Atualizado em: 23/12/2020
A tela de cadastro de processos no SAJ Procuradorias permite realizar o registro dos dados básicos de um processo, das partes que o compõem, dos assuntos e outras informações relacionadas. Possibilita, ainda, consultar o andamento processual, automatizando a notificação das pendências para o procurador responsável, oferecendo real controle dos prazos processuais e das ações que necessitam de sua manifestação.
Como a tela é dividida em muitas abas, para melhor disposição das informações, este material foi dividido em quatro partes:
Parte 1: cadastrando dados básicos
Parte 2: cadastrando partes
Parte 3: cadastrando outros assuntos
Parte 4: informando dados complementares (você está neste material)
Na etapa anterior, você viu como como associar outros assuntos ao processo e percebeu que, na tela de movimentações, é apresentado todo o histórico de movimentações do processo. Acompanhe a partir de agora a quarta e última etapa do cadastro de processos administrativos: informando os dados complementares.
1. Na aba de Informações, o sistema apresenta como primeiro campo a Complexidade do processo (1). Este campo já virá automaticamente preenchido pelo sistema e impacta diretamente no peso atribuído ao processo no momento da distribuição para o procurador. Caso julgue necessário, é possível alterá-la.
2. Se o processo tratar de algum assunto de muita relevância, é possível marcar o campo Acompanhamento especial. Nem todos os usuários possuem permissão para marcar este campo, mas caso essa opção seja marcada, o processo virá com um informativo de que possui acompanhamento especial.
3. Em seguida, o sistema permite informar, também, o local físico do arquivamento do processo. Utilize os campos Local físico de arquivamento e Complemento (3) para informar onde o processo se encontra. No campo Local, clique na seta para selecionar uma das opções e, em Complemento, é possível adicionar informações que facilitam a localização exata do processo.
4. Também é possível informar outros números de processo. Quando se tratar do cadastro de um processo muito antigo, por exemplo, utilize esse campo para informar o número utilizado no sistema da época. Clique no ícone Inserir (1), representado por um sinal de mais na lateral direita da tela para adicionar novas informações à tabela (2) e para remover, selecione o item a ser removido e clique no ícone Remover (3) representado por um sinal de menos.
Ao remover, o sistema exibirá uma mensagem solicitando a confirmação da exclusão.
5. Por fim, a aba Informações apresenta o histórico das etapas processuais (1). Mostra os responsáveis pelo cadastro, pela revisão e pela validação, além dos dias e horários em que essas operações foram realizadas.
6. Depois de inseridas todas as informações do cadastro, clique no botão Salvar (2) no canto inferior esquerdo da tela.
Uma vez cadastrado e salvo, o processo fica aguardando a digitalização das peças processuais para, então, prosseguir para a revisão. A vantagem do sistema é que os trâmites interno e externo passam a ser eletrônicos, o que traz ganhos para a organização e para a rotina de trabalho. Aproveite mais essa funcionalidade do SAJ Procuradorias.
Conheça todas as etapas do Cadastro de Processos Administrativos acessando os links:
Cadastro de processos - Parte 1: cadastrando dados básicos
Cadastro de processos - Parte 2: cadastrando partes
Cadastro de processos - Parte 3: cadastrando outros assuntos
Cadastro de processos - Parte 4: informando dados complementares (você está neste material)