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Como responder um pedido Obrigação de Fazer no SAJ Procuradorias?Versão do sistema: 5.2.11-22
Publicado em: 21/01/2021O sistema SAJ Procuradorias dispõe de um fluxo específico para que seja possível realizar uma solicitação de Obrigação de Fazer para algumas Secretarias do Estado ou setores internos da Procuradoria, para o cumprimento de uma determinada ordem judicial.
Neste fluxo, a solicitação de providências e/ou orientações segue via fluxo de documentos, diretamente ao órgão responsável e, volta com as respostas necessárias ao procurador por meio do próprio sistema, sem que haja necessidade de utilização de outros recursos ou ferramentas.
O pedido, por sua vez, pode ser realizado pelo próprio procurador, ou por um assessor a quem o mesmo tenha sido designado. Ele responderá ao pedido do procurador elaborando a solicitação e encaminhando-a ao órgão/setor de destino.
Veja, neste artigo, como você, no papel de assessor, deve proceder para responder a um pedido de obrigação de fazer do procurador com quem atua.
Para começar, é preciso definir o responsável. Veja como.
1. Acesse seu Fluxo de Trabalho por meio do menu Processos, opção Fluxo, ou clicando no atalho disponível em sua área de trabalho.
2. Alguns assessores dispõem de permissões de chefia a fim de que possam visualizar demandas do procurador para auxiliá-lo. Se for esse o seu caso, acesse a fila de pendências aguardando avaliação. Uma vez que você tenha permissões de chefia, nesta fila é possível alocar-se na demanda ou designá-la a outra assessor.
3. Para definir o responsável pelo pedido, selecione o processo (1) na fila Avaliação e, na sequência, clique na atividade Definir Responsável (2).
ObservaçãoPara visualizar o teor da solicitação, pressione a tecla de atalho F12 no seu teclado para abrir a pasta digital do processo selecionado.
4. Na tela Definição de Responsável clique sobre a lupa (1) ao lado do campo Responsável. A janela Consulta de usuários será exibida para que o usuário seja selecionado. Clique sobre o usuário desejado (2), e em seguida clique em Selecionar (3).
5. De volta a tela de Definição de Responsável, você poderá inserir alguma diretriz ou informação sobre o pedido no campo Observação (1). Clique em Confirmar (2) para concluir a definição.
Após clicar em confirmar, a solicitação será movida para a fila Ag. Avaliação do responsável.
DicaAlém de definir o responsável pelo pedido, o usuário com permissões de chefia, poderá também proceder com as seguintes atividades na fila de processos Ag. Avaliação:
- Expedir documento: Caso deseje expedir um documento de resposta a Solicitação, ao invés de designá-lo a outro usuário;
- Inserir observação: Para que o usuário adicione alguma observação ao pedido;
- Pedidos do Assessor: Em ocasiões em que se fizer necessário realizar algum pedido para um outro Setor/Local;
Veja, agora, como elaborar o documento de solicitação da obrigação de fazer e encaminhá-lo ao setor/órgão responsável.
1. Para responder o pedido, em seu Fluxo de Trabalho (de assessor), acesse a fila onde constam suas pendências aguardando avaliação (1) e clique sobre o pedido (2) que deseja responder.
2. Com o processo selecionado, clique na atividade Expedir Documento (3).
DicaOs usuários podem também proceder com as seguintes atividades na fila de processos Ag. Avaliação/Ag. Avaliação do Responsável:
- Inserir observação: Para que o usuário adicione alguma observação ao pedido;
- Pedidos do Assessor: Em ocasiões em que se fizer necessário realizar algum pedido para um outro Setor/Local;
Caso seja necessário inserir documentos referentes aos trâmites do pedido, pressione a tecla F12 do seu teclado para abrir a Pasta Digital e incluir os documentos. Caso não saiba como inserir os documentos na pasta digital do processo veja o artigo “Como incluo um documento na pasta digital de um processo no SAJ Procuradorias?”
3. Neste momento a tela de Emissão de Documentosserá exibida, com a Categoria de documento automaticamente selecionada. Clique na lupa ao lado do campo Modelo (1), para exibir a lista de modelos disponíveis.
4. Na janela Consulta Modelos de Documentos, selecione a opção mais adequada (2), e clique em Selecionar (3).
5. De volta à tela de Emissão de Documentos, com o modelo devidamente selecionado, clique em Editar para prosseguir.
6. Neste momento o sistema exibirá, no editor de textos, o modelo de Solicitação de Obrigação de Fazer selecionado. Complemente-o com os dados necessários e finalize o documento por meio do botão Finaliza o documento atual (sinalizado pelo desenho de uma folha de papel amarela com um F no centro) na barra de ferramentas na lateral esquerda da tela.
7. Na tela de Finalização de Documento, marque ou desmarque as opções conforme sua preferência, e clique em Finalizar para concluir.
Uma vez finalizado o documento, o pedido será movido da fila Ag. Avaliação do Responsável e entrará na fila Finalizados, reativando a pendência para o .
ObservaçãoVale ressaltar que a visualização das filas pode variar de acordo com o perfil configurado e as permissões de cada usuário no sistema.
Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como funciona o subfluxo de ofícios do SAJ Procuradorias: Revisão da minuta do Assessor - Parte 3Versão do sistema: 5.2.0-85
Atualizado em: 18/12/2020O subfluxo de ofícios permite realizar toda a gestão de documentos e das atividades correlacionadas ao cumprimento de um prazo. Isso ocorre de forma paralela às demais atividades executadas no dia a dia de uma procuradoria. Com esta gestão é possível controlarmos o fluxo de produção e expedição de ofícios.
Para melhor disposição das informações, o subfluxo de ofícios será apresentado em quatro partes, conforme divisão a seguir:
Como funciona o subfluxo de ofícios: Fluxo do Procurador - Parte 1
Como funciona o subfluxo de ofícios: Fluxo do Assessor - Parte 2
Como funciona o subfluxo de ofícios: Revisão da minuta do Assessor - Parte 3
Como funciona o subfluxo de ofícios: Envio e retorno de ofício - Parte 4AtençãoAlgumas informações, como o nome dos fluxos e das filas e o código de identificação e descrição das categorias e dos modelos de documentos, podem variar de uma procuradoria para outra.
Conheça a seguir o fluxo de Revisão da minuta do Assessor:
1. Abra o fluxo de trabalho pelo atalho da página inicial do sistema.
2. Quando o assessor envia a minuta de ofícios para revisão do procurador, este documento irá para a fila Revisar Minutas do Assessor(1), no subfluxo de ofícios. O procurador iniciará a revisão nesta fila a partir da atividade Editar Ofício(2).No momento da revisão, o procurador tem duas opções:
- Enviar para a retificação(1): quando o assessor recebe a minuta de ofício para efetuar as correções necessárias;
Saiba maisDurante a revisão e retificação de documentos utilize as observações de documento para otimizar a comunicação entre procuradores e assessores. Para mais detalhes, leia o artigo:
Como insiro observações em um documento no editor de texto do SAJ Procuradorias?
- Finalizar o documento(2): quando o procurador entende por concluída uma peça, ele irá finalizá-la, assiná-la e direcioná-la ao órgão desejado. O processo de finalização de ofícios está explicitado no Fluxo do Procurador.
Optando por enviar a retificação, o assessor receberá a minuta para ajuste na fila Retificar Minuta, no subfluxo de ofícios, nesta fila o assessor poderá efetuar as seguintes operações:
- Editar ofício(1): abrir o editor de textos e efetuar as correções necessárias;
- Enviar para a revisão(2): irá enviar a minuta para nova revisão do procurador.
O documento pode ser excluído através da atividade Excluir documentos.
Pronto. E assim está finalizada a terceira parte deste material.
Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como funciona o subfluxo de ofícios do SAJ Procuradorias: Fluxo do Procurador - Parte 1Versão do sistema: 5.2.0-85
Atualizado em: 18/12/2020O subfluxo de ofícios permite realizar toda a gestão de documentos e das atividades correlacionadas ao cumprimento de um prazo. Isso ocorre de forma paralela às demais atividades executadas no dia a dia de uma procuradoria. Com esta gestão é possível controlarmos o fluxo de produção e expedição de ofícios.
Para melhor disposição das informações, o subfluxo de ofícios será apresentado em quatro partes, conforme divisão a seguir:
Como funciona o subfluxo de ofícios: Fluxo do Procurador - Parte 1
Como funciona o subfluxo de ofícios: Fluxo do Assessor - Parte 2
Como funciona o subfluxo de ofícios: Revisão da minuta do Assessor - Parte 3
Como funciona o subfluxo de ofícios: Envio e retorno de ofício - Parte 4AtençãoAlgumas informações, como o nome dos fluxos e das filas e o código de identificação e descrição das categorias e dos modelos de documentos, podem variar de uma procuradoria para outra.
Conheça a seguir a atuação do Procurador no subfluxo de ofícios no SAJ Procuradorias:
1. Abra o fluxo de trabalho pelo atalho da página inicial do sistema.
2. Toda minuta de ofício inicia-se a partir de uma pendência do subfluxo de pendências. Nas filas manifestações e prazos a confirmar e/ou Prazos Confirmados’, selecione a pendência que necessita de um ofício e clique na atividade Elaborar manifestação.
Saiba maisPara designar um assessor com finalidade de efetuar a elaboração do ofício, leia o artigo:
3. Na janela de Emissão de Documentos, indique a categoria de documentos 55 - Ofícios(1); em seguida, selecione o modelo desejado(2) e clique no botão Editar(3) para que o sistema abra o editor de textos.
Saiba maisPara entender melhor o funcionamento do editor de texto, leia o artigo:
O que é e como funciona o Editor de Textos do SAJ Procuradorias?
4. Quando concluída a produção do ofício, clique no símbolo de disquete para que o sistema salve o documento.
5. Todos os ofícios que estão sendo criados pelo procurador, ou seja, que ainda não foram finalizados, irão permanecer na fila Em elaboração, no subfluxo de ofícios, e podem voltar para edição a qualquer momento, através da atividade Editar.
6. Para assinar e finalizar um ofício, utilize o símbolo de finalização.
7. No momento da finalização, é necessário indicar o local de destino deste ofício. Para isto, no campo Especificação do local(1), utilize a lupa para consultar a lista de órgãos externos. Selecione o órgão(2) para o qual o ofício será enviado e informe o prazo em dias ou em data(3) para aguardar a resposta. Após o preenchimento destes campos, clique em Finalizar(4).
Pronto. E assim está finalizada primeira parte deste material.Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como funciona o subfluxo de ofícios do SAJ Procuradorias: Fluxo do Assessor - Parte 2Versão do sistema: 5.2.0-85
Atualizado em: 18/12/2020O subfluxo de ofícios permite realizar toda a gestão de documentos e das atividades correlacionadas ao cumprimento de um prazo. Isso ocorre de forma paralela às demais atividades executadas no dia a dia de uma procuradoria. Com esta gestão é possível controlarmos o fluxo de produção e expedição de ofícios.
Para melhor disposição das informações, o subfluxo de ofícios será apresentado em quatro partes, conforme divisão a seguir:
Como funciona o subfluxo de ofícios: Fluxo do Procurador - Parte 1
Como funciona o subfluxo de ofícios: Fluxo do Assessor - Parte 2
Como funciona o subfluxo de ofícios: Revisão da minuta do Assessor - Parte 3
Como funciona o subfluxo de ofícios: Envio e retorno de ofício - Parte 4AtençãoAlgumas informações, como o nome dos fluxos e das filas e o código de identificação e descrição das categorias e dos modelos de documentos, podem variar de uma procuradoria para outra.
Conheça a seguir a atuação do Assessor no subfluxo de ofícios no SAJ Procuradorias:
1. Abra o fluxo de trabalho pelo atalho da página inicial do sistema.
2. Na fila Minutar manifestação, no subfluxo de pendências, o assessor visualizará quando o procurador o definiu para atuar em uma demanda. Para a produção de um ofício, clique sobre a pendência e selecione a atividade Elaborar minuta.
3. Na janela Emissão de Documentos, indique a categoria de documentos, Ofícios(1); em seguida, selecione o modelo desejado(2) e clique no botão Editar(3) para que o sistema abra o editor de textos.4. Para salvar o ofício que está em edição, clique no símbolo de disquete.
5. Todos os ofícios que estão em elaboração pelo assessor, ou seja, que ainda não foram enviados para a revisão, irão permanecer na fila Em elaboração, no subfluxo de ofícios, e podem voltar para edição a qualquer momento através da atividade Editar, conforme imagem abaixo:
6. Após salvar a elaboração da peça, o assessor poderá enviá-la para a revisão do procurador através da atividade Enviar a revisão, que fica disponibilizada dentro do editor de textos e na fila Em elaboração no subfluxo de ofícios.
Pronto. E assim está finalizada a segunda parte deste material.
Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como funciona o subfluxo de ofícios do SAJ Procuradorias: Envio e retorno de ofício - Parte 4Versão do sistema: 5.2.0-85
Atualizado em: 18/12/2020O subfluxo de ofícios permite realizar toda a gestão de documentos e das atividades correlacionadas ao cumprimento de um prazo. Isso ocorre de forma paralela às demais atividades executadas no dia a dia de uma procuradoria. Com esta gestão é possível controlarmos o fluxo de produção e expedição de ofícios.
Para melhor disposição das informações, o subfluxo de ofícios será apresentado em quatro partes, conforme divisão a seguir:
Como funciona o subfluxo de ofícios: Fluxo do Procurador - Parte 1
Como funciona o subfluxo de ofícios: Fluxo do Assessor - Parte 2
Como funciona o subfluxo de ofícios: Revisão da minuta do Assessor - Parte 3
Como funciona o subfluxo de ofícios: Envio e retorno de ofício - Parte 4AtençãoAlgumas informações, como o nome dos fluxos e das filas e o código de identificação e descrição das categorias e dos modelos de documentos, podem variar de uma procuradoria para outra.
Conheça a seguir o fluxo de envio e retorno de ofícios:
1. Abra o fluxo de trabalho pelo atalho da página inicial do sistema.
2. Quando o ofício estiver concluído, ele será disponibilizado para expedição na fila Ag. Entrega Ofício, a partir do qual as seguintes atividades poderão ser efetuadas:
- Imprimir documento(1): utilizada para impressão do Ofício ou extração no formato PDF;
- Digitalizar comprovante de entrega(2): utilizada quando o ofício tiver sido entregue no destino, com a inclusão do comprovante de entrega na pasta digital;
- Aguardar resposta(3): utilizada para controlar o retorno do órgão com relação ao pedido feito no ofício. Quando selecionada, o controle será feito pela fila Ag. Resposta Ofício, no subfluxo de ofícios;
- Não aguardar resposta(4): utilizada quando o ofício não exige retorno do órgão.
3. Na fila Ag Resposta Ofício(1), o usuário pode controlar os prazos que foram estipulados aos órgãos a partir da coluna Expiração(2). No momento em que o órgão responder o ofício, o documento de resposta será digitalizado através da atividade Digitalizar Resposta do ofício(3).
4. Ao clicar no botão Digitalizar Resposta do Ofício, o SAJ Procuradorias abrirá a tela Digitalização de Peças Processuais. Clique no botão ‘Nova Peça’ para que a resposta do órgão seja inserida na pasta digital do processo.
5. Localize o tipo de documento digital através da linha de busca, procurando pelo código(1) do tipo de documento digital, ou pela descrição(2), Resposta de Ofício. Selecione o resultado(3) e indique a origem deste documento(4), Scanner ou Arquivo. A opção Scanner ativará o Scanner que está configurado e conectado a sua máquina. A opção Arquivo abrirá uma pasta local em sua máquina para localizar o documento de resposta. Para finalizar, clique em Selecionar(5).
6. Após inserir a resposta de ofício na pasta digital, clique no botão Salvar, localizado no canto inferior esquerdo da tela.
7. Concluída a operação de digitalização, o documento irá para a fila Ag. Resposta de Ofício(1). Clique na atividade Informar ao Procurador(2) para que o documento de resposta seja enviado para a fila Ofícios respondidos.
8. Na fila Ofícios Respondidos(1), no subfluxo de ofícios, o procurador receberá a informação de que seu ofício teve retorno. Para visualizar o documento do órgão, é necessário abrir a pasta digital, para isto utilize a tecla F12 do seu teclado ou clique com o botão direito do mouse e selecione a opção Visualizar pasta Digital(2). Quando a informação não for mais relevante, utilize a atividade Ciência(3) para remover a informação da fila.
9. Todo ofício que não for respondido pelo órgão dentro do prazo estipulado será enviado para a fila Não Respondidos no prazo(1), no subfluxo de ofícios. Neste momento, o procurador poderá Elaborar Novo Ofício(2), reiterando o pedido ao órgão, ou Encerrar a atividade(3), dando como concluída a operação.
E assim finalizamos as principais atividades relacionadas ao subfluxo de ofícios, que permitem ao usuário atuar de forma específica, identificando as fases de atuação do ofício (produção, expedição e controle de resposta). O controle de resposta tem como benefício identificar se o procurador ainda possui tempo hábil para reiteração do pedido ou se sua atuação processual desconsiderará o retorno deste ofício. Vale ainda destacar a expedição de ofício que indica apenas o cumprimento ou a ciência de determinada decisão, pois não necessita da contrapartida do órgão oficiado e não passará pelo controle de resposta, evitando, assim, a poluição de informação ao Procurador.
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Como funciona o fluxo de comunicação interna no SAJ Procuradorias? Parte 1.2: Revisão e envio do documento pelo procuradorVersão do sistema: 5.2.10-37
Publicado em: 21/10/2020Sempre que julgar necessário, o procurador pode, a fim de embasar suas manifestações, solicitar aos setores responsáveis, novos autos, cálculos, perícias, laudos etc. E esse pedido, na Procuradoria Geral do Estado do Mato Grosso, é realizado por meio de um Fluxo específico, chamado Comunicação Interna.
Quando o procurador dispõe de assessores em seu gabinete para auxiliá-lo na elaboração de documentos, o próprio assessor pode solicitar as informações aos setores, cabendo, na sequência, ao procurador, revisar o pedido e realizar o envio aos órgãos de destino.
Saiba maisSaiba como funciona o fluxo de comunicação interna da PGEMT e confira suas demais etapas nos artigos a seguir:
- Como funciona o fluxo de comunicação interna do SAJ Procuradorias na PGEMT?;
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Elaboração e envio da solicitação pelo procurador;
- Elaboração do pedido pelo assessor (caso disponível);
- Revisão do pedido pelo procurador e envio ao órgão de destino (caso disponível) (você está neste material);
- Elaboração e envio da reposta por contadores, engenheiros, peritos, etc.;
- Ciência do procurador.
Veja como você, no papel de procurador, pode revisar o pedido elaborado pelo assessor e encaminhá-lo ao órgão de destino.
1. Em seu Fluxo de Trabalho, acesse a fila Analisar Minutas, no subfluxo de Comunicação Interna onde se encontram os documentos que precisam ser revisados2. Na sequência, localize o documento para a qual deseja revisar, selecione-o (1) e clique em Editar Documento (2), na barra superior de atividades.
ObservaçãoO subfluxo de Comunicação Interna é disponibilizado nos Fluxos de Processos Judiciais e Contencioso. Já a alocação de assessores para auxílio na elaboração dos pedidos é disponibilizada, apenas, no fluxo de Processos Judiciais.
3. Neste momento o documento selecionado será exibido no Editor de Textos do SAJ Procuradorias. Observe se ele está de acordo com suas expectativas e, caso não esteja, feche-o e o encaminhe de volta ao assessor por meio da opção Enviar para Retificação em sua fila de Analisar Minutas.4. Caso esteja de acordo, ou mesmo caso sejam necessários poucos ajustes, realize as alterações necessárias e, ao final delas, clique em Finaliza o documento Atual (botão representado pelo desenho de uma folha amarela, com F no centro), na barra de ferramentas na lateral esquerda da tela.
5. Na tela de Finalização de Documento, clique na lupa (1) ao lado do campo Especificação do local para exibir as opções disponíveis.6. Na tela Consulta de Locais (2), selecione o setor (3) ao qual será direcionada a sua solicitação e clique em Selecionar (4), no canto inferior esquerdo da tela.
7. De volta à tela Finalização de Documento, com o local de destino selecionado, clique em Finalizar, na parte inferior esquerda da tela.
8. Pronto, seu documento foi finalizado e a solicitação encaminhada ao setor indicado no campo Local de destino. Até que o pedido seja avaliado pelos destinatários, uma pendência representando a solicitação será exibida na fila Ag. Avaliação, no subfluxo de Comunicação Interna.
Uma vez atendida a sua solicitação pelo setor responsável, a pendência passa da fila Ag. Avaliação para Pedidos Atendidos.Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como funciona o fluxo de comunicação interna do SAJ Procuradorias na PGEMT? Parte 3: Ciência do procuradorVersão do sistema: 5.2.10-37
Publicado em: 28/09/2020Sempre que julgar necessário, o procurador pode, a fim embasar suas manifestações, solicitar, aos setores responsáveis, novos autos, cálculos, perícias, laudos etc. Na sequência, cabe aos contadores, engenheiros, peritos e demais profissionais necessários atender ao pedido do procurador. Uma vez atendida a solicitação, o procurador deve dar ciência do recebimento da resposta recebida a fim de encerrar a pendência no momento de solicitação.
Todo esse procedimento, na Procuradoria Geral do Estado do Mato Grosso, é realizado por meio de um Fluxo específico no Fluxo de trabalho chamado Comunicação Interna.
Saiba maisSaiba como funciona o fluxo de comunicação interna da PGEMT e confira suas demais etapas nos artigos a seguir:
- Como funciona o fluxo de comunicação interna do SAJ Procuradorias na PGEMT?;
- Elaboração e envio da solicitação pelo procurador;
- Elaboração e envio da reposta por contadores, engenheiros, peritos, etc.;
- Ciência do procurador (você está neste material).
Veja como você, no papel de procurador, deve proceder para dar ciência do recebimento da resposta à sua solicitação e, assim, encerrar a demanda.
1. Em seu Fluxo de Trabalho, localize o subfluxo de Comunicação Interna (1) e acesse a fila Pedidos Atendidos (2).2. Localize a pendência desejada, clique sobre ela (3) e, na sequência, aperte a tecla F12 de seu teclado para abrir a pasta digital do processo.
3. Confira, na pasta digital, o conteúdo da resposta encaminhada pelo setor a quem a solicitação foi enviada e tome-a como base para elaborar sua manifestação.
4. Finalizada sua análise, feche a pasta digital e retorne ao Fluxo de Trabalho.5. Ainda na fila Pedidos Atendidos, mantenha a pendência do pedido selecionada (1) e clique em Ciência (2), na barra superior de atividades.
Pronto, uma vez dada a ciência de recebimento da resposta, a solicitação é encerrada e deixa de aparecer em seu fluxo de comunicação interna, mantendo-se apenas nas filas onde constam pendências de manifestação.Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como funciona o fluxo de comunicação interna do SAJ Procuradorias na PGEMT? Parte 2: Elaboração e envio da resposta por contadores, engenheiros, peritos, etc.Versão do sistema: 5.2.10-37
Publicado em: 28/09/2020Sempre que julgar necessário, o procurador pode, a fim embasar suas manifestações, solicitar, aos setores responsáveis, novos autos, cálculos, perícias, laudos etc. Na sequência, cabe aos contadores, engenheiros, peritos e demais profissionais necessários atender ao pedido do procurador. Esse procedimento de solicitação e resposta, na Procuradoria Geral do Estado do Mato Grosso, é realizado por meio de um Fluxo específico do Fluxo de trabalho chamado Comunicação Interna.
Saiba maisSaiba como funciona o fluxo de comunicação interna da PGEMT e confira suas demais etapas nos artigos a seguir:
- Como funciona o fluxo de comunicação interna do SAJ Procuradorias na PGEMT?;
- Elaboração e envio da solicitação pelo procurador;
- Elaboração e envio da reposta por contadores, engenheiros, peritos, etc. (você está neste material);
- Ciência do procurador.
Veja como você, no papel de contador, engenheiro, perito etc. pode identificar as solicitações e elaborar as respostas necessárias para que o procurador construa sua manifestação.
1. Em seu Fluxo de Trabalho, localize o subfluxo de Comunicação Interna e acesse a fila Avaliar.
2. Localize a solicitação a ser atendida, clique sobre ela e, na sequência, clique na atividade Elaborar Resposta, na barra superior de atividades.
3. Neste momento a tela de Emissão de Documentos será exibida. Clique na lupa ao lado do campo Categoria para exibir a lista de opções disponíveis.4. Na janela Consulta de Categorias, clique sobre a opção mais adequada à sua solicitação e clique em Selecionar, no canto inferior esquerdo da tela.
5. Uma vez selecionada a categoria, clique na lupa ao lado do campo Modelo para exibir a lista de opções disponíveis.6. Na janela Consulta de Modelos de Documentos, clique sobre a opção mais adequada à sua solicitação e clique em Selecionar, no canto inferior esquerdo da tela.
7. De volta à tela de Emissão de Documentos, com categoria e modelo selecionados, clique em Editar, na parte inferior da tela.
8. Neste momento o modelo selecionado será exibido no Editor de Textos do SAJ Procuradorias. Realize as alterações necessárias e, ao final delas, clique em Finaliza o documento Atual (botão representado pelo desenho de uma folha amarela, com F no centro), na barra de ferramentas na lateral esquerda da tela.
9. De volta à tela Finalização de Documento, clique em Finalizar, na parte inferior esquerda da tela.
Pronto, seu documento foi finalizado e, assim, a resposta é encaminhada ao procurador solicitante. Uma vez atendida a solicitação, a pendência deixa de ser exibida na fila Avaliar, voltando ao seu fluxo, apenas após a ciência do procurador, na fila de Pedidos Atendidos.Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como funciona o fluxo de comunicação interna do SAJ Procuradorias na PGEMT? Parte 1: Elaboração e envio da solicitação pelo procurador.Versão do sistema: 5.2.10-37
Publicado em: 28/09/2020Sempre que julgar necessário, o procurador pode, a fim embasar suas manifestações, solicitar, aos setores responsáveis, novos autos, cálculos, perícias, laudos etc. E esse pedido, na Procuradoria Geral do Estado do Mato Grosso, é realizado por meio de um Fluxo específico, chamado Comunicação Interna.
Saiba maisSaiba como funciona o fluxo de comunicação interna da PGEMT e confira suas demais etapas nos artigos a seguir:
- Como funciona o fluxo de comunicação interna do SAJ Procuradorias na PGEMT?;
- Elaboração e envio da solicitação pelo procurador (você está neste material);
- Elaboração e envio da reposta por contadores, engenheiros, peritos, etc.;
- Ciência do procurador.
Veja como você, no papel de procurador, pode solicitar as informações necessárias para elaborar sua manifestação.1. Em seu Fluxo de Trabalho, acesse a fila onde se encontram suas pendências de atuação.
2. Na sequência, localize a pendência para a qual deseja elaborar a solicitação e clique em Comunicação interna, na barra superior de atividades.
Dica- Caso a fila em questão disponha de muitas atividades, utilize o botão representado pelo desenho de 3 pontos no canto direito da tela para exibir as atividades que ficam ocultas devido à falta de espaço em tela.
- Lembre-se de que o subfluxo de comunicação interna encontra-se disponível apenas para os fluxos de processos judiciais e contencioso
3. Neste momento a tela de Emissão de Documentos será exibida. Clique na lupa (1) ao lado do campo Categoria para exibir a lista de opções disponíveis.4. Na janela Consulta de Categorias (2), clique sobre a opção mais adequada (3) à sua solicitação e clique em Selecionar (4), no canto inferior esquerdo da tela.
5. Uma vez selecionada a categoria, clique na lupa (1) ao lado do campo Modelo para exibir a lista de opções disponíveis.6. Na janela Consulta de Modelos de Documentos (2), clique sobre a opção mais adequada (3) à sua solicitação e clique em Selecionar (4), no canto inferior esquerdo da tela.
7. De volta à tela de Emissão de Documentos, com categoria e modelo selecionados, clique em Editar, na parte inferior da tela.
8. Neste momento o modelo selecionado será exibido no Editor de Textos do SAJ Procuradorias. Realize as alterações necessárias e, ao final delas, clique em Finaliza o documento Atual (botão representado pelo desenho de uma folha amarela, com F no centro), na barra de ferramentas na lateral esquerda da tela.
9. Na tela de Finalização de Documento, clique na lupa ao lado do campo Especificação do local para exibir as opções disponíveis.10. Na tela Consulta de Locais, selecione o setor ao qual será direcionada a sua solicitação e clique em Selecionar, no canto inferior esquerdo da tela.
11. De volta à tela Finalização de Documento, com o local de destino selecionado, clique em Finalizar, na parte inferior esquerda da tela.
12. Pronto, seu documento foi finalizado e a solicitação encaminhada ao setor indicado no campo Local de destino. Até que o pedido seja avaliado pelos destinatários, uma pendência representando a solicitação será exibida na fila Ag. Avaliação, no subfluxo de Comunicação Interna.
Uma vez atendida a sua solicitação pelo setor responsável, a pendência passa da fila Ag. Avaliação para Pedidos Atendidos.Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como funciona o fluxo de comunicação interna do SAJ Procuradorias na PGEMT? Parte 1.1: Elaboração do documento pelo assessorVersão do sistema: 5.2.10-37
Publicado em: 21/10/2020Sempre que julgar necessário, o procurador pode, a fim embasar suas manifestações, solicitar, aos setores responsáveis, novos autos, cálculos, perícias, laudos etc. E esse pedido, na Procuradoria Geral do Estado do Mato Grosso, é realizado por meio de um Fluxo específico, chamado Comunicação Interna.
Quando o procurador dispõe de assessores em seu gabinete para auxiliá-lo na elaboração de documentos, o próprio assessor pode solicitar as informações aos setores.
Saiba maisSaiba como funciona o fluxo de comunicação interna da PGEMT e confira suas demais etapas nos artigos a seguir:
- Como funciona o fluxo de comunicação interna do SAJ Procuradorias na PGEMT?;
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Elaboração e envio da solicitação pelo procurador;
- Elaboração do pedido pelo assessor (caso disponível) (você está neste material);
- Revisão do pedido pelo procurador e envio ao órgão de destino (caso disponível);
- Elaboração e envio da reposta por contadores, engenheiros, peritos, etc.;
- Ciência do procurador.
Veja como você, no papel de assessor, pode solicitar as informações necessárias para posterior elaboração da manifestação.
1. Em seu Fluxo de Trabalho, acesse a fila onde se encontram suas pendências de atuação.
2. Na sequência, localize a pendência para a qual deseja elaborar a solicitação e clique em Comunicação interna, na barra superior de atividades.
3. Neste momento a tela de Emissão de Documentos será exibida. Clique na lupa(1) ao lado do campo Categoria para exibir a lista de opções disponíveis.4. Na janela Consulta de Categorias (2), clique sobre a opção mais adequada (3) à sua solicitação e clique em Selecionar (4), no canto inferior esquerdo da tela.
5. Uma vez selecionada a categoria, clique na lupa (1) ao lado do campo Modelo para exibir a lista de opções disponíveis.6. Na janela Consulta de Modelos de Documentos (2), clique sobre a opção mais adequada (3) à sua solicitação e clique em Selecionar (4), no canto inferior esquerdo da tela.
7. De volta à tela de Emissão de Documentos, com categoria e modelo selecionados, clique em Editar, na parte inferior da tela.
8. Neste momento o modelo selecionado será exibido no Editor de Textos do SAJ Procuradorias. Realize as alterações necessárias e, ao final delas, clique em no botão Salvar.
9. Ao clicar no botão Salvar, ficará disponível na tela do editor de textos a atividade Enviar para Revisão. Clique nela para enviar o documento de solicitação para a revisão do procurador.
Uma vez enviado o pedido, cabe ao procurador fazer a revisão e encaminhar o pedido caso esteja de acordo com o conteúdo.Caso haja necessidade de ajustes pequenos, o próprio procurador poderá realizá-los e encaminhar a solicitação ao órgão de destino.
Porém, caso o documento careça de ajustes mais significativos, ou mesmo reestruturação, ele encaminhará de volta ao assessor para retificação. Nesses casos, os documentos ficarão disponíveis na fila Retificar Minutas.
Créditos - Equipe SAJ Procuradorias -
Como funciona o fluxo de comunicação interna do SAJ Procuradorias na PGEMT?Versão do sistema: 5.3.2-7
Publicado em: 28/09/2020Algumas procuradorias, como a PGEMT, dispõem, em seu fluxo de trabalho, de um fluxo específico para comunicação interna. Esse fluxo pode contar com 3 a 4 filas e, normalmente, é utilizado por procuradores, assessores, contadores, engenheiros e outros servidores para solicitar e/ou disponibilizar, por meio de documentos internos, novos autos, ajustes, cálculos, perícias etc.
Via de regra, esse fluxo funciona da seguinte forma:
- Elaboração e envio do documento de solicitação*;
- Resposta por parte do destinatário;
- Ciência da resposta por parte do emissor do pedido.
Observação- O pedido pode ser elaborado pelo próprio procurador ou por assessores/equipe de apoio caso disponha deles em seu gabinete. Porém, caso o documento de solicitação seja elaborado pelo assessor/equipe de apoio, o mesmo deve ser revisado e encaminhado ao setor de destino pelo procurador responsável.
- As filas de trabalho variam de um usuário para o outro, dependendo das permissões para cada atividade.
Confira, por meio dos links a seguir, como se dá cada uma dessas etapas, onde se envolvem diferentes agentes.-
Procurador – elaboração e envio da solicitação;
> Assessor – elaboração da solicitação;
> Procurador – revisão e envio da solicitação; - Contadores, Engenheiros, Peritos etc. – elaboração e envio da resposta.;
- Procurador – ciência.
Ao longo da comunicação, os documentos elaborados vão sendo inseridos na pasta digital do processo. Uma vez que o procurador solicitante dê ciência da resposta, a demanda de comunicação interna é encerrada e ele pode prosseguir com a manifestação necessária para atender à pendência.
ObservaçãoO subfluxo de Comunicação Interna é disponibilizado nos Fluxos de Processos Judiciais e Contencioso. Já a alocação de assessores para auxílio na elaboração dos pedidos é disponibilizada, apenas, no fluxo de Processos Judiciais.
Créditos - Equipe SAJ Procuradorias