação por ordem alfabética.
Você pode salvar os resultados do seu filtro como uma etiqueta, recomendado quando se utiliza o mesmo filtro com frequência. Para saber mais acesse o artigo:
Pronto! Você aprendeu o funcionamento dos filtros no módulo de Gestão de Cobranças! Não deixe de recorrer ao SAJ Ajuda sempre que encontrar alguma dificuldade!