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Deferir/indeferir parecer

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  • Como devolver um processo administrativo ao órgão de origem no SAJ Procuradorias? Parte 1 - Gabinete: elaboração do documento de remessa
    5 de novembro de 2024 17:04
    Versão do sistema: 5.2.10-14
    Atualizado em em:09/09/2021

    Após tramitação dos processos administrativos na procuradoria, os pareceres e despachos dos processos precisam ser devolvidos ao órgão de origem ou encaminhados a outros órgãos. E para isso, o SAJ Procuradorias disponibiliza um fluxo no modulo consultivo que viabiliza o envio dos processos aos órgãos de forma fácil e prática.

    Esse procedimento é dividido em 3 etapas e, uma vez que cada uma delas é realizada em momentos distintos, e por pessoas diferentes, existem materiais de orientação para cada etapa. Confira:

    1. Elaboração do documento de remessa do processo ao órgão de origem (conteúdo deste artigo);
    2. Impressão dos documentos e envio dos arquivos ao respectivo órgão; e
    3. Digitalização do comprovante de remessa.

    Confira, neste artigo, os procedimentos de elaboração dos documentos de remessa do processo ao órgão de origem.

    1. Em seu Fluxo de trabalho, selecione o fluxo Consultivo (1) e, em seguida, localize a fila Devolução órgão de origem (2) no subfluxo Parecer/Manifestação (3).

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    2. A fila de trabalho em questão dispõe de várias atividades. Selecione o processo a ser devolvido e, em seguida, clique na atividade Elaborar Ofício para devolução.

    Observação
    • Vale lembrar que o nome das filas e atividades são configuráveis e podem variar de uma Procuradoria para outra.
    • Dependendo do tamanho de sua tela, a atividade desejada pode estar oculta na barra de atividades. Porém, basta clicar no botão com desenho de 3 potinhos (3) ao final da barra, no canto direito da tela, e as atividades ocultas serão exibidas em um pequeno menu no lado direito da tela.

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    3. Neste momento o sistema exibirá a tela de Emissão de Documentos com a Categoria  Ofício ao Órgão Consulente (1) já selecionada. Para escolher o modelo de documento clicando na lupa (2) disponível ao lado do campo.

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    4. Na tela Consulta de Modelos de Documentos, selecione o modelo desejado (1) e clique em Selecionar (2), no canto inferior esquerdo da tela. Caso o modelo desejado seja um modelo da instituição, selecione o checkbox Visualizar também os Modelos da instituição vinculados a outras chefias disponível no canto esquerdo inferior da tela de Consulta de Modelos

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    5. De volta a tela de Emissão de Documentos, confira os dados do processo e clique em Editar.

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    6. O sistema exibirá, no Editor de Textos, o modelo selecionado. Realize no mesmo as devidas alterações e, por fim, clique em Finalizar, na barra de ferramenta à esquerda da tela. 

      Saiba mais
    • Você pode editar o documento e salvá-lo utilizando a opção Salvar no editor de texto para que conclua o documento posteriormente. 
    • Também é possível vincular anexos ao documento a partir das opções disponíveis no menu de opções do editor. Saiba mais acessando o artigo: 
      Como insiro anexos em documentos a partir do painel auxiliar no SAJ Procuradorias?

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    7. Na tela de Finalização de documentos, caso haja a necessidade de assinar o documento marque a opção Assinar eletronicamente (1) e clique em Finalizar (2).

      Saiba mais

    A partir da tela de finalização do documento também é possível vincular anexos ao documento, basta clicar na opção Adicionar, da aba Anexos disponível na tela de finalização. Saiba mais no artigo:
    Como insiro anexos em documentos a partir da tela de finalização de documentos no SAJ Procuradorias?

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    8. A seguir, será exibida uma janela para que você indique o certificado a ser utilizado. Selecione o certificado desejado (1), clique em Selecionar (2). Na sequência digite a senha da assinatura digital.  

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    Após a finalização e assinatura digital do documento, o Editor de textos será fechado automaticamente
    e o usuário voltará a visualizar o fluxo de trabalho. O processo, por sua vez será encaminhado ao fluxo de saída da central de cadastro para juntada dos documentos , impressão e encaminhamento ao órgão de origem.

    Para acompanhar a remessa, consulte o fluxo da central de cadastro ou peça informações diretamente ao setor.

    Saiba mais

    É possível, ainda, realizar uma consulta de cargas para identificar se o processo já foi enviado.

    Veja como realizar essa consulta no artigo:
    Como consulto cargas no SAJ Procuradorias?

     

    Créditos - Equipe SAJ Procuradorias