-
Como criar as regras para classificação automática das citações e intimações no SAJ Procuradorias?Versão do sistema: 5.15-00
Publicado em: 01/11/2024Com o objetivo de facilitar o entendimento dos usuários em relação ao uso da ferramenta SAJ Procuradorias, no que diz respeito a criação de regras para classificação automática das “citações” e “intimações”, elaboramos este artigo com os passos de como devem ser realizados no sistema. Acompanhe!
Passo 1: para acessar o fluxo, realize o login no sistema e selecione a opção ‘Fluxo de Trabalho’.
Passo 2: ao abrir as opções de fluxo, selecione o fluxo desejado, no exemplo selecionamos ‘Tramitação processual’ (1). Em seguida, selecione a fila de trabalho ‘Manifestações e prazos a confirmar’ (2) e clique na atividade ‘Criar regra’ (3).
Passo 3: o sistema abrirá a tela de configuração da regra, informe o teor da “citação” ou “intimação”, lembrando que a regra funcionará apenas com o teor exato, conforme recebimento do TJ. Após incluir o teor clique em ‘Avançar’.
Você poderá inserir exceções no texto, se necessário. Para isso, preencha o campo ‘Exceção’ e clique em ‘Avançar’.
Passo 4: dando continuidade, preencha as informações da regra nos campos ‘Sugerir a movimentação’ (1) e ‘Sel. Manifestação’ (2). Informe o ‘Nome da regra’ (3) e o ‘Tipo’ (4), a opção ‘Procurador’ se aplica apenas ao procurador que criou a regra e ‘Institucional’ se aplica a todos. Após preencher todos os campos clique em ‘Concluir’ (5).
Passo 5: ao clicar em ‘Concluir’ o sistema apresentará a tela de confirmação, se deseja executar a regra ou não.
Passo 6: ao clicar em ‘Sim’ as intimações são encaminhadas para as filas de acordo com a manifestação selecionada.
A partir da versão 5.15, o sistema passou a contar com uma importante funcionalidade de automação, para a aplicação das regras que poderão ter configurações mais específicas de movimentação automática. Confira abaixo:
- O sistema contará com a classificação a partir do texto extraído do teor do ato, o qual é realizado a partir do mecanismo de inteligência artificial disponibilizado pelo dataScience da Softplan.
- O Sistema aplicará a regra textual automaticamente ao receber o teor do ato eletrônico (momento da ciência do ato).
- O sistema aplicará a regra de acordo com o texto extraído do ato eletrônico de modo que seja executado manualmente.
Acesse o artigo “Como configurar o teor do ato eletrônico diretamente no fluxo de trabalho do SAJ Procuradorias?” e confira o passo a passo de como configurar a extração do texto a partir da inteligência artificial!
A Configuração que define o tipo de aplicação de regras automáticas é de acordo com o parâmetro 80069 e terá as seguintes opções:
- Aplicar a regra comparando o texto que consta na observação da movimentação, mesmo comportamento anterior à versão 5.15.
- Aplicar a regra, necessitando de execução manual, a partir do botão ‘Executar regra’, que irá comparar o texto da regra com o texto do HTML que foi extraído do teor do ato eletrônico.
- Aplicar a regra automaticamente ao receber o teor do ato eletrônico (dar ciência), comparando o texto da regra com o texto HTML extraído.
Pronto! Você viu como criar regra para classificação automática das citações e intimações. Sempre que precisar utilize essa funcionalidade do sistema.
Créditos - Equipe SAJ Procuradorias
-
Como informo um procurador diferente do vinculado ao processo no SAJ Procuradorias?Versão do sistema: 5.3.2-26
Atualizado em: 25/03/2021Informar o nome de outro procurador em um processo se faz necessário sempre que um procurador diferente passar a atuar na pendência que será lançada.
Para que seja possível informar um procurador diferente na movimentação que está sendo inserida no processo, primeiramente, é necessário configurar o movimento no SAJ ADM. Somente depois de configurado, o sistema permitirá, neste movimento, a alteração do nome do procurador para a pendência lançada no SAJ Procuradorias.
Veja a seguir onde informar um procurador do vinculado ao processo no sistema:
1. No SAJ Procuradorias, clique no menu Processos e selecione o submenu Cadastro de Processos Judiciais.
2. Na janela Cadastro e Movimentação de Processos Judiciais, informe nos camposNosso ou Outro Nº (1) o número do processo, e, em seguida, aperte a tecla TAB para carregar as informações já registradas do processo.
3. Uma vez carregados os dados do processo, no conjunto de abas localizada na parte superior da janela, clique em Movimentação (2).
4. Para lançar uma nova movimentação, clique no ícone +(1). Lembre-se de que esta movimentação já deve ter sido previamente configurada lá no SAJ ADM para que seja possível alterar o procurador responsável por ela.
AtençãoObserve na imagem acima que, quando iniciamos a inserção de uma movimentação, o campo Procurador (2) vem automaticamente desabilitado para preenchimento e nele vem, por padrão, o nome do procurador responsável pelo processo. Quando lançarmos a movimentação previamente configurada no SAJ ADM para que o nome do procurador vinculado ao processo possa ser alterado, o preenchimento deste campo será habilitado.
5. Insira os campos Data(1) e Tipo da Movimento(2).
DicaNo campo Tipo de Movimento, basta informar o código de identificação da movimentação e, em seguida, aperta a tecla TAB para preencher o campo. Caso não saiba o código, clique na lupa (1) para abrir a tela de consulta (2). Digite a movimentação desejada no campo de busca disponível, clique sobre ela (3) e, então, clique em Selecionar (4) para preencher o campo com as informações.
6. Como a movimentação informada deve ter sido previamente configurada para permitir a alteração do procurador vinculado à pendência, o campo Procurador deve estar disponível para ser editado. No espaço em branco disponível, digite o código de identificação ou clique na lupa para localizá-lo.
7. Preencha o campo Origem (1), selecionando uma das opções disponíveis, e o campo Vencimento (2), informando o dia e horário da audiência. Para finalizar, clique em Salvar (3).Observação- Os campos de preenchimento obrigatório podem variar conforme o tipo de movimento escolhido. No caso deste artigo, o campo Vencimento é de preenchimento obrigatório porque o tipo de movimento selecionado neste artigo foi Audiência - Designação.
-
Não são todas as movimentações que lançam pendências, ou seja, nem todas as pendencias criadas constarão no fluxo do procurador que ficará com a pendência. Por isso, é fundamental que haja uma comunicação interna para verificar se o mesmo já está visualizando em seu fluxo, para que não ocorra uma perda de prazo
Pronto! Após salvar, será gerada uma pendência nova referente à movimentação cadastrada para o procurador inserido.
Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como crio uma pendência no SAJ Procuradorias?Versão do sistema: 5.4.0-38
Atualizado em: 12/03/2021Sempre que a Procuradoria tiver integração com o Tribunal de Justiça, todo ato eletrônico recebido gerará uma pendência no processo, porém, mesmo sem essa integração, é possível fazer a gestão do processo pelo SAJ Procuradorias. Basta criar manualmente as pendências. Vamos ver como fazer isso?
AtençãoA criação de pendências é realizada por meio da tela de Cadastro e Movimentação de Processos, no SAJ Procuradorias. Porém, para que as pendências possam ser lançadas no sistema, a movimentação deve ser previamente configurada no SAJ ADM. Se necessário, procure o suporte técnico da sua procuradoria.
1. Acesse o menu Processos e clique na opção Cadastro de Processos Judiciais.
2. Com a tela Cadastro e Movimentação de Processos Judiciais aberta, preencha o campo Nosso Nº, com o número do processo, ou informe o número judicial do processo, no campo Outro Nº. Se necessário, aperte a tecla TAB para carregar e exibir as informações do cadastro.
3. Para acessar a todas as movimentações do processo, clique na aba Movimentação.
4. Para realizar um novo lançamento, clique no ícone Inserir (representado por um sinal de mais) ao lado do campo Movimentação.
5. Insira a data em que a Movimentação foi lançada.
6. Agora vamos lançar o Tipo de Movimento (1). Se preciso, clique na lupa para abrir a janela de consulta. Após localizar e selecionar a movimentação desejada (2), clique em Selecionar (3).
7. O campo Complemento(1) é de preenchimento opcional. Preencha-o, se necessário, com informações adicionais sobre a movimentação lançada. Essas informações ficarão visíveis nas pendências que forem geradas.
Já o campo Procurador(2), por padrão, vem, automaticamente, desabilitado e preenchido pelo sistema com o nome do procurador responsável pelo processo. Porém, caso outro procurador assuma a pendência, é necessário habilitar a configuração para desbloqueio do preenchimento.
8. O campo Origem (1) é de preenchimento obrigatório e nele deve ser indicada a origem da notificação, as opções são: Diário oficial, Autoridade, Correios, Eletrônica, Oficial de justiça, Vista aos autos ou Correios (MP – Mãos Próprias).A tabela Manifestações sugeridas (2) é automaticamente preenchida pelo sistema, de acordo com as configurações de cada movimentação.
ObservaçãoVale lembrar que existem movimentações que não geram pendências para o procurador, e isso pode ser identificado por meio da tabela Manifestações Sugeridas (2).
Ao selecionar a movimentação desejada, se a tabela de Manifestações sugeridas (2) ficar em branco, não será gerada nenhuma pendência para o procurador, e ficará somente uma movimentação cadastrada no processo. Então, sempre que for necessária a geração de uma pendência, utilize uma movimentação que contém Manifestação sugerida.
O Prazo e o Vencimento (3) serão preenchidos conforme o tipo de movimento escolhido. Haverá casos em que o preenchimento será obrigatório, como, por exemplo em manifestações de audiências; haverá casos em que o preenchimento não será necessário e haverá casos em que o preenchimento será feito automaticamente pelo sistema.
9. Para finalizar, clique em Salvar.
Uma vez que o cadastro esteja salvo, o sistema cria as pendências. Caso o processo já esteja distribuído, ou seja, possua um procurador atuando, as pendências serão entregues diretamente para o procurador responsável e estarão visíveis em sua agenda ou em sua fila de atuação no fluxo de trabalho. Caso o processo ainda não esteja distribuído, ele passará primeiramente pela chefia, que é responsável pela sua distribuição, e somente após isso as pendências serão exibidas ao procurador responsável.Créditos - Equipe SAJ Procuradorias