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O que é o módulo de gestão de cobranças no SAJ Procuradorias?Videoaula - Caso não consiga visualizar o vídeo, verifique se o servidor da sua rede permite o acesso a esse tipo de conteúdo.
Neste vídeo, você entenderá o que é o módulo de gestão de cobranças no SAJ Procuradorias e suas principais vantagens.
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Conceitos iniciais sobre o módulo Gestão de CobrançasVideoaula - Caso não consiga visualizar o vídeo, verifique se o servidor da sua rede permite o acesso a esse tipo de conteúdo.
O SAJ Procuradorias possui um módulo que facilita o trabalho com foco em estratégias de recuperação de dívida ativa. O módulo Gestão de Cobranças fornece ferramentas de análise de dados e acompanhamento de práticas de cobrança. No vídeo a seguir você conhecerá os conceitos iniciais do Gestão de Cobranças.
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Número do lote no enriquecimento, cobrança e protesto no módulo de Gestão de Cobranças no SAJ ProcuradoriasVersão do sistema: 6
Publicado em: 05/10/2022O módulo de Gestão de Cobranças traz novos recursos inovadores como enriquecer os dados de um devedor, fazer cobrança via SMS e, assim, facilitando a cobrança extrajudicial de dívidas. Tudo isso pode ser realizado em lote. O lote é um conceito de empacotamento no gestão de cobranças que auxilia a Procuradoria na organização de envio de informações, bem como seu rastreamento posterior para gerenciamento pós cobrança ou enriquecimento.
Com isso, a Procuradoria pode ter maior controle sobre as atividades realizadas com enriquecimento, envio de cobranças via SMS ou protesto.
Você pode estar se perguntando: "Como eu posso ter um controle através do nome do lote?". Vamos imaginar o seguinte cenário: A Procuradoria vai realizar protestos no mês de Julho de 2022. O nome do lote de envios de protesto pode se chamar “Protestos – Julho/22” por exemplo, permitindo assim, que os filtros sejam feitos pelo nome do lote ou até mesmo, etiquetas sendo criadas para melhor separar as atividades realizadas. Tudo isso permite que a Procuradoria tenha melhor controle gerencial sobre as CDAs enviadas aos protestos em Julho de 2022.
O procedimento aplicado a seguir tem como exemplo o envio de CDAs para protesto, porém o funcionamento é igual nas funcionalidades de envio de SMS e enriquecimento.
1. Ao acessar o SAJ, utilizaremos como exemplo o envio de CDA para protesto, no primeiro campo tem-se o número do lote, atualmente ele está com o nome padrão que o sistema atribui, clique no botão “Editar” (1).
2. Após clicar no botão “Editar”, o sistema abre uma janela para alterar o nome do lote. Vamos alterar esse nome para “Protesto-Julho/22” (1) e, em seguida, clicar no botão “Salvar” (2).
3. Note que o nome do lote foi alterado
O mesmo nome pode ser atribuído mais de uma vez, permitindo assim que a Procuradoria posteriormente faça os filtros desejados ou até mesmo faça as etiquetas!
Saiba maisCaso tenha dúvidas sobre como utilizar filtros ou criar etiquetas, acesse os artigos:
Como filtrar os devedores e as dívidas no módulo de Gestão de Cobranças no SAProcuradorias?
Pronto! Você viu os lotes no gestão de cobranças! Não deixe de recorrer ao SAJ Ajuda sempre que encontrar alguma dificuldade!
Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como visualizo os dados do devedor no módulo Gestão de Cobranças no SAJ Procuradorias?Versão do sistema: 6
Publicado em: 19/07/2022O módulo Gestão de Cobranças permite ao usuário uma forma simples de visualizar os dados do devedor com poucos cliques. Saiba como utilizar essa funcionalidade no decorrer deste artigo.
1. Com o módulo Gestão de Cobranças aberto, você tem acesso ao resumo da dívida que é mostrado nos cards que ficam ao lado direito da tela (1).
2. Clique no ícone de três pontos (1) que está ao lado superior direito do card desejado e selecione a opção Devedor (2).
3. As informações do devedor serão apresentadas em uma tela que aparecerá ao lado direito, lá constam informações como nome, documento, totais de dívidas e totais em recuperação (1).
4. Clique na barra de rolagem com o mouse (1), e você poderá ver mais informações do devedor. Feito isso, clique na seta que está virada para baixo em cada uma das informações (2).
Pronto! Você viu neste artigo como visualizar os dados de um devedor no módulo Gestão de Cobranças! Utilize essa funcionalidade sempre que precisar.
Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como visualizo os dados de uma CDA no módulo Gestão de Cobranças no SAJ Procuradorias?Versão do sistema: 6
Publicado em: 19/07/2022Você sabia que o módulo Gestão de Cobranças é possível visualizar os dados de uma CDA de maneira fácil e com poucos cliques? Saiba como utilizar essa funcionalidade no decorrer deste artigo.
1. Com o módulo Gestão de Cobranças aberto, você tem acesso ao resumo da dívida que é mostrado nos cards que ficam ao lado direito da tela (1).
2. Clique no ícone de três pontos (1) que está ao lado superior direito do card desejado e selecione a opção Dívida (2).
3. As informações da dívida serão apresentadas em uma tela que aparecerá ao lado direito.
4. Outras informações da dívida também estão disponíveis, clique na seta que está virada para baixo em cada uma das informações (1).
Pronto! Você aprendeu a visualizar os dados de uma CDA através do módulo Gestão de Cobranças, não deixe de recorrer ao SAJ Ajuda sempre que precisar!
Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como visualizar o parcelamento de uma CDA no módulo de Gestão de Cobranças no SAJ Procuradorias?Versão do sistema: 6
Publicado em: 06/10/2022Com base nos dados enviados pela Secretaria da Fazenda, o módulo de Gestão de Cobranças os exibe de forma simples de ser encontrada com poucos cliques e de uma forma intuitiva, tais como os dados do parcelamento de uma CDA. Neste artigo, você aprenderá como visualizar os dados de um parcelamento existente em uma CDA.
Antes de tudo, é importante ressaltar que, o Gestão de Cobranças deixa as dívidas separadas de acordo com a situação financeira por meio de menus. Neste artigo veremos o menu “Parceladas”. Acompanhe na prática!
1. Ao acessar o SAJ, o menu Parceladas está localizado no lado esquerdo da tela.
2. Note que ao lado do nome “Parceladas” existe um contador que representa o total de CDAs parceladas do total de seu estoque de dívidas. Para localizar os dados do parcelamento, selecione o card desejado (1), clique no ícone representado por 3 pontos (2) e, em seguida, clique em dívida (3).
3. O sistema abrirá uma nova tela no lado direito contendo as informações da dívida. Navegando até a parte de baixo da tela, clique no botão “Parcelamento” (1).
4. Após clicar, o sistema exibirá as informações de parcelamento da CDA de acordo com o que foi disponibilizado pela Secretaria da Fazenda através da integração entre os sistemas.
Saiba maisPara saber mais sobre o módulo de Gestão de Cobranças, acesse os artigos:
Como funcionam os menus do módulo de Gestão de Cobranças no SAJ Procuradorias?
Como funcionam os cards no módulo de Gestão de Cobranças no SAJ Procuradorias?
Como filtrar os devedores e as dívidas no módulo de Gestão de Cobranças no SAJ Procuradorias?
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Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como visualizar a situação da CDA no módulo de Gestão de Cobranças no SAJ Procuradorias?Versão do sistema: 6
Publicado em: 15/09/2022Por meio do módulo de Gestão de Cobranças é possível visualizar os dados de uma CDA e a forma de navegação permite a visualização da situação com poucos cliques.
Saiba mais no decorrer deste artigo.
1. Ao acessar o módulo de Gestão de Cobranças, automaticamente através da situação da CDA enviada pela Secretaria da Fazenda, o estoque de dívida é agrupado por meio dos menus do sistema:
- A Recuperar: Dívidas inscritas e que são passíveis de cobrança judicial e extrajudicial
- Em recuperação: Dívidas que estão em processo de cobrança judicial ou extrajudicial
- Parceladas: Dívidas inscritas que foram parceladas
- Suspensas: Dívidas que foram suspensas administrativamente ou judicialmente
- Inconsistentes: Dívidas que apresentam algum tipo de inconsistência em seus dados.
Veja na imagem abaixo onde localizar esses menus:
2. Uma outra forma de visualizar a situação de uma CDA é através dos detalhes que estão presentes no card. Para isso, clique no ícone representado por “3 pontos” que está localizado no lado superior direito da CDA desejada (1) e, em seguida, clique em “Dívida” (2).
3. Com isso, uma nova tela vai aparecer no lado direito no sistema com as informações da dívida disponíveis. Veja que, a situação da dívida está presente.
Saiba maisCaso tenha dúvidas sobre como localizar uma CDA ou entender o funcionamento dos menus, acesse os artigos:
Como filtrar os devedores e as dívidas no módulo de Gestão de Cobranças no SAJ Procuradorias?
Como funcionam os menus do módulo de Gestão de Cobranças no SAJ Procuradorias?
Pronto! Você aprendeu como visualizar a situação de uma CDA no gestão de cobranças! Não deixe de recorrer ao SAJ Ajuda sempre que encontrar alguma dificuldade!
Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Qual é a diferença entre número de inscrição, inscrição imobiliária e número da CDA no módulo de Gestão de Cobranças no SAJ Procuradorias?Versão do sistema: 6
Publicado em: 16/09/2022Com base nos dados enviados pela Secretaria da Fazenda, o módulo de Gestão de Cobranças consegue organizar o estoque de dívidas de uma procuradoria de forma que toda informação fica disponível de maneira fácil de ser encontrada. Neste artigo você entenderá a diferença entre o número de uma CDA e de uma inscrição imobiliária, bem como, a forma de filtrar essas informações.
O Gestão de Cobranças apenas processa as informações de uma dívida a partir dos dados enviados pela Secretaria da Fazenda, ou seja, não existe alterações que o sistema faça de forma automática nos dados da dívida, salvo casos de higienização e enriquecimento, onde apenas incrementa os novos endereços e telefones dos devedores.
Considerando que, a Secretaria da Fazenda inscreve débitos pendentes em dívida ativa, o gestão de cobranças vai considerar essas informações em sua base de dados, onde uma CDA será o registro que identificará uma dívida.
Porém, muitas procuradorias optam por estratégias que envolvem a inscrição imobiliária para cobranças no âmbito judicial e extrajudicial. Sendo assim, o gestão de cobranças faz a leitura e disponibiliza essa informação desde que, este dado seja disponibilizado pela Secretaria da Fazenda.
Diante desses pontos mencionados, podemos dizer que a diferença entre uma CDA e uma inscrição imobiliária é justamente a forma que você escolhe para trabalhar no sistema. Por exemplo, filtrar CDAs pelo número da inscrição imobiliária.
Vamos entender como visualizar essas informações, no decorrer deste artigo.
Saiba MaisAntes de continuarmos, se deseja saber como localizar o número de uma CDA e também como filtrar informações no gestão de cobranças, acesse os seguintes artigos:
Como filtrar os devedores e as dívidas no módulo de Gestão de Cobranças no SAJ Procuradorias?
Como visualizar a situação da CDA no módulo de Gestão de Cobranças no SAJ Procuradorias?
1. Para visualizar o número de uma inscrição imobiliária e os detalhes da dívida, clique no ícone de 3 pontos que está no lado superior direito do card desejado (1) e, em seguida, clique em “Dívida” (2).
2. O sistema apresentará uma tela com o número da inscrição imobiliária (1).
3. Também é possível buscar uma CDA através do número da inscrição imobiliária. Para isso, utilize os filtros do gestão de cobranças, no campo “Digite ou selecione” (1), escolha a opção “Inscrição Imobiliária” (2).
4. Logo ao lado, o próximo campo ficará habilitado (1), digite o número da inscrição imobiliária desejada e, clique em “filtrar” (2).
Pronto! Você aprendeu como encontrar o número de uma inscrição imobiliária nas informações da dívida e como filtrar CDAs através deste número!
Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
O que é o módulo de gestão de cobranças no SAJ Procuradorias?Versão do sistema: 6
Publicado em: 30/06/2022O módulo de Gestão de Cobranças é uma solução SAJ para facilitar o trabalho de uma procuradoria com foco em estratégias de recuperação de dívida ativa fornecendo ferramentas de análise de dados e acompanhamento de táticas de cobranças.
Seguindo as tendências de mercado, o módulo Gestão de Cobranças é fornecido com uma interface web, podendo ser acessado através de seu navegador em seu computador. A procuradoria terá mais recursos permitindo consultas mais dinâmicas sobre todo seu estoque de dívidas (Todas as CDAs recebidas pela integração com a Secretaria da Fazenda). Através de um painel gerencial, é possível segmentar e filtrar suas CDAs de acordo com a rotina de trabalho cotidiana de uma chefia de dívida ativa. Novos recursos estarão disponíveis para tornar as cobranças mais assertivas e inteligentes, como saneamento de endereços, enriquecimento e dados do devedor, envio de SMS, além do ajuizamento e protesto. Você ainda conta com um novo recurso chamado "Etiqueta", que permite criar consultas personalizadas com atualizações em tempo real afim de facilitar seu trabalho e ter maior controle do estoque das dívidas ativas.
O módulo Gestão de Cobranças oferece ferramentas que visam o aumento da arrecadação e redução da inadimplência dos contribuintes junto ao erário. A solução possui dashboards integrados com informações gerenciais para apoio à tomada de decisão.
Outro ponto importante da evolução do SAJ Procuradorias é a acessibilidade incorporada na solução. Pensando em um produto que seja acessível ao maior número de usuários, independente de ter algum tipo de deficiência, foram implementadas adequações de acessibilidade para que o sistema esteja em conformidade com as diretrizes WCAG (Web Content Accessibility Guidelines).
Foi feito um trabalho buscando atender os principais critérios e evitar barreiras de navegação, tornando as funcionalidades acessíveis para usuários de tecnologias assistivas como leitores de tela e recursos de ampliação de tela, interações utilizando somente teclado, adequação de contraste, além disso oferecemos equivalente textual para imagens, gráficos e ícones.
Neste sentido a acessibilidade é considerada em todas as etapas de desenvolvimento. Para isso, aplicamos melhorias contínuas, que buscam contemplar as boas práticas em todas as novas funcionalidades, até atingir o objetivo de entregar um produto acessível a todos.
Saiba MaisCaso queira mais sobre o módulo Gestão de Cobranças, acesse os artigos:
Como acesso o módulo de Gestão de Cobranças no SAJ Procuradorias?
Como funcionam os menus do módulo de Gestão de Cobranças no SAJ Procuradorias?
Pronto! Agora você sabe o que é o módulo de gestão de cobranças no sistema SAJ Procuradorias!
Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como localizar o número de uma CDA em um card no módulo de Gestão de Cobranças no SAJ Procuradorias?Versão do sistema: 6
Publicado em: 02/09/2022O Módulo de Gestão de Cobranças organiza as informações da dívida e do devedor, facilitando assim a localização das informações sem precisar recorrer a diferentes telas. Neste artigo, você aprenderá a localizar o número de inscrição da dívida ativa (CDA), que é o mesmo do sistema de dívida ativa da Secretaria da Fazenda.
1. Ao acessar o Gestão de Cobranças, você visualizará as informações do devedor e da dívida no lado direito da tela e o número de inscrição da dívida ativa pode ser localizado conforme a figura abaixo:
2. Também é possível buscar uma CDA através de seu número, para isso, utilize os filtros do gestão de cobranças, no campo “Digite ou selecione” (1), escolha a opção “Número da CDA” (2).
3. Logo ao lado, o próximo campo ficará habilitado (1), digite o número da CDA desejada, utilizaremos como exemplo, o número 201301. Em seguida,, clique em “Filtrar” (2).
4. O gestão de cobranças apresentará o resultado da busca pelo número da CDA. Note que o filtro utilizado é apresentado (1) e também o resultado da busca (2).
Pronto! Você aprendeu como encontrar o número de uma CDA em um card e como buscar através dos filtros!
Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como fixar uma observação no processo ou pendência no SAJ Procuradorias?Versão: 5.2.1-33 | Atualizado em: 09/09/2021
Você sabia que é possível inserir observação nas pendências e processos no seu Fluxo de Trabalho? No SAJ Procuradorias temos essa funcionalidade. Através dessa atividade, conseguimos inserir informações nos processos, controlando com facilidade o andamento dos seus atos.
Para entender como utilizar essa ferramenta, acompanhe este artigo.
1. Acesse o menu Processos, opção Fluxo.2. Na fila desejada, selecione o processo ou a pendência em que deseja inserir a observação e clique sobre ele.
ObservaçãoVale lembrar que os nomes das filas pode variar de uma procuradoria para outra.
3. Após isso, clique na atividade Inserir observação.
ObservaçãoCaso o botão de Inserir observação não esteja visível na barra de atividades superior, clique nos três pontinhos (1) no canto direito desta mesma barra para abrir o menu vertical, e nele, localize a opção de Inserir observação (2).
4. No campo de observações (1), basta digitar a informação desejada e então, selecionar a opção Confirmar (2).
Pronto! De forma rápida a informação inserida será apresentada abaixo do processo no fluxo de trabalho.
Créditos - Equipe SAJ Tribunais -
Como filtrar os devedores e as dívidas no módulo de Gestão de Cobranças no SAJ Procuradorias?Versão: 6 | Atualizado em: 09/09/2022
Com o novo módulo de Gestão de Cobranças no SAJ Procuradorias, localizar dados dos devedores e dívidas ficou mais simples e dinâmico. Todos os filtros foram desenvolvidos para apresentar os resultados em um só lugar. Veja nesse artigo como filtrar as informações de forma mais dinâmica.
1. Ao acessar o módulo de Gestão de Cobranças, você pode ver que existem os seguintes campos de filtro: para digitar o que deseja filtrar (1), o de agrupamento (2) e outro campo de ordenação (3). Por meio destes campos é possível filtrar informações de um devedor ou de uma dívida.
2. Entenda o que cada campo do filtro representa e as suas possibilidades:
- Campo “Digite ou selecione”: Através desse campo, é possível filtrar o tipo de informação desejada e as possibilidades desse campo envolvem: Informações da dívida, informações do devedor, protesto digital, execução fiscal, envio de SMS, enriquecimento, inconsistências e parcelamento. Existem mais campos além desses citados, mas deixamos de forma organizada para que você encontre os filtros mais facilmente.
- Campo “Digite ou selecione uma opção”: Depois de selecionar o tipo de informação a ser filtrada, é hora de digitar a informação a ser buscada, onde pode ser o nome de um devedor, número da CDA e etc.
- Opção “Agrupar CDAs por”: É uma forma de organizar o resultado segundo alguma dissimilaridade, por exemplo, se buscarmos CDAs em uma faixa de data de inscrição e gestão de cobranças, vai retornar muitos resultados, podendo agrupar o filtro pelo devedor, dessa forma o gestão de cobranças vai exibir todas as CDAs devedor a devedor. Atualmente os tipos de agrupamento disponíveis são: nenhum, lote de protesto digital, lote de envio de SMS, devedor e situação do protesto digital.
- Opção “Ordenar por”: Permite que você escolha a melhor forma de exibir a ordenação dos resultados, atualmente temos as seguintes opções: valor da dívida, ano exercício, nome do devedor, data de inscrição, data de prescrição, data de envio à cobrança, data do status da cobrança e por fim, se a classificação será crescente ou decrescente (do menor para o maior ou do maior para o menor)
- Botão “Filtrar”: Aplica o filtro escolhido.
Acompanhe um exemplo na prática:
3. Vamos fazer com que o gestão de cobranças filtre as CDAs inscritas entre os anos de 2013 até 2020. Para isso, selecione a opção "Data de Inscrição" (1), informe as datas de 01/01/2013 até 31/12/2022 (2). E clique no botão “Filtrar” (3).
4. Note que o módulo de Gestão de Cobrança aplicou o filtro e que uma nova informação é adicionada na página, para que você saiba o que está sendo filtrado. Caso não apareça tudo na tela, basta que o mouse seja repousado (1) sobre o local que a informação aparecerá (2).
5. Para facilitar a disposição do resultado, agrupe as CDAs por devedor. Para isso, no campo “Agrupar CDAs por:” (1), mude a opção para “Devedor” (2).
6. Depois que o agrupamento foi feito, navegando até o final da página, você verá que existem devedores com mais de uma CDA, o gestão de cobranças vai te indicar essa informação no card. Neste exemplo o devedor possui 3 CDAs, clique nesta informação (1).
7. Clicando em cima da informação do agrupamento, o gestão de cobranças expandirá apresentado os demais dados na tela (1).
8. Por último, faremos a ordenação pelo nome do devedor, para isso, na opção “Ordenar por” (1), escolha a opção “Nome do devedor” (2).
9. No mesmo campo, você ainda pode ordenar os resultados por ordem alfabética, escolhendo a opção “Crescente” (1). Dessa forma, além de ordenar pelo nome, escolhemos a opção de ordenação por ordem alfabética.
Saiba MaisVocê pode salvar os resultados do seu filtro como uma etiqueta, recomendado quando se utiliza o mesmo filtro com frequência. Para saber mais acesse o artigo:
Pronto! Você aprendeu o funcionamento dos filtros no módulo de Gestão de Cobranças! Não deixe de recorrer ao SAJ Ajuda sempre que encontrar alguma dificuldade!
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Como acesso o módulo de Gestão de Cobranças no SAJ Procuradorias?Versão: 6 | Publicado em: 30/06/2022
O módulo de Gestão de Cobranças tem acesso de forma diferente do SAJ Procuradorias, onde não é necessário sua instalação. Acompanhe neste artigo como acessar o módulo de gestão de cobranças diretamente de seu computador.
ObservaçãoPara acessar o Gestão de Cobranças, primeiramente é necessário saber se este módulo já foi disponibilizado para a sua procuradoria. Caso já tenha sido disponibilizado você receberá o endereço de internet para acessar em seu navegador preferido.1. Informe o endereço do módulo de Gestão de Cobrança em seu navegador e, em seguida, digite seu login e senha. Clique em Entrar.
2. Caso suas credenciais estejam corretas e você tenha acesso no gestão de cobranças, a tela inicial será apresentada conforme a imagem abaixo.
Saiba MaisCaso queira mais sobre o módulo Gestão de Cobranças, acesse o artigo:
Como funcionam os menus do módulo de Gestão de Cobranças no SAJ Procuradorias?
Pronto! Você aprendeu a acessar o módulo de Gestão de Cobranças!
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